Benefícios do orgasmo: conheça todos eles aqui

Mulher fazendo gestos de comemoração e felicidade

Que gozar é bom, a gente já sabe, né? Mas você sabia que existem vários benefícios do orgasmo que podem nos ajudar a cuidar da saúde e ainda sentir muito prazer? É isso mesmo! E, hoje, você vai conhecer aqui comigo alguns dos principais benefícios que gozar pode ter na nossa rotina.

Nessa hora tão gostosa, os fluidos e a lubrificação — além daquela sensação de relaxamento que todo mundo adora — não são os únicos resultados dos nossos momentos íntimos de prazer.

Vamos descobrir as vantagens que o orgasmo pode trazer pra nossa vida? Bora lá!

O que é um orgasmo?

Antes da gente começar, nada melhor do que entender o que é um orgasmo primeiro, né? Esse queridinho que todo mundo sonha em alcançar nada mais é do que um pico de intenso prazer e liberação de hormônios, como a serotonina e a dopamina.

Durante esse ápice, há uma enorme descarga de energia e substâncias no organismo, resultando em algumas manifestações físicas como:

  • Respiração ofegante;
  • Clítoris sensível ao toque;
  • Batimentos cardíacos e pressão sanguínea elevados;
  • Grandes lábios inchados;
  • Contrações involuntárias na região dos genitais;
  • Perda do controle muscular e espasmos.

Pode ficar tranquila que você vai saber bem a hora que chegou lá, viu? Agora, vamos dar uma olhadinha nos benefícios que o orgasmo proporciona ao nosso corpo.

Quais são os benefícios do orgasmo?

Esse pico de prazer no nosso organismo não para por aí. Além da sensação super gostosa e relaxante que ele proporciona ao corpo, também traz diversos benefícios pra saúde no geral.

Confira a seguir alguns deles:

Infográfico sobre o benefício de gozar antes de dormir

 

1. Tchau tensão, oi pro descanso

Durante o sexo, nossos batimentos cardíacos e fluxos sanguíneos aumentam de forma significativa. Na hora do orgasmo, com o nosso ritmo já lá em cima, os músculos se contraem (de maneira involuntária) e, em seguida, se relaxam intensamente.

Essa descarga na energia ajuda a aliviar a tensão e o estresse do dia a dia, sendo uma ótima opção pra dar aquela relaxada no final de um dia estressante no trabalho.

Por isso, os benefícios da masturbação, sexo e, consequentemente, dos orgasmos são tão importantes pra nossa rotina. Eles podem até mesmo servir como uma válvula de escape pra aquele estresse diário.

Você pode investir em um vibrador pra te ajudar nessa ou chamar a sua parceria!

2. Limpa o canal vaginal

O orgasmo também é perfeito pra dar uma limpada no canal vaginal, sabia? Ele proporciona um alongamento dos músculos presentes no colo do útero, eliminando o muco presente na região e limpando todo o canal.

Com isso, você deixa as bactérias longe do seu útero e ainda fortalece a barreira de proteção natural.

3. Aumenta a sua autoconfiança

Isso mesmo que você leu, ter um orgasmo aumenta até mesmo a sua autoconfiança. Ele nos deixa empoderadas, confiantes naquilo que podemos fazer. Assim, um orgasmo ajuda na valorização do prazer e a expressar a sexualidade feminina em sua plenitude.

4. Melhora a qualidade do sono

Gozar um pouco antes de dormir pode ser aquela ajudinha que você precisava pra ter as melhores noites de sono. Como a gente viu lá no primeiro benefício, ele contribui pra aliviar a tensão do nosso corpo e promove o relaxamento dos músculos.

Isso rola porque toda essa dinâmica de tensão dos músculos, relaxamento e produção gigantesca de hormônios faz com que nosso organismo funcione melhor.

E outra: esses benefícios não acontecem só na noite do sexo. Eles têm um efeito prolongado e podem ser mantidos da forma e na frequência que você preferir. [1]

5. Proporciona um tratamento de beleza e de autoestima

Não que a gente já não seja o máximo, mas um estudo feito pela Universidade Queens (Reino Unido) comprovou que o orgasmo aumenta os nossos níveis de estradiol, responsável por deixar nossos cabelos e outras coisas mais exuberantes.

Ainda, tem a liberação de deidroepiandrosterona, esteroide associado ao nosso bem-estar, rejuvenescimento e condicionamento físico. E calma que ainda não acabei! Além disso, o orgasmo também provoca uma dilatação superficial dos nossos vasos sanguíneos.

Esse processo também proporciona melhorias na qualidade e na aparência das madeixas e pele, porque reduz a nossa pressão sanguínea. Isso faz com que o sangue flua com mais facilidade e auxilia na distribuição de nutrientes e do oxigênio pra todo o corpo. [2]

Infográfico sobre orgasmos e a liberação de hormônios

 

6. Alivia as dores de enxaqueca, menstruação e várias outras

Pelo menos uma vez ao mês, bilhões de pessoas têm que passar por algum tipo de mal-estar físico e/ou psicológico por causa da menstruação. São enxaquecas, cólicas, irritabilidade e por aí vai.

Mas existem uma série de estudos que comprovam que nosso cérebro libera uma bomba de oxitocinas e endorfinas — hormônios responsáveis pelo controle da dor e do humor — durante o orgasmo.

Pra você ter uma ideia, a quantidade liberada desses hormônios durante o orgasmo chega a ser cinco vezes maior do que numa situação normal do dia a dia, sabe?

Só que não é por isso que sempre que surgir qualquer dorzinha você deva transar ou se masturbar, tá? Isso significa que, se a dor for branda, dá pra resolver sabendo atingir um orgasmo.

7. Ajuda na regulação do ciclo menstrual

Os orgasmos ajudam na circulação sanguínea na região pélvica e, assim, conseguem auxiliar até mesmo na regulagem do ciclo menstrual.

Alguns estudos mostram que as mulheres que possuem uma maior frequência de atividade sexual têm um calendário menstrual mais pontual. Então, pode anotar aí mais um motivo pra se ter um orgasmo!

8. Reduz a ansiedade

O orgasmo feminino possui um efeito terapêutico poderoso, sendo capaz até mesmo de contribuir pros tratamentos contra ansiedade e depressão.

Por isso, se você sofre com a ansiedade, dar uma gozada durante a semana pode ser uma ótima saída pra relaxar e acalmar um pouco a mente.

Viu, só? São vários benefícios que os orgasmos trazem pra nossa rotina e saúde, sendo uma ótima forma de cuidar de nós mesmas com muito prazer. E você não precisa de tanta coisa assim pra atingir um, se você aprender a estimular o clitóris e outras partes do seu corpo, já dá pra alcançar belos orgasmos.

Aproveite e dê uma olhadinha em nossos outros posts disponíveis aqui no blog sobre o assunto. Até a próxima!

Referências:

[1] GOES, Fernanda. Masturbação Feminina: benefícios, desafios e o papel do profissional de saúde. 2021.

[2] FREITAS HAISCH, Josefa Delfino de. O Orgasmo Feminino no Universo da Sexualidade e seus Benefícios à Saúde da Mulher. Revista da ABRASEX, 2022.

3 comentários sobre “Benefícios do orgasmo: conheça todos eles aqui

  1. Alejandra disse:

    Oi, minha mãe tem 65 anos de idade, há quase 10 anos se separou do meu pai. Eu gostaria presentear minha mãe com algum tipo de vibrador. Por causa da idade ela já está na menopausia e muito provavelmente (eu estou supondo) com algum grau de atrofia vaginal. Qual tipo de vibrador vc recomendaria? (PS: se for discreto, melhor ainda, nao sei realmente se ela vai gostar do meu presente, talvez no começo fique um pouco constrangida, rsrs…)

    • Eneida disse:

      Ela vai adorar.
      Tenho 62 e adoro ter orgasmos e depois da menopausa ficaram mais intensos eu estímulo bem em todos os pontos possíveis da vagina.
      Se sua mãe gosta de gozar,sabe o que é ,ela vai amar. bjos boa sorte

    • Dona Coelha disse:

      Oi Alejandra, sua pergunta é muito pertinente, especialmente porque vale dizer que todas as mulheres merecem o prazer independente da sua idade.
      No caso da sua mãe eu recomendo dois vibradores. Um deles é o vibrador bullet, por ser pequeno e especialmente eficiente para estimulação clitoriana, facilitando o orgasmo. Agora por uma questão até de saúde, para o fortalecimento do assoelho pélvico, eu recomendo a prática do pompoarimo. Fazer o exercício de segura e solta já ajuda muito, com ou sem acessório como um vibrador ou bolinhas de pompoar.
      Tenho alguns videos no meu canal falando sobre pompoar, mas se você prefere conteúdo para ler, tem mais aqui: “O que é Pompoarismo?“.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.