O que é Pompoarismo? Entenda os benefícios dessa técnica

Mulher pousando para a câmera, segurando um vibrador duplo e bolas de pompoar

Você sabe o que é pompoarismo, quais os benefícios e como fazer? A maioria das mulheres que procuram aprender essa técnica tem como objetivo melhorar o desempenho sexual, visto que facilita o orgasmo, aumenta a libido e deixa ela mais apertadinha. Mas sabia que os benefícios vão muito além disso?

No post de hoje, você vai ficar por dentro de tudo que envolve esse método e vai se perguntar por que ainda não aprendeu a colocar em prática essa técnica maravilhosa.

Vamos lá?

Pompoarismo: o que é

A ideia – culturalmente – construída de que tudo que é alusivo à vagina é sexual reforça a falta de conhecimento sobre as doenças relacionadas a ela e ao útero. A verdade é que, desde cedo, nós, mulheres, somos educadas a reprimir esses assuntos. Por isso, fala-se tão pouco sobre exercícios íntimos.

Pompoarismo é uma “ginástica íntima” que se resume em: contrair e relaxar o músculo do canal vaginal em movimentos repetidos, por um tempo determinado. Mesmo que essa prática tenha sido usada para melhorar a vida sexual, também colabora positivamente com a saúde das mulheres.

Como funciona o Pompoarismo?

Embora esse exercício físico comece pelo canal vaginal, ele é capaz de chegar até a área do nosso períneo, que também é chamado de “assoalho pélvico”.

Essa região contrai uma musculatura muito importante para o nosso corpo. Afinal, é ela que dá sustento à bexiga, à uretra, ao útero e ao reto. Ou seja, fazer com que o períneo seja estimulado é uma forma da mulher ter controle de uma parte de seu baixo ventre.

Incrível, não é mesmo?

Assim como todo exercício físico traz benefícios para o nosso corpo, com a ginástica íntima não é diferente.

Imagine só, que para você alcançar esse feito, não é preciso muito. Se você está achando que é impossível conseguir ter o controle do seu canal vaginal, saiba que já ensinamos aqui no blog, que, assim como qualquer outro músculo, ele pode e deve ser exercitado.

Corre para conferir como fazer pompoarismo, em um passo a passo didático e facinho de aprender!

Você deve estar se perguntando: “Ok, Dona Coelha, e para que eu faria esse tipo de exercício?”.

Como fazer pompoarismo yes we can do it

Quais são as vantagens de praticar o Pompoarismo?

As vantagens são muitas!

A mulher com as suas questões sexuais em dia, também apresenta uma saúde mental impecável. Por isso, não é comum dividir sexualidade de saúde. Mas, para este post, faremos uma divisão puramente didática entre: vantagens da saúde física x vantagens prazerosas.

Ok? Vamos lá!

Vantagens de praticar o Pompoarismo para a saúde física!

A autoconsciência perineal está totalmente associada à saúde, como já foi reforçado. Conheça mais sobre algumas doenças que podem ser evitadas com a prática do pompoarismo:

  • Incontinências

Em nosso baixo ventre temos dois esfíncteres. O esfíncter interno – que é involuntário – e o esfíncter externo – que conseguimos controlar. É graças ao “voluntário” que podemos decidir a hora de ir ao banheiro. Tanto para urinar, quanto para defecar.

A mulher que tem incontinência é aquela que perde patência do esfíncter voluntário. Ou seja, ela tem a sua capacidade de manter essa via obstruída ou desobstruída prejudicada, pois o músculo vai ficando flácido, relaxando e ficando “frouxo”.

  • Disfunções Sexuais

Dentre as disfunções sexuais que o pompoarismo previne, podemos ressaltar:

  • Flacidez vaginal

Além do exercício com o músculo pubococcígeo, também conhecido como PC, que se estende do osso púbico ao cóccix, nós, mulheres, ainda temos que cuidar da flacidez vaginal. Quando não exercitamos nosso períneo, a região fica flácida, e os órgãos, como a bexiga, podem “descer”, sendo necessária a realização de uma cirurgia para colocá-la no lugar.

  • Vaginismo

Mulheres que sofreram abuso, que tiveram uma educação muito rígida, que perderam a virgindade de uma maneira traumática, entre outros distúrbios psicológicos, podem – involuntariamente, por meio de seu inconsciente – contrair os músculos da vagina na hora do sexo. Imagine que esse momento, que deveria ser de muito prazer, passa a ser de dor e sofrimento.

  • Dispareunia

Essa disfunção também está relacionada a dor na hora da relação. Porém, suas causas podem ser diversas, como: falta de lubrificação, inflamação ou irritação do órgão genital (na parte interna ou externa), um trauma cirúrgico ou obstétrico e até distúrbios na fase da excitação. As dores podem ser leves ou muito intensas.

  • Anorgasmia

É possível definir essa disfunção como a incapacidade de chegar ao orgasmo. Ela pode aparecer desde a primeira relação da mulher, em uma fase de sua vida, ou em alguma situação específica, como um parceiro, por exemplo. A causa da impossibilidade de chegar ao orgasmo pode advir de desordens psicológicas, culpa (cristã, machista) de praticar sexo, desinformação, desconhecimento do próprio corpo, exposição extrema a conteúdos pornográficos, entre outros.

Viu só como Pompoarismo é sinônimo de prevenção? Exercitar as partes íntimas é tarefa de casa para todas as mulheres de todas as idades!

Vantagens prazerosas

Prevencao anorgasmia dispareunia vaginismo flacidez vaginal pompoarismo

Pensando em tudo que foi apresentado até o momento, fica fácil entender que, tendo controle da sua musculatura íntima, o sexo vai melhorar!

Com a prática regular desses exercícios, a combinação do alto fluxo sanguíneo com a força muscular no PC, faz com que nossos orgasmos fiquem mais intensos e nós fiquemos mais excitadas.

Neste vídeo, eu conto os 6 principais benefícios relacionados aos prazeres, confira!

3 acessórios para treinar o Pompoarismo!

Acessorio treino ben wa pompoarismo bolinhas tailandesa

“Dona Coelha, vale a pena contar com a ajuda de acessórios para pompoarismo?”

Sim! Muito! O uso inteligente de produtos contribui facilitando a sua prática. Os nossos acessórios são verdadeiras ferramentas. Reunimos aqui três opções para que você reduza o seu trabalho, principalmente se for iniciante:

Acessório 1: Ben-Wa

O que é Ben-Wa? São bolinhas tailandesas muito funcionais para a iniciação da prática do Pompoarismo. Elas auxiliam a mulher a ganhar mais força, com menos tempo.

As bolinhas Ben-Wa medem cerca de cinco centímetros cada, podem ser duas ou mais, e vêm ligadas por um cordão de silicone.

Neste texto você pode entender certinho como adequar as bolinhas e fortalecer seu assoalho pélvico.

Acessório 2: Cone

Assim como as bolas Ben-Wa, o cone funciona para que a mulher consiga ter mais prática e força, com menos esforço.

O Pompoar Kit de Cones, por exemplo, é um conjunto de cinco cones reutilizáveis de tamanho e formato idênticos. Porém, cada um deles tem um peso para potencializar o fortalecimento dos músculos pélvicos.

Isso quer dizer que: cada um dos cinco cones possui uma cor diferente, para que você consiga identificar seu peso. Assim, você pode ir aumentando a gradação de dificuldade, utilizando os cones, desde o mais leve até o mais pesado.

Alerta de erro: lembre-se de que quando o cone é muito leve, ele não sai do canal vaginal com a musculatura relaxada, e quando está muito pesado, ele “cai” mesmo com a musculatura contraída.

Acessório 3: Guia Prático de Pompoarismo

Se você é da leitura e gosta de fazer tudo com instrução, recomendamos O Guia Prático de Pompoarismo Hot Flowers. Ele é um manual para as iniciantes, cheinho de ilustrações e métodos, para que os treinos diários de quem está iniciando a prática do pompoarismo sejam guiados.

É importante lembrar que: incontinências e disfunções são assuntos muito sérios e precisam de acompanhamento profissional. Não recomendamos a prática do exercício de forma autônoma, consulte seu ginecologista, psicólogo(a) ou sexólogo(a).

Quer saber mais sobre a saúde e a sexualidade da mulher? Então se inscreva em nossa newsletter e receba novidades sobre esse tema e muitos outros diretamente em seu e-mail!

13 comentários sobre “O que é Pompoarismo? Entenda os benefícios dessa técnica

  1. Olivia Morena disse:

    Aqui é a Olivia Morena, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  2. Ashley Duarte disse:

    Com que idade eu deveria começar a praticar esta técnica para me prevenir de coisas como a Flacidez Vaginal, a Dispareunia e etc?

    • Dona Coelha disse:

      Não existe uma ideia certa para começar a prática do pompoarismo, como os excercícios são bem tranquilos e ajuda na saúde íntima, qualquer mulher pode fazer =D

  3. KELIANE FARIAS disse:

    Interessante,nos mulheres devemos sempre aprender sobre nosso corpo principalmente nessa área sexual,quebrando o tabu

    • Lara da Dona Coelha disse:

      Oi, Rita! O Livro que a Nat cita no vídeo chama Pompoar: Prazer e Saúde, mas é um conteúdo mais antigo, provavelmente você encontra outros mais novos em lojas online ou livrarias físicas mesmo ;)

  4. Maria Beatriz Benedita Boldrin disse:

    Olá

    Tenho 66 anos . Tenho receio das bolinhas entrarem e não saírem . Uso creme vaginal três vezes por semana mas tenho medo . Não tenho parceiro . Tenho incontinência .

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.