Guia dos tipos de mama: quais são e suas diferenças

1 guia dos tipos de mama: quais são e suas diferenças

Que cada pessoa é única, você provavelmente já tá sabendo. Mas e sobre os tipos de mama, você sabia que existem vários formatos? É claro que o estereótipo de gênero e as pressões estéticas sociais fazem muitas pessoas pensarem que alguns formatos não são normais e precisam ser mudados por meio de cirurgia.

Mas estou aqui pra dizer que isso não é verdade! No post de hoje você vai saber mais sobre esses tipos de seios e suas características. Espero que isso te ajude a olhar pra si mesma com mais carinho. Vamos começar?

Mama2 guia dos tipos de mama: quais são e suas diferenças

Existe um tipo de mama considerado normal?

Sim e não. Não existe um formato “normal” e um formato “anormal”, o que existe é o normal pro padrão do seu corpo. Pense assim, se os seus seios sempre tiveram um formato específico e, do nada, começaram a ficar assimétricos ou flácidos — sem ter começado a amamentar ou chegar sem estar em idade mais avançada — isso pode ser anormal.

Mas se você já tinha seios assim, então, tudo bem. Conhecer e entender suas mamas é essencial no diagnóstico precoce de câncer de mama, porque fica mais fácil de perceber alterações por meio do autoexame. Então, exercite o autoconhecimento de seu corpo e mantenha os exames de mama em dia.

Quais são os tipos de mama?

Com tudo isso dito, vamos pra lista dos tipos de mama. Observe os seus próprios seios durante a leitura e tente entender qual deles é o seu caso.

Todos esses tipos podem ser encontrados em diferentes tamanhos, nenhum é exclusivo para quem tem seios pequenos, ou para quem tem seios grandes. E lembre-se que você não precisa seguir nenhum padrão, então espero que você possa olhar pro seu formato de seio e ficar feliz com ele.

3 guia dos tipos de mama: quais são e suas diferenças

Ah, lembre-se que estamos falando só das mamas, tá bom? As aréolas também são diferentes de pessoa pra pessoa, mas o formato delas independe do formato dos seios. Bora começar?

1. Seio assimétrico

Antes de qualquer coisa, vou desmistificar um negócio aqui: nosso corpo não é simétrico. É normal um lado do rosto ser um pouco diferente do outro e o mesmo se aplica no resto do corpo. Por isso, a grande maioria das pessoas possuem um seio maior que o outro, seja em maior ou menor grau — isso porque é muito difícil e raro ter seios simétricos.

É claro que, se você se sente incomodada e quer mudar, nivelando um com o outro por meio de silicone, tudo bem. O problema é quando você sente que isso é uma obrigação. Não é! Se você não se incomoda e não desgosta dos seus seios assim, não tem porque mexer, certo?

2. Em formato de sino

As mamas em formato de sino são aquelas que começam mais finas, ali perto do colo, e vão aumentando de volume e ficando maiores perto das aréolas. Ele é facilmente confundido com seios flácidos ou caídos. A maior diferença entre eles é que, normalmente, os mamilos não ficam tão pra baixo.

3. Seio leste-oeste

Esse é um dos tipos de mama que mais recebe reclamações. O injustiçado é o formato leste-oeste, onde os mamilos ficam em linhas parcialmente opostas — e normalmente ficam mais pro canto. Mesmo que nem todo mundo aprecie esse formato, ele é tão lindo quanto os outros.

4. Em formato de gota

Também parecido com os modelos de mama de sino, mas a maior diferença é que ele é mais redondo, evitando a confusão com os formatos mais flácidos. A grande diferença deles pros modelos arredondados, é que o começo deles, perto do colo, ainda são mais finos.

Confira também: Exames ginecológicos: conheça os principais tipos!

5. Seios espaçados

Tem gente que ama e tem que odeia, e os seios espaçados são bem comuns entre as mulheres. Eles costumam ser bem preenchidinhos e proporcionais com o seu corpo, mas tem um espaço maior entre si.

É claro, existem alguns modelos de sutiã — como o triangular — que ajudam a deixar eles mais juntinhos se você se sentir incomodada, do contrário, fique à vontade pra usar o que preferir.

6. Em formato arredondado

Os populares dentre os seios. Os formatos redondos são os mais desejados e buscados, mas eles são tão lindos quanto todos os outros. Ah, esse, assim como todos os outros, podem ser dos menores aos maiores tamanhos de seio.

7. Seios flácidos

E, por fim, temos os seios flácidos, que são mais comuns em pessoas que já passaram por processo de amamentação ou por quem já está em idades mais avançadas.

Eu sei que eles podem incomodar justamente porque, normalmente, não era o seu padrão de mama. Mas é um processo natural do nosso corpo, que precisa ser apreciado com olhares mais bondosos sobre nós mesmas.

E então, com meu conteúdo ficou mais fácil de identificar o seu tipo de mama? Lembre-se que nem tudo é preto no branco, então algumas pessoas podem ter uma mistura de dois ou mais tipos de seios. Se você se sentir confortável com isso e quiser compartilhar comigo, comente aqui embaixo qual é o seu tipo!

Aproveite também pra conferir o meu conteúdo sobre como ter amor próprio em um relacionamento ou fique de olho nas atualizações semanais do blog.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.