Clitóris: explicamos tudo que você já deveria saber!

Tudo sobre clitóris dona coelha

Fonte de dúvidas de homens e mulheres, o clitóris é um órgão fantástico sobre o qual se discute muito pouco. A aura de mistério colocada sobre ele fez surgir mitos mirabolantes que confundem muita gente, dos admiradores aos portadores de vagina!

Adiantando, o clitóris é um órgão sexual feminino que todos os mamíferos possuem. Sua região mais conhecida é a porção externa, aquele “botãozinho” localizado na parte superior da vagina, onde os grandes lábios se encontram.

Durante séculos, acreditou-se que o órgão se resumia a essa pequena protuberância, chamada glande. Apenas recentemente descobriu-se que o clitóris é muito maior do que pensávamos, e se ramifica pelo interior do corpo abraçando todo o canal vaginal com dois “bracinhos”.

É o único órgão do corpo humano que tem o prazer sexual como função principal. Corresponde, ainda, à região mais sensível do ser humano, contendo mais de 8000 terminações nervosas suuuper concentradas.

Como um clitóris funciona?

Com a excitação sexual da mulher, os hormônios e neurotransmissores liberados causam uma série de reações no corpo: aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da temperatura corporal, lubrificação da vagina e ereção do clitóris!

Isso mesmo! Assim como acontece com o pênis, o clitóris também fica ereto. Ele se enche de sangue e aumenta um pouquinho de tamanho, cerca de 1,5 centímetro. Sua porção interna também incha,  estreitando e fornecendo elasticidade ao canal vaginal. Quando aumentado, fica ainda mais sensível, potencializando o prazer.

E o ponto G? O que é? Ele existe?

Onde fica o ponto g e clitóris

O famoso ponto G sempre foi rodeado de mistério. Quando o burburinho surgiu no imaginário popular, dizia-se tratar de um local específico no interior da vagina que, se pressionado, desencadearia uma reação de prazer intenso e imediato, causando orgasmos sensacionais e milagrosos.

Como você já deve ter percebido, nada em sexualidade funciona exatamente assim, né? O tal do ponto G é, na verdade, o contato com as ramificações internas do clitóris, aquelas de que acabamos de falar.

Aquilo que conhecemos como “ponto G” existe, sim, só não é tão misterioso e imediato como nos fizeram imaginar. Também não é um ponto específico, mas toda a extensão do canal vaginal próxima aos “bracinhos” internos do clitóris, que são presentes e sensíveis em todas as mulheres.

Ou seja, explorar essa fonte de prazer não é privilégio daquelas raras sortudas que conseguiram “achar” o misterioso ponto. Esse mito surgiu, pois, para estimular corretamente a área, a mulher deve estar muito excitada e preparada para o toque, algo que leva tempo, relaxamento, conforto e intimidade com o próprio corpo.

Mas onde estava o clitóris esse tempo todo?

Dá pra acreditar que uma maravilha dessa ficou desconhecida por tanto tempo? Pois é…

A sexualidade feminina ficou soterrada durante milênios sob uma grossa camada de repressão cultural e religiosa. Ela sempre existiu (e como!), mas foi escondida, há muito custo, por uma variedade imensa de instituições.

A ciência é uma das instituições que ajudaram a manter oculto o conhecimento sobre o clitóris.  Dominada por homens, ela ignorava o estudo da anatomia feminina – isso nos melhores casos.

Nos piores, a fisiologia da mulher era deturpada e patologizada. É daí que surgiram os vários mitos sobre menstruação e masturbação feminina, por exemplo, que afetam mulheres até os dias atuais. (Leia nosso outro post e entenda melhor sobre um desses mitos: “Sexo na menstruação:pode ou não pode?”

E como estimular o clitóris?

Como estimular o clitóris

Muito bem, conhecemos parte de sua história e começamos a entender sua real fisiologia. Está na hora de saber o que fazer com tudo isso, né? A Dona Coelha tem as dicas certeiras para te ajudar nessa missão, seja ela individual ou em dupla! Anote aí:

  • Não toque de maneira agressiva

Lembre-se, esta é a região mais sensível de todo o corpo humano! Nada de pressionar com muita força ou fazer muita fricção. Comece com estímulos leves e progrida calmamente, atento às respostas dadas pelo corpo.

Toques agressivos na pele seca podem causar microfissuras super desconfortáveis, que ardem bastante. Seja gentil!

Cuide da lubrificação! Se fizer tudo certo e houver o relaxamento necessário, a vagina ficará lubrificada naturalmente, mas isso não impede que sejam usados lubrificantes artificiais. Escolha aqueles à base de água.

  • Arrase no sexo oral

Novamente, não seja agressivo! Mantenha a língua relaxada, principalmente no início. Estímulos excessivos e descontrolados podem ser irritantes e acabar com a emoção do momento.

Uma dica é só começar quando ela estiver preparada ao toque. Fique um tempo na conversa, nos beijos pelo corpo, na boca e pescoço. Não queime a largada e aproveite a viagem. Existe um tempo necessário para a mágica acontecer!

O bullet é um tipo de vibrador desenvolvido especialmente para estimular a parte externa do clitóris, a mais sensível. É aquele pequeno aparelhinho no formato de um batom, que vibra intensamente.

O estímulo vibratório que ele fornece é único e pode ser usado para masturbação ou com um parceiro, junto com a penetração.

  • Estimule o clitóris com e durante a penetração

Antes de tudo, não caia na ideia de que é possível gozar sem estimular o clitóris. “Orgasmos vaginais” também são clitorianos. Todos os orgasmos são produzidos pelo clitóris.

A diferença é que o órgão pode ser estimulado externamente ou internamente, pelas mãos ou pelo pênis.

Na penetração, existem ângulos e posições que auxiliam o pênis a instigar melhor a porção interna do clitóris. O famoso “papai e mamãe” é uma delas.

Nunca tenha vergonha de estimular o clitóris com as mãos ou brinquedos durante a penetração. Aos rapazes, não pense que essa prática diminui seu papel ou é uma indireta para dizer que você não está mandando bem! Ela é completamente natural e potencializa muito a experiência, para você e para a parceira.

Explore sua sexualidade! Para isso, informação é o primeiro passo.

E aí, conseguiu tirar as dúvidas? Fale com a gente, nós adoramos ouvir o que você tem a dizer! Para ler mais conteúdos como esse, cheios de informação sobre sexo e relacionamento, fique de olho no blog da Dona Coelha. Toda semana tem um post novinho te esperando. Até a próxima, pessoal!

6 comentários sobre “Clitóris: explicamos tudo que você já deveria saber!

    • Dona Coelha disse:

      Entendemos a importância de abordar a ejaculação precoce com cuidado e informação adequada.
      Existem várias técnicas e métodos que podem ajudar, como exercícios de Kegel, técnicas de parada e partida, e mindfulness.
      Recomendamos consultar um profissional de saúde especializado para um acompanhamento personalizado e eficaz.
      Além disso, explorar produtos que possam auxiliar no controle e na sensibilidade também pode ser benéfico como camisinhas, anel peniano e dessensibilizantes.
      Para mais informações de tratamentos sempre recomendamos buscar orientação médica qualificada com urologista.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.