Benefícios da Masturbação: Entenda com a Dona Coelha!

Beneficios da masturbacao dona coelha benefícios da masturbação: entenda com a dona coelha!

Benefícios da Masturbação: conheça as vantagens para saúde

A masturbação promove inúmeros benefícios à saúde. Contudo, como é um assunto ainda delicado e cheio de tabus sociais, a discussão fica muito restrita a alguns grupos, principalmente quando pensamos nesse universo relacionado a masturbação feminina.

Longe de todo e qualquer preconceito, a masturbação envolve benefícios que vão muito além do prazer, mas também garante melhora nas áreas físicas, psicológicas e emocionais. É por aí que eu, Renan, um dos autores aqui no blog da Dona Coelha, quero te convidar a entender a boa e velha punheta!

Vamos lá?

Afinal, se masturbar faz bem ou é apenas um mito?

Sim, os benefícios da masturbação não são mitos. Especialistas conferem incontáveis fatores positivos durante e após o estímulo sexual, principalmente no que diz respeito ao autoconhecimento.

O ato deve ser encarado com naturalidade, como um processo proveniente da biologia e essência humana. Aliás, ninguém te conhece tão bem quanto você mesmo, concorda? E não há nada de errado em procurar estabelecer uma relação de descoberta nas áreas de prazer!

Na verdade, é por meio do toque e do cuidado com nós mesmo que conseguimos levar todo o aprendizado para a parceria. Nas relações, por exemplo, a masturbação pode apimentar a relação e ainda criar vínculos afetivos mais duradouros entre você e sua companhia.

Veja alguns dos benefícios:

1 – A masturbação fortalece o sistema imunológico

De acordo com um estudo realizado pela Sexual and Relationship Therapy, um jornal acadêmico, a imunidade é um dos setores mais beneficiados pela masturbação. Isso porque o sistema imunológico é “presenteado” pela liberação de cortisol endógeno e endorfina após a ejaculação, o que ajuda no combate de certas doenças.

E não é só isso! Esse estímulo sexual pode melhorar infecções bacterianas nos dutos ejaculatórios, uma vez que o sêmen é transportado para fora de maneira a “limpar” os canais voltados ao orgasmo masculino.

Masturbacao hormonios da felicidade dona coelha benefícios da masturbação: entenda com a dona coelha!

2 – Melhora a qualidade do sono

É isso mesmo, a qualidade do sono de quem faz da masturbação uma prática rotineira é, em sua maioria, superior àqueles que não se arriscam em voos solo. Isso ocorre pois, há diversos hormônio liberados durante e depois da prática, classificados como relaxantes químicos.

E cá entre nós: você já deve ter experimentado a sensação de sonolência após um – ou vários – orgasmos, não é mesmo?

E você pode estar até se perguntando agora “mas o que tem a ver imunidade com sono, Renan?” Tudo! Uma noite de sono de qualidade auxilia a turbinar o nosso sistema imunológico, que vai ficar muito mais forte depois de horas bem dormidas.

3 – Promove sensação de bem-estar

Você sabia que aquela sensação de bem-estar típica depois do orgasmos permanece durante algum tempo? A “culpa” é toda dos hormônios da felicidade – endorfina, dopamina e ocitocina – que atuam regulando nosso nível de humor e felicidade.

O primeiro tem a capacidade de ser um analgésico natural para o corpo, inibindo possíveis dores musculares. Já o segundo é responsável pelo aumento de prazer e motivação. Ah, e o tecei-o diz respeito ao relaxamento corporal. O combo perfeito, não é mesmo?

4 – Melhora o humor

A masturbação possibilita o aumento do fluxo sanguíneo em diversas áreas cerebrais, permitindo que o cérebro fique super oxigenado depois do orgasmo. Esse fato promove sensações saudáveis, principalmente ligadas a melhora do humor. Sem contar que estar de bem com o próprio corpo, a partir da autopercepção e conhecimento, eleva a autoestima.

5 – Ajuda na função cognitiva

A masturbação ainda é vista por muitos como uma atividade típica de jovens e adolescentes. Parte desse estigma está atrelado a sociedade enxergá-la como algo imaturo e irresponsável. Entretanto, uma pesquisa de 2016 pautou que idosos sexualmente ativos, tanto em relações sexuais conjuntas quanto em práticas a sós, disponham de boas funções cognitivas e concentração.

Isso acontece porque, segundo estudos da Universidade de Oxford, o sexo e masturbação estão associados a uma significativa melhora na performance intelectiva a partir da renovação de células cerebrais, visto a redução da inflamação corpórea. Tudo isso nos mostra que prazer não tem idade!

Xô, preconceito!

6 – Melhora na percepção do prazer

O prazer sexual a solo promove uma melhor percepção dos estímulos que excitam ou não o seu desejo na cama. É muito mais fácil analisar o que você gosta de fazer na hora H por meio de experiências de autoconhecimento. Você estará colocando o foco em si para, então, se descobrir na companhia de alguém.

Antes de saber proporcionar o prazer para o outro, é necessário ter uma percepção do que aguça as nossas próprias sensações. É uma ótima forma de estabelecer limites e até mesmo manter um diálogo em seu relacionamento sobre questões que estimulam a libido na hora do sexo.

Masturbacao e prazer sexual dona coelha benefícios da masturbação: entenda com a dona coelha!

7 – Auxilia no controle da ejaculação

ejaculação precoce pode prejudicar a qualidade sexual do homem, já que a transa costuma durar pouco tempo. Mas sabia que a masturbação é uma das soluções para que o clímax não ocorra antes do que o previsto? Sim, ela auxilia na concentração do momento, fazendo com que o estresse e a ansiedade – principais causas desse distúrbio – sejam deixados de lado para dar lugar ao prazer prolongado.

Então, se você está tendo dificuldade para lidar com isso, tente tirar algum tempo na semana para se tornar foco da sua própria mente. Se masturbe por algum tempo, depois pare e volte ao ritmo novamente. Seus pensamentos vão tomar controle da situação e auxiliar a prolongar os instantes de prazer. Assim, é possível ter domínio sobre as sensações também na cama.

Quando a masturbação passa a ser prejudicial?

Como tudo na vida é preciso ter equilíbrio ao realizar a masturbação – principalmente no início da puberdade em que os hormônios estão totalmente à flor da pele. Isso porque, ela pode acabar se tornando um vício, que prejudica questões sociais, psicológicas e emocionais.

Quando feita de maneira compulsiva, se torna prejudicial no dia a dia. Isto é, ao invés de ajudar na concentração, por exemplo, ela pode acabar atrapalhando – já que toma lugar de outras coisas importantes no trabalho e estudos. Além disso, há indivíduos que não conseguem manter uma relação saudável com o(a) parceiro(a), tanto no contexto emocional quanto sexual.

O desejo de se masturbar acaba por suprimir a presença da parceria, se tornando um problema que pode minar o relacionamento. É sempre bom manter a moderação, certo? Precisamos ter controle das nossas ações, para que os benefícios sejam perceptíveis a nossa mente e corpo – sem que isso nos atrapalhe em nossas relações!

Sabe esse conteúdo que acabou de ler? Pois é, aqui no blog da Dona Coelha nós temos muitos outros como ele. Aproveite que deseja entender mais sobre masturbação e vem ler nosso texto sobre como realizar a prática da masturbação?

Te espero por lá, beleza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

donacoelha e os cookies: a gente usa cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.