Xô embuste: 4 dicas para identificar um esquerdomacho 

Relacionamento sem amor

Eles estão em todos os lugares. Ocupam uma cadeira do seu curso de faculdade, dividem o seu ambiente de trabalho, frequentam as mesmas festas que você curte e até estão nas nas ruas, reivindicando os seus direitos.

Já sabe de quem estou falando? Calma, vou te dar uma ajudinha: “Mulheres podem e devem usar o que quiserem, menos a minha”. “Ah, calma, moça, nem todo homem é assim”. “Manda foto de agora”. “Desculpa por ser homem”. Alguma dessas frases te soa familiar?

Aposto que sim! Tá sentindo esse cheiro? É cheiro de cilada. Mas fique tranquila que, como não perco por nada um momento propício pra desconstrução, hoje o conteúdo é sobre eles: esquerdomachos, do que vivem? Do que se alimentam? Como se reproduzem? Só aqui no blog da Dona Coelha.

Afinal, quem são os esquerdomachos?

A encarnação de Karl Marx? Não, amiga, o próprio alecrim do pântano. Os esquerdomachos são aqueles indivíduos que se acham super desconstruídos e utilizam-se das pautas feministas pra se aproximarem das mulheres. Eles parecem extremamente livres de preconceitos e super abertos ao diálogo pacífico sobre pautas sociais vistas como tabus.

Aparentemente uma pessoa incrível. Quem não gostaria de ter um cara desse por perto, seja no ciclo de amizade ou até mesmo num relacionamento mais caliente? Tudo perfeito e maravilhoso demais pra ser verdade, basta um diálogo mais profundo com o ser de luz pra você descobrir que, na verdade, a desconstrução é uma farsa.

Mas é importante ter em mente que não é fácil a percepção de que a aparente versão masculina da Simone de Beauvoir é, na verdade, um esquerdomacho, visto que isso não se dá em uma primeira impressão. Isso porque os caras são muito bem articulados e utilizam do artifício de uma boa retórica. Pra construir argumentos sólidos? Não, minha gente, pra se aproximarem das mulheres.

4 sinais de que o cara é um esquerdomacho

Na verdade, a identificação de um esquerdomacho é algo muito sutil. É preciso se atentar aos detalhes e acreditar na sua intuição. Mas, com as minhas dicas, você poderá refinar ainda mais a sua percepção pra essa detecção:

1. Rei dos fracos e oprimidos

Em linhas gerais, esquerdomachos tendem a utilizar seus ideais de progresso pra atrair o maior número de mulheres possível. Seja nas redes sociais ou “ao vivo e a cores”, o discurso ancorado em bases esquerdistas, na verdade, enverniza um machismo disfarçado de intelectualismo.

Banner com fundo roxo e imã atraindo escrita falando como identificar um esquerdomacho

A moldes do Iluminismo francês, os seres de luz brandam por onde passam valores de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, mas, atrás das palavras articuladas e dos floreios estilísticos de uma oratória atrativa e não menos que abusiva, escondem os seus verdadeiros princípios soberbos e nada igualitários.

É aquela coisa, amiga, já dizia George Orwell, em A revolução dos bichos: “Alguns animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”.

Adicione ainda o fato de que o alecrim do pântano utiliza as pautas do próprio feminismo pra atrair mulheres, mas, claro, é incapaz de sair da zona de conforto de seus próprios privilégios.

Dizem em alto e bom tom que são pró aborto, que lugar de mulher é onde ela quiser e se mostram solidários com a dor do feminicídio, do abuso sexual e mental de mulheres, mas na prática, sentados nas bases do patriarcado, nos violam dia após dia, sobretudo, intelectualmente.

E não se engane você que acha que o feminismo criou o esquerdomacho, porque as coisas não são por aí. Na verdade, os caras viram no movimento uma oportunidade de aliar o útil ao agradável.

Não à toa, o esquerdomacho ama o feminismo. Ele se entrega de corpo e alma a aprender o mínimo, o básico, o simplório. Sabe as principais pautas, principais autoras e até mesmo os principais termos. É aquele cara que “fez” o dever de casa.

De casa pro bar, munido de um aprendizado superficial, no auge da embriaguez, o esquerdomacho segura a sua mão e diz: eu te entendo, eu sinto a sua dor. Ele vai pras ruas defender o seu direito de ser livre, segura cartazes e xinga os conservadores – até onde o feminismo não o incomode.

2. Apoiador da liberdade sexual feminina

Ele se diz apoiador da liberdade sexual da mulher. Diz partidário de que a mulher mantenha relações sexuais com quem ela quiser e na hora que quiser. E mais, entende que uma mulher tem que explorar o seu próprio corpo e sua sexualidade, aparentemente esbanja uma grande educação sexual.

Mas tudo fica tão melhor se ele puder disfrutar da sua liberdade sexual, não é mesmo? O serzinho não dá uma bola dentro – aliás, quando namora, o esquerdomacho vive pedindo pra que a companheira “se dê ao respeito”. Mas calma, você não entendeu, não é por ele, é por ela (contém irônia).

Sem falar, ainda, que muitos deles pedem pra namorada não passar maquiagem. Por que ela é linda de qualquer forma? Não, amiga, se fosse o caso, ele respeitaria a liberdade da companheira em escolher entre usar ou não usar, é por ele mesmo: “porque eu prefiro ao natural”. Então não use maquiagem, oras!

Por fim, adora afirmar que as mulheres têm que aceitar os seus corpos e que precisam se amar do jeito que são, MAS (olha a adversativa) só namoram mulheres que estão dentro dos padrões sociais. É hipocrisia que fala, né?!

3. Coitado incompreendido

Se quer um teste prático e eficiente pra reconhecer se o boy é um esquerdomacho, tente colocar pra fora os seus sentimentos quando se sentir inferiorizada e apagada por alguma ação ou palavra dele.

Certamente, o que se seguirá são cenas fortes, então, já se prepara. Ele vai ficar p* da vida e invalidará todos os seus argumentos. Você tentará falar, mas ele não deixará, discursando de forma arrogante e te interrompendo a cada minuto, o famoso manterrupting.

Se perceber que você está firme em suas convicções e sentimentos, mesmo que no fundo reconheça pra si mesmo que está errado, ele tentará inverter o discurso de forma favorável. A ele, claro. No limite, sairá nervosinho, socando paredes, pra, no fim, chorar copiosamente como um bebê porque não tem culhão pra estar na presença de uma mulher forte e empoderada.

Se romperem a amizade ou envolvimento amoroso, falará pros amigos em comum que a culpa do término é toda sua e que você não consegue acompanhá-lo na vida. Afinal, ele é um ser avançadíssimo, repleto de uma inteligência invejável, o escolhido por Deus.

Aliás, tome cuidado com a sua própria sanidade mental, porque muitos deles vão fazer com que você desafie e até duvide de si mesma. Poxa, o coitadinho “só estava brincando”; “é você que leva tudo a sério”; “não surta, não”. Tá sentindo esse cheirinho? Porque eu estou: cheiro de abuso psicológico – manipulação.

4. Você pode saber muito, mas o esquerdomacho sabe mais

E eis que você é graduada, tem mestrado, está finalizando o doutorado, a própria Mônica do Legião Urbana, mas o Eduardo é quem sabe das coisas. Inclusive, se bobear, sabe mais da sua área do que você mesma.

Em toda conversa mais profunda que exige um certo grau de intelectualidade, o esquerdomacho estará pronto pra te ensinar alguma coisa em uma série de mansplaining, isso mesmo, com explicações óbvias sobre algo que você já sabe.

Ele sente que a sua intelectualidade é uma ameaça e, no fundo, sabe que você tem propriedade pra falar de diversos assuntos bem mais do que ele. Mas um esquerdomacho nunca, jamais, never reconhecerá que está errado na sua frente.

É mais fácil tentar desarticular todo o seu discurso e raciocínio lógico em uma verborragia frenética do que reconhecer e admirar o poço de sabedoria que você é, amiga. E aí você faz o quê? Pega o diploma e esfrega na cara dele? Não, você se levanta da mesa, pleníssima, e – pernas para que te quero – corre pra longe!

Banner com fundo rosa e escrita em azul e branco dizend o que é manterrupting, gaslighting e mansplaining

As maiores pérolas que você pode ouvir dos esquerdomachos

Agora que você já sabe os principais comportamentos e o perfil de um esquerdomacho, não poderia deixar de trazer algumas máximas desse grupo social seleto, pouco compreendido pela sociedade. Mas, senta, porque é cada uma…

  • Eu não sou homofóbio, tenho até amigos que são gays/lésbicas (…);
  • Você não sabe o que está falando // Você não entende nada;
  • Minha ex é louca;
  • Desculpa por ser homem (clássica);
  • Vamos fazer um menáge? Mas só se for eu, você e outra mulher;
  • Eu amo o corpo feminino (claro, o corpo padrão: magro, depilado e branco);
  • Esperava mais de você, pensei que fosse uma mulher mais madura;
  • Você já leu essa escritora feminista? Não? Pois devia!;
  • Manda foto de agora;
  • Amo mulheres que são livres, saca?!

Pois muito do que bem, essas são as maiores pérolas que você pode ouvir dos esquerdomachos, mas nada (grave isso), nada substitui a emocionante história de como eles se descobriram machistas. Parece até uma novela mexicana, cheia de reviravoltas e surpresas. Claro, vai virar um monólogo e você não poderá comentar, então, só sorria e acene e fuja dali na primeira oportunidade que tiver.

Gostou do post? Aliás, tem algum sinal ou pergunta que você já ouviu de um esquerdomacho que eu não trouxe? Comente aqui embaixo e ajude as amigas a identificar o alecrim do pântano, além de ser de um serviço ao público, o seu comentário expressa sororidade.

Até a próxima.

Publicação revisada por:
Foto psicóloga marcela estrela

Marcela R. Estrela - CRP 08/30309
Psicóloga especialista em relacionamentos e TCC

Através da Psicoterapia Cognitiva Comportamental, auxilio mulheres na construção de vínculos seguros, estáveis e libertadores. Acredito no poder das relações baseadas em valores e autoamor.

2 comentários sobre “Xô embuste: 4 dicas para identificar um esquerdomacho 

  1. Diego disse:

    Qual o nome que se dá pra pessoas que são tudo isso porém do sexo feminino? Ta cheio de mulher que paga de desconstruída , feminista etc etc… linda na teoria mas na prática so namora homem padraozinho, canalha e etc.. acima de 1,80, provedor alfa e etc..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.