Não sinto prazer na penetração, é normal? Entenda!

Banana e laranja representando falta de prazer na penetração

Muitas pessoas com vulva já passaram pensaram: não sinto prazer na penetração, e agora? Apesar de a ideia de sexo ser tradicionalmente relacionada à penetração vaginal logo de cara, isso não significa que ela realmente é sempre prazerosa.

Porém, quando a gente não curte essa prática tida como “normal” ou “comum”, é natural se sentir desconfortável consigo mesma e ficar pensando se há algo de errado com a gente, com a relação ou qualquer outra coisa. Pra te ajudar, eu preparei este conteúdo completo sobre o assunto pra você entender as possíveis causa, soluções e alternativas pra essa situação que te incomoda . Vamos lá?

É normal não sentir prazer na penetração?

Sim, é natural não sentir prazer só com a penetração. Diferente do que muitas pessoas pensam, o canal vaginal não é super sensível como o pênis e o clitóris. Assim, quando rola a penetração, deixando de lado outros estímulos, é super possível que a pessoa penetrada não sinta prazer. Isso acontece porque a vagina tem menos concentrações nervosas, assim, apesar de ter certa sensibilidade, não é, necessariamente, uma super fonte de prazer.

O problema mesmo é quando a gente se culpa ou tem vergonha por não sentir prazer com a penetração vaginal, que dizem por aí ser tão gostosa e que é a expectativa do parceiro na maioria das relações heteronormativas. Nessas situações, é comum que a pessoa com vulva passe pela penetração mesmo sem sentir prazer só pra agradar o outro ou porque essa é a ideia que ela tem do que é sexo. Esses são sentimentos comuns também, mas, na real, não agregam no bem estar nem no prazer sexual de quem os têm.

Possíveis causas da falta de prazer na penetração

Os motivos que levam uma pessoa a não sentir prazer durante a penetração vaginal são variados e podem ter tanto origens fisiológicas quanto emocionais e psicológicas, além de poderem ser impactados pela relação com a parceria e pela prática sexual em si. Um ponto de destaque é que, aqui, estou falando da ausência de prazer e não da presença de dor na penetração. Se você está passando pela segunda condição, sugiro ler nosso conteúdo sobre dor no sexo vaginal e, se necessário, procurar uma ginecologista.

Dito isso, vamos entender as principais causas da ausência de prazer na penetração:

1. Falta de estímulos combinados

Como comentei, a vagina não é um órgão que conta com terminações nervosas suficientes pra proporcionar prazer sozinha. Quando os estímulos ficam centralizados apenas na penetração vaginal, é muito mais limitado que a pessoa penetrada sinta prazer de fato.

2. Poucas preliminares

Assim como a falta de estímulos durante a penetração, quando eles não acontecem antes desse momento, nas preliminares, também fica muito difícil sentir prazer na penetração. Mesmo que a vagina fique lubrificada e você não sinta dor durante o processo, sem a excitação prévia e os estímulos que te dão prazer, a penetração não vai ser gostosa como poderia ser.

3. Movimentos pouco prazerosos

Nao sinto prazer em penetracao1 não sinto prazer na penetração, é normal? Entenda!

E não para por aí. Muitas pessoas acham que a penetração boa é aquele rápida e forte como acontece nos filmes de pornô. Pode até ser que algumas pessoas gostem assim, mas essa não é a regra já que essa é uma coisa sem regras. Se você e sua parceria tentam sempre os mesmos movimentos e ritmo, como um vai e vem rápido, e não curtem o momento, pode ser que essa movimentação não esteja funcionando.

4. Ausência de desejo pela parceria

Quando não sentimos desejo pela nossa parceria, também podemos não ter prazer na penetração e em outras práticas. Pra que isso seja relevado, seria necessário desconsiderar a pessoa e focar nos estímulos que ela oferece, o que é bastante difícil, né? Por isso, se você acha que está passando por isso, é muito importante olhar pra si e ser honesto consigo mesmo, assim como com a sua parceria.

Se perceber que vocês estão apenas passando por uma fase, vale a pena pensar em formas de apimentar a relação pra reacender a chama e o desejo entre vocês.

5. Trauma passado

Também é muito comum que as pessoas que pensam “não sinto prazer na penetração” tenham passado por algum trauma no passado relacionado à prática sexual. Pode ser que um relacionamento antigo tenha tido momentos tóxicos e, quando a pessoa tenta transar com outra parceria, lembre dessa relação passada, o que torno o momento sem graça e, por vezes, desconfortável.

Além disso, há pessoas que passam por situações de abuso sexual e a penetração pode ser como reviver a situação de agressão. Nesses casos, além da falta de prazer, o ato pode provocar dor, ansiedade e outras reações psicoemocionais. Por isso é tão importante que vítimas de abuso contem com tratamento psicológico e uma rede de apoio pra conseguirem seguir em frente, seja retomando ou não a vida sexual.

Como sentir prazer com a penetração?

Nao sinto prazer em penetracao2 não sinto prazer na penetração, é normal? Entenda!

Essa é uma dúvida comum de quem se incomoda com a falta de prazer na penetração, seja por sentir algum tipo de pressão social ou porque curte a prática, mas não está tendo prazer. Eu preparei as seguintes dicas pra ajudar essas pessoas em busca do prazer, olha só:

  • Conheça suas zonas erógenas

O primeiro passo pra sentir prazer durante a penetração vaginal é conhecer as demais zonas erógenas do seu corpo. Passeie por ele com as próprias mãos, usando toys ou peça pra sua parceria fazer isso. A ideia é explorar diferentes sensações na pele pra entender em quais partes do seu corpo você sente excitação.

Mas não pare no tato, os outros sentidos também podem oferecer estímulos erógenos surpreendentes. Tem quem fica excitado com cheiros, sabores e até com sons. Pode ser que você curta um sexo com xingamento pra deixar as coisas um pouquinho mais quentes ao pé do ouvido.

  • Faça terapia sexual

A terapia sexual pode ser a chave pra você entender o que está bloqueando o seu prazer durante a penetração. Nesse processo, é possível entender melhor sua sexualidade, seu corpo e até as emoções envolvidas nessa questão. Se quiser saber mais sobre esse assunto, você pode conferir nosso conteúdo sobre terapia sexual e entender como aproveitá-la a sós ou com a sua parceria.

  • Explore sex toys de penetração

Usar os vibradores de penetração pode ser uma ótima pedida pra descobrir como você gosta dos movimentos, intensidades e velocidades antes de partir pra penetração peniana. Além disso, há modelos que podem acabar dando mais liberdade de movimentos e oferecer estímulos diferentes, como os vibradores ponto G, que alcançam essa zona do prazer conhecida por estar dentro da vagina.

  • Combine outros estímulos

Essa dica já está mais clara porque eu comentei anteriormente. A proposta é que você busque outros estímulos enquanto rola a penetração, o que fica muito mais fácil se você já sabe suas zonas erógenas e como gosta de se tocar ou ser tocada. Por exemplo, um coringa é o estímulo clitoriano combinado com a penetração vaginal, você pode tanto se masturbar quanto pedir pra que a sua parceria faça isso, o que vai depender da posição sexual em que vocês estão.

Alternativas prazerosas à penetração

Nao sinto prazer em penetracao3 não sinto prazer na penetração, é normal? Entenda!

Uma coisa que precisa ficar clara e eu acho importante ressaltar é que, se você não sente prazer nem gosta da penetração vaginal, você não precisa ficar se esforçando pra praticá-la.

O sexo prazeroso tem a ver com fazer aquilo que a gente tem vontade e não coisas que a gente não gosta. E não pense que só porque você não faz a penetração que você vai ficar sem ter prazer e bons orgasmos. Existem várias outras alternativas de estímulos pra curtir muito:

  • Aproveite o poder do clitóris

O clitóris é a verdade ferramenta do prazer – biologicamente mesmo. O órgão tem essa única função que é super especial, então, por que não aproveitá-la? Existem várias formas de estimular o clitóris pra ter prazer sem precisar da penetração. Você pode mandar a ver com a mão, usando um vibrador bullet ou até móveis em casa, como o braço do sofá. As possibilidades são infinitas e, estimulando ele, é muito possível atingir orgasmos incríveis.

Se você não sabe por onde começar, eu tenho com conteúdo completo sobre como estimular o clitóris, vale a pena conferir e até mandar pra sua parceria pegar umas dicas também.

  • Experimente massagens eróticas

As massagens eróticas misturam técnicas que estimulam o corpo como um todo, além de aproveitar o que a mente pode fazer pra ajudar a relaxar e gozar. Ela pode ou não envolver uma massagem íntima, seja como for, vai te proporcionar momentos super prazerosos. Nesse caso, você vai precisar de outra pessoa pra aproveitar, então, pode ser uma forma de inovar no quarto junto com a sua parceria.

  • O sexo oral é uma ótima escolha

Um bom sexo oral pode substituir MUITO bem a penetração. No oral, dá pra curtir bons estímulos clitorianos e, se você aceitar e curtir, dá pra combinar o oral com a dedada, que é a penetração só com os dedos. Caso esteja aberta a isso, você pode conferir meu conteúdo sobre como dedar pra compartilhar com a sua parceria e descobrirem, juntos, qual a melhor técnica pra te dar prazer.

  • Brinque com o edging

O edging é uma prática em que você chega perto do orgasmo e interrompe os estímulos, dessa forma, é possível prolongar o prazer e intensificar a sensação dos orgasmos. Mas como fazer isso sem usar a penetração? Simples, explorando as outras dicas que apresentei e combinando com a técnica.

Você também pode contar com sex toys que facilitam a prática do edging, como o Sussu. Esse é o sugador da linha Dona Coelha. Além do sugador, que pode te levar ao orgasmo em poucos minutos, ele conta com um vibrador tapping, uma tecnologia que dá batidinhas no clitóris, suavizando o estímulo  – é só usar primeiro o sugador, depois o tapping pra explorar o edging com facilidade!

E aí, curtiu as dicas? Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário! Até a próxima!

3 comentários sobre “Não sinto prazer na penetração, é normal? Entenda!

    • Dona Coelha disse:

      Oi Clebiana!
      É normal que algumas pessoas não sintam prazer ou tenham dificuldade para alcançar o orgasmo através da penetração. Cada corpo é único e tem suas próprias formas de sentir prazer. Explorar outras formas de estímulo, como a estimulação clitoriana, pode ser uma alternativa. Vale também conversar com um profissional de saúde sexual, como um sexólogo, para entender melhor seu corpo e descobrir novos caminhos para o prazer.
      Lembre-se, o autoconhecimento é chave para uma sexualidade mais plena e satisfatória.

  1. Amigo disse:

    Tem situações na prática sexual que é mais fisiológica do que prazer! Além de convenção “climax”! Geralmente, o prazer é “promovido” pelo tato e pela lingua, não por acaso, as pessoas relaxam com o trocadilho “estás comido”, bem diferente da expressão “pa* no c*” (xingamento)! O “ideal” presumo se ater as preliminares e a penetracao como “grand finale”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.