Como colocar camisinha: guia Dona Coelha pra usá-la certo!

Guiacamisinhacapa como colocar camisinha: guia dona coelha pra usá-la certo!

A camisinha é um dos métodos contraceptivos mais usados atualmente. Ela é prática, fácil de colocar e acessível pra muita gente, afinal, você encontra até mesmo nos postos de saúde. E saber como colocar camisinha corretamente também é garantir proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e contra gravidez, e garantia de momentos intensos de prazer!

Por isso, continue rolando a página e confira as informações que trouxe pra você tirar todas suas dúvidas, inclusive sobre prazo de validade e onde guardá-la corretamente!

Como colocar camisinha? Passo a passo descomplicado:

Entender como colocar camisinha não é um processo assim tão óbvio, especialmente pra quem ainda não tem muita experiência no assunto. Então não precisa se sentir mal por ter essa dúvida, muita gente já teve e ainda muita gente vai ter. Então sem mais delongas, basta acompanhar o passo a passo:

Guiacamisinha2 como colocar camisinha: guia dona coelha pra usá-la certo!

  1. Primeiro confira se o pacote está danificado, furado ou sem pressão dentro;
  2. Confira se está dentro da validade;
  3. Se estiver tudo certo, abra o pacote com os dedos, sem usar a unha, boca ou tesouras;
  4. Remova o preservativo da embalagem delicadamente;
  5. Confira o lado correto, faça isso segurando a ponta e desenrolando um pouco o item. Se não estiver dando certo, vire a ponta pro outro lado;
  6. Com o pênis ereto e rígido, coloque a camisinha na cabeça;
  7. Caso você não seja circuncidado, puxa a pele pra trás antes de colocá-la na cabeça;
  8. Aperte a pontinha da camisinha pra tirar o ar;
  9. Vá desenrolando e empurrando o preservativo pelo pênis, até deixá-lo todo coberto;
  10. Quando a transa chegar ao fim e antes de tirar o pênis da sua parceria, segure a base do preservativo.
  11. Com isso, você pode tirá-lo sem que ele saia do lugar;
  12. Por fim, remova com cuidado, dê um nó e jogue no lixo.

Você pode conferir o passo a passo um pouco mais visual na cartilha oferecida pelo governo, aqui — inclusive, ela foi utilizada como referência pra este conteúdo.

Como saber se a camisinha está correta?

É difícil dizer uma regra padrão pra saber disso, mas é possível fazer check list. Se estiver tudo certinho, então, a camisinha está correta.

Bem, em primeiro lugar, você tem que seguir os passos do tópico acima certinho. Feito, confira se ela tá bem encaixada, se ela parece mal colocada, sobrando em alguma parte ou enrugada em alguma parte.

Com isso certinho, estará correto ao uso quando estiver bem lubrificada: mas sem nenhum produto a base de óleo, como cremes, óleos e outros produtos que não são à base de água. Lembrando, a lubrificação é só no lado de fora da camisinha, não use lubrificante antes de colocar a proteção.

E por fim, se liga hein: uma camisinha por vez — nada de colocar uma sobre a outra ou pedir pra sua parceria usar também na área penetrada —, assim como, uma camisinha por ato, nada de repetir o preservativo, por favor.

Ainda tem perguntas? Tire suas dúvidas sobre a camisinha abaixo:

Guiacamisinha3 como colocar camisinha: guia dona coelha pra usá-la certo!

Bom, agora que você já sabe como colocar a camisinha de forma certa e segura, vou tirar também algumas possíveis dúvidas que você possa ter sobre os preservativos. Vamos lá?

Quão segura é a camisinha?

A camisinha tem de 90 a 95% de eficácia contra a gravidez e contra a transmissão de ISTs. Mesmo assim, não é 100%, por isso, caso não queira uma gravidez, é importante se garantir junto de outros métodos contraceptivos. Já quanto às ISTs, tente sempre saber qual a condição de saúde da pessoa com quem você está se relacionando.

Confira também: Camisinha retardante funciona mesmo?

Como guardar a camisinha?

É muito comum guardarmos a camisinha na carteira, mas isso pode fazer com que ela seja danificada e perca propriedades de proteção. O ideal é guardá-la em local fresco e arejado, longe dos raios solares pra não haver ressecamento do lubrificante. Sabe a gaveta da mesa de cabeceira? Pois é, esse é um ótimo espaço.

Onde jogar a camisinha depois do uso?

Depois do ato, lembre-se de dar um nó na camisinha, feito isso, jogue-a no lixo, de preferência enrolada em um papel higiênico. Por estar suja, não coloque no lixo reciclável, mas no comum. E não, você não deve jogar na privada, porque a chance de acabar entupindo ela é grande.

Qual a validade de uma camisinha?

4 anos! Isso mesmo, galera, o preservativo tem prazo de validade e precisamos ficar de olho no vencimento! Se usarmos o produto fora do prazo, é possível que ele arrebente no momento de colocar, ou pior, durante a relação.

Ah, e não esqueça de verificar o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), responsável por atestar a qualidade do produto.

Por que precisa apertar a pontinha da camisinha pra colocar?

Apertar a pontinha da camisinha antes de colocar é importante porque é lá que fica um reservado o ar. Expulsar esse ar da camisinha é essencial porque se você não fizer, o risco dela rasgar aumenta muito.

É verdade que a camisinha pode ficar apertada?

Sim e não. O tamanho padrão de camisinha é feito para servir na maior parte das pessoas, mas para quem tem um pênis acima da média, existem as camisinhas maiores (tamanho XL).

Acontece que o preservativo precisa ficar rente ao pênis, sem espaço para entrar ou armazenar ar — pra ela não sair e nem rasgar. Então tenha certeza se ela está realmente apertada ou se está apenas justinha ao membro.

Quantos mm tem a camisinha XL?

Isso pode mudar de marca para marca, mas normalmente uma camisinhas padrão têm cerca de 53 mm de largura, enquanto as XL (ou extra grandes) costumam ter cerca de 56 mm.

Quem deve colocar a camisinha?

A escolha é feita dentro os participantes do ato. Tanto a de quem vai usar e quem vai colocar. Se a pessoa que vai ser penetrada quiser colocar pra você, ótimo, não tem problema.

Mas se a pessoa que vai penetrar quiser colocar, também não tem problema. Normalmente na hora H as coisas são bem dinâmicas e você pode apenas seguir com maré — se estiver se sentindo confortável pra isso.

E daí, deu pra entender como escolher o tamanho correto da camisinha? Lembre-se, o sexo precisa ser um momento de prazer e ninguém merece passar a semana imaginando que pode ter engravidado a outra pessoa ou sido contaminado por alguma IST. Então, sempre use preservativo!

Isso vale também para o sexo oral, beleza? Quer saber mais sobre como usar camisinha durante um boquete? Acesse o post e confira dicas exclusivas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.