Stealthing

Stealthing: as consequências de tirar a camisinha sem consentimento

O stealthing é um termo da língua inglesa que define a ação do homem ao tirar a camisinha durante a relação sexual sem o consentimento da parceira. Se fosse traduzido para o português, esse nome se enquadraria como sinônimo de dissimulação, ou seja, disfarçar ou fingir um acontecimento.

Esse assunto começou a ganhar relevância quando uma advogada americana chamada Alexandra Brodsky recebeu vários relatos de pessoas que se sentiram enganadas ou coagidas a vivenciar a situação e, assim, a defensora levantou a pauta pela primeira vez, gerando grande repercussão nas redes sociais.

Nesta discussão, algumas pessoas se identificaram com os relatos, mas também houve aqueles que se posicionaram contra as vítimas, como homens que acreditam que é seu direito natural sentir prazer e, por sua vez, com a camisinha não se sentem machos.

Hoje, vamos comentar os aspectos morais e físicos da ação chamada stealthing, incluindo suas consequências legais e o que a vítima pode fazer depois de ser coagida a passar por esse abuso.

De homem para homem: chega de masculinidade tóxica!

O termo masculinidade tóxica preocupa alguns homens que já ouviram falar sobre o tema ou foram chamados de “macho escroto”. Isso porque eles se perguntam: “quais das minhas ações me transformam em uma pessoa tóxica?”, demonstrando que os próprios homens ainda não sabem quais das suas atitudes são inapropriadas.

O termo começou a ganhar destaque há pouco tempo, recentemente até mesmo a marca de barbeadores Gillette protagonizou uma discussão acerca desse tema, colocando personagens com atitudes que atingem diretamente a integridade moral e física de outras pessoas, principalmente as mulheres.

Atitudes desrespeitosas, como afirmar que os homens são superiores às mulheres e têm mais poder de decisão, assediar verbalmente e fisicamente ou acreditar que o lugar das mulheres não deve ser decidido por elas, são consideradas tóxicas. Os exemplos são inúmeros, no entanto, qualquer tipo de crença ou ação que inferioriza a mulher é imoral e, a maioria deles, crime.

As consequências morais, físicas e legais do stealthing

Quando o homem tira a camisinha por vontade própria sem o consentimento da parceira, gera muito mais consequências do que apenas a indignação da vítima. Essa ação acarreta sérias interferências morais, físicas e legais. Continue a leitura para saber mais.

Em relação a consequência moral, a pessoa que sofreu com essa situação podem ter consequências psicológicas graves, pois o não uso desse contraceptivo pode acarretar uma gravidez indesejada e até mesmo o risco de ser infectado com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Antes de continuar a leitura, é importante informar que a mudança do termo DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) para IST ocorreu porque, segundo o Ministério da Saúde, as ISTs implicam em infecções que possuem períodos assintomáticos, como sífilis e herpes genital, por exemplo, não somente doenças com sintomas visíveis.

Além disso, o stealthing causa terríveis consequências morais à vítima, afetando seu bem-estar e causando traumas que afetam sua qualidade de vida e nos seus futuros relacionamentos, ou seja, é muito provável que a próxima relação seja fundamentada no medo e insegurança.

Mesmo que ainda no Brasil essa violência não seja considerada estupro, um crime que consiste na violência contra pessoas que não tiveram condições de impedir, o stealthing é considerada uma violação sexual mediante fraude e a vítima tem o direito de buscar as autoridades para resolver a questão judicialmente.

consequencias do stealthing

O que as vítimas dessa ação podem fazer?

Se você foi uma vítima dessa ação, tem o direito de buscar apoio moral e judicial, mesmo que em sua realidade uma situação como essa seja considerada normal. Por influência cultural, muitas mulheres podem achar que não estão sofrendo abuso porque em algum momento aconteceu um consenso sobre a relação sexual. No entanto, isso não é verdade.

Lembre-se: toda e qualquer ação sem consentimento, como a do homem tirar a camisinha sem acordo entre as partes, é considerada um abuso.

Então, depois que a vítima passou por essa violência, ela tem o direito de ir a uma delegacia abrir um Boletim de Ocorrência contra o abusador. No entanto, pode acontecer das autoridades serem resistentes, tendo em vista que o processo ainda é recente no país.

Contudo, se possível, busque um advogado especializado para fazer o acompanhamento. Outra atitude que a vítima pode tomar é reunir provas como troca de mensagens e ligações que comprovem sua relação. Se o homem chegou a ejacular dentro da pessoa, ela pode fazer um exame para o acolhimento do sêmen.

Como evitar o stealthing?

A principal maneira de evitar o stealthing é o respeito! Nenhum indivíduo tem o direito, independente do seu gênero e orientação sexual, fazer qualquer atividade que atinja a integridade física e moral da outra pessoa.

Para que essa mensagem atinja o maior número de pessoas, comece a conversar sobre esse assunto com seus amigos nos grupos de WhatsApp, como também com as mulheres do seu dia a dia, para que possamos levar informações importantes que com certeza mudarão a vida de todos.

Agora, para os homens que ainda se sentem incomodados com o uso preservativos por acharem que apertam demais ou que inibem a sensação do prazer, saibam que atualmente existem uma infinidade de tipos de camisinhas no mercado, desde os tamanhos extra grande, até com toque de sensibilidade com a textura tão fina que chega a ser imperceptível.

Resumindo: o uso de preservativos é indispensável e é uma forma de respeito, combinado? Agora que você se informou sobre as consequências do stealthing, também vale a pena compartilhar este post para que outras pessoas conheçam mais sobre o assunto.

não existe camisinha para o meu tamanho é fake

Você gostou do conteúdo de hoje? Deixe a sua opinião ou pergunta aqui embaixo, eu terei o prazer em responder cada comentário. Até o próximo post!

Receba nossos emails

CADASTRAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu cadastro garante que será a primeira(o) a receber as ofertas de Black Friday.

Receba nossos emails

CADASTRAR
Descontos de Valentine's Day
Seu cadastro garante que será a primeira(o) a receber as ofertas do Valentine's Day.
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar conteúdo para você, confira nossa Política de Privacidade.