É normal gozar durante o sono? Saiba tudo sobre a polução noturna

Polucao noturna capa é normal gozar durante o sono? Saiba tudo sobre a polução noturna

Você já gozou enquanto dormia? Também conhecida como “sonhos molhados”, a polução noturna é a liberação involuntária de secreções ou até mesmo esperma durante o sono. Elas podem ou não vir acompanhadas por sonhos eróticos e acontece tanto com homens, quanto com mulheres.

Apesar de ser mais comum em adolescentes ou pessoas com vida sexual pouco ativa, ela pode ocorrer com todo mundo e em qualquer faixa etária. Então, não tem motivo pra sentir vergonha de nada!

No post de hoje, eu e a equipe da Dona Coelha vamos te explicar direitinho o porquê disso acontecer, quais são os sinais da polução e quando ela se torna motivo de preocupação. Vem comigo entender a situação!

505 polucao noturna sintomas é normal gozar durante o sono? Saiba tudo sobre a polução noturna

Entenda os sintomas dos sonhos molhados

Os sintomas da polução noturna podem ser mais visíveis em pessoas com pênis, já que pode haver a liberação de sêmen, indicando que você “gozou enquanto dormia”. Mas como existem outros indicativos, eu fiz uma lista com os principais sinais de que a situação pode ter acontecido com você, vem cá ver:

  • Ejaculação involuntária durante o sono;
  • Eliminação de fluidos vaginais;
  • Excitação ou orgasmo enquanto dormia;
  • Sensação da contração da ejaculação e da umidade do esperma;
  • Roupa íntima ou lençóis molhados.

Os sonhos com sexo não são obrigatórios pra polução ocorrer, apesar de ser um sinal bem comum. No tópico seguinte, eu te explico quais são as razões pra ela acontecer.

Afinal, o que causa a polução noturna?

Conforme o Centro Brasileiro de Urologia¹, a polução noturna pode acontecer quando a gente tá na fase REM do sono, a última e mais profunda de todas. Nela, a atividade do sistema nervoso está mais intensa e os sonhos acontecem. Os batimentos cardíacos aceleram e os músculos se contraem.

Polucao noturna causas é normal gozar durante o sono? Saiba tudo sobre a polução noturna

Esse período movimentado da atividade cerebral, que dura cerca de 20 minutinhos, pode resultar também em excitação, ereção e ejaculação. A situação também pode ser afetada em jovens que possuem níveis altos de testosterona, que provocam o aumento da libido, por isso ela é bastante comum durante a puberdade.

Outra questão levantada por especialistas sobre as causas do orgasmo noturno está relacionada à frequência de atividade sexual. Quem está em abstinência sexual prolongada, é conservador ou por algum motivo abdicou do sexo, ou da masturbação, pode “liberar” esses desejos ocultos por meio do inconsciente e da ejaculação involuntária.

Alguns fatores que podem influenciar são:

  • Fadiga e cansaço excessivo;
  • Falta de atividades físicas;
  • Distúrbios hormonais;
  • Aperto do prepúcio durante o sono.

A polução noturna feminina acontece pelos mesmos motivos e se apresenta com lubrificação vaginal excessiva, sendo percebida pela calcinha e roupas de cama molhadas. Ela pode ser acompanhada por orgasmos ou não.

A polução noturna é sinal de que tem algo errado?

Não, a ejaculação noturna não indica problema fisiológico ou disfunção sexual alguma. A sua experiência com o prazer também não será afetada, seja em relações sexuais ou masturbação, caso isso aconteça com você.

Ela é uma situação involuntária e comum, podendo acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade, sexualidade, frequência de sexo, relacionamento e devido a inúmeros outros motivos. Por isso, não sinta vergonha caso isso acabe acontecendo.

Se ocorrer com a sua parceria, não abra margem pra julgamentos. É algo natural que está fora do nosso controle. Uma conversa opressiva vai só reprimir desejos que poderiam ser compartilhados entre vocês.

Existe tratamento pra quem tem orgasmo dormindo?

Como a polução noturna não se trata de uma disfunção, não tem como ser tratada. O que pode amenizar os sonhos eróticos ou a frequência com a qual ela acontece é o aumento de sexo na sua rotina, que libera a tensão sexual armazenada.

Caso esses acontecimentos estejam afetando a sua qualidade de vida de alguma maneira, vale a pena consultar um urologista ou ginecologista pra entender as causas e buscar a melhor forma de lidar com isso.

3 dúvidas que os jovens têm sobre a ejaculação noturna

O Medical News Today² fez um levantamento com dúvidas populares que os jovens têm sobre a polução noturna. Eu e a Dona Coelha trouxemos 3 delas pra discutirmos juntos, vem cá conferir:

1. A polução noturna só acontece com homens?

Não, mulheres também podem ter ejaculação noturna, levando ao aumento de fluidos vaginais, acompanhados ou não de orgasmo.

2. Dormir de bruços aumenta as chances de ejaculação durante o sono?

Alguns estudos indicam que dormir de barriga pra baixo pode, sim, induzir o estímulo ao prepúcio. Mas as evidências ainda são limitadas pra que essa afirmação seja tratada como verdadeira.

3. A masturbação pode controlar os sonhos molhados?

Apesar da masturbação poder diminuir a frequência com a qual a polução noturna ocorre, isso não é garantia de que a pessoa nunca mais terá sonhos eróticos. A prática vai te ajudar a liberar a tensão sexual acumulada, mas cada pessoa tem uma experiência única com o tesão.

Além de dar vazão aos seus desejos sexuais, a masturbação tem inúmeros benefícios, incluindo uma melhora no sono e no humor. Se você tem episódios frequentes de polução noturna, essa pode ser uma forma de lidar com as surpresas durante o sono, mas não significa que é a solução.

É fundamental consultar um médico urologista ou ginecologista pra investigar as razões da ejaculação noturna e, se necessário, realizar exames pra um melhor tratamento.

Continue navegando pelo blog da Dona Coelha e descubra outros conteúdos relacionados à saúde sexual sem tabus! Aqui, a gente explora juntos todo o universo da sexualidade e brinquedos eróticos.


REFERÊNCIAS:

[1] CENTRO BRASILEIRO DE UROLOGIA (São Paulo). Polução Noturna. Disponível em: https://centrobrasileirodeurologia.com.br/urologia/polucao-noturna/. Acesso em: 06 fev. 2024.

[2] JENNA FLETCHER. Medical News Today. Everything you need to know about wet dreams. 2020. Revisão clínica por: Janet Brito, Ph.D., LCSW, CST. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/321351. Acesso em: 06 fev. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.