Orientação sexual: o que é e quais as possibilidades

Orientação sexual: o que é e quais as possibilidades

Se tem uma coisa que eu gosto de falar é sobre sexo, relacionamento, desejo e respeito. Mas, quando pensamos nisso, temos que ir além da ideia ultrapassada de Adão e Eva, afinal, considero justas todas as formas de amor!

Por isso, acho essencial falar com vocês sobre orientação sexual. Esse tema, que (infelizmente) ainda é um tabu e mal compreendido por boa parte dos amantes por aí, é a minha escolha de hoje pra ajudar na disseminação de prazer pelo mundo.

Bora lá?

O que é a Orientação Sexual?

A melhor forma de explicar o que ela é, seria destrinchando o nome. Ela é a forma que a sua atração sexual se orienta, ou no caso, pra quem se orienta. As pessoas sentem atração de diferentes formas e elas precisam direcionar isso à algo, esse direcionamento é completamente inconsciente e intrínseco de cada um.

Ou seja, sua orientação sexual diz respeito à quem você se atrai.

Não é escolha, então não diga opção sexual

Você com certeza conhece ou já conheceu alguém que quer mostrar pro mundo que entende, aceita e respeita as diferenças, mas, nessa hora, solta coisas como “Eu respeito a opção sexual dele”. Talvez essa pessoa seja você — mas tudo bem, não se desespere!

Como vivemos em uma sociedade machista, somos ensinados que o “normal”, o “certo”, é homem com mulher e pronto. Essa heteronormatividade é enraizada na gente e o processo de desconstrução dos padrões varia de uma pessoa pra outra.

Compreendo que, por conta disso, muita gente acha que ser gay é uma opção sexual, por exemplo. Mas, se formos por essa lógica de que gostar de alguém do mesmo sexo é uma escolha, então, ter desejo pelo sexo oposto também seria, né? Sim, mas não!

Ninguém chega, em algum momento da vida, e coloca diversas opções pra a gente escolher se gosta de homem, de mulher, etc. É exatamente por isso que a expressão “opção sexual” não se aplica aqui — porque não é uma escolha!

Ainda não se convenceu? Ficam umas perguntinhas aqui pra você refletir: quando você ou alguém que conhece escolheu ser heterossexual? Se ser gay fosse uma escolha, quem, em sã consciência, optaria por isso no país que mais mata LGBTs no mundo? Hello!!!

O que é orientação sexual

Diferença entre orientação sexual, identidade e expressão de gênero?

São muitos termos e eles podem confundir às vezes, mas tá tudo bem, eu tô aqui pra te ajudar. Vamos lá:

Identidade de gênero: é sobre qual gênero uma pessoa se identifica ou não. Então, você pode se identificar com o gênero que te foi atribuído ao nascer, devido a sua genitália, ou você não se identificar com ele. Uma pessoa pode se identificar com o gênero oposto (transsexual) ou até mesmo com nenhum dos dois (não-binário).

Com isso, um homem gay não é menos homem do que o machão bodybuilder da academia só porque gosta de outros caras ou tem trejeitos considerados afeminados. Simplesmente porque são duas coisas que não se relacionam.

Você pode conferir mais em nosso conteúdo completo sobre identidade de gênero!

Expressão de gênero: a expressão de gênero é como você se expressa dentro do seu gênero. Ou seja, uma mulher pode se expressar cheia de feminilidade ou pode optar por traços comumente ligados à masculinidade. É a forma de se expressar e isso não interfere em sua identidade de gênero e nem na sua orientação sexual.

Resumindo um boneco de gênero

Pra deixar tudo mais prático e simples, vou usar o exemplo do boneco de gênero feito por Sam Killermann. Nele, temos o cérebro, o coração, o que tem no meio das pernas e o que está por fora.

No cérebro temos a identidade de gênero, que vai em uma escala de quão masculino, feminino ou neutro você se identifica. No coração você encontra sua orientação sexual, que vai em uma escala de quanto você se atrai ou não por cada genêro.

No meio das pernas tem o seu sexo biológico, podendo ser feminino (vagina), masculino (pênis) ou interssexo. E por fim, o que tem por fora é como você se expressa, em uma escala de feminino, masculino ou neutro.Boneco de gênero

Agora que isso foi dito, nada de misturar as coisas, em! E, na dúvida, pergunte a pessoa como ela se identifica ou prefere ser tratada, de forma delicada e respeitosa, acima de tudo, pra evitar constrangimentos, ok?!

Por que as nomenclaturas são importantes?

As siglas do LGBTQIA+ parecem incomodar muita gente, desde os preconceituosos até os supostos aliados. Tá, eu entendo, é muito nome, às vezes parece até demais.

Mas assim como em todas as áreas de estudo, é importante fazer denominações. Por exemplo, é muito mais fácil nomear as coisas do que ter que trazer a explicação completa toda vez: “eu posso me atrair por todos os gêneros” é muito mais do que dizer “sou panssexual”.

‘Dar nome aos bois’ ajuda não só a entender como a se encontrar. Afinal, as siglas estão aí pra abranger quem tá fora do padrão e encontrar pessoas como você ajuda muito no processo de aceitação. E, fala sério, é muito mais fácil encontrar semelhantes quando vocês têm um “nome”, certo?

Você não precisa decorar todas elas se isso não for causar impacto na sua vida (seria legal se aprendesse elas, mas se não der, tudo bem). O importante é respeitar e lembrar que elas são importantes pra quem precisa delas. Com isso dito, vamos pra as nomenclaturas!Orientação sexual: o que é e quais as possibilidades

Quais são as orientações sexuais?

Existem vários tipos de sexualidade dentro dessas orientações. Inclusive, é importante mencionar aqui que algumas pessoas têm uma sexualidade fluida, o que é completamente normal. Porque se for ver bem, a sexualidade realmente não é 100% estática, e pode sim flutuar conforme os momentos da sua vida.

Heterossexual e heterorromântico

A orientação sexual mais conhecida e estabelecida como padrão (loucura!) na nossa sociedade. Chamamos de heterossexual aqueles que sentem atração sexual pelo gênero oposto.

Normalmente a sua romanticidade (ou seja, por quem você se apaixona) é a mesma por quem você se atrai. Mas em alguns casos (e eu vou entrar nisso mais pra baixo), ela pode ser diferente.

Então os heterorromânticos são aqueles que tem uma atração afetiva por pessoas do sexo oposto.

Ah, curiosidade, quando pensamos em pessoas que só se atraem por um único gênero, podemos dizer “monossexualidade”. É um termo guarda-chuva pra ajudar nas classificações, mas não é um termo do LGBTQIA+, porque abrange tanto héteros quanto gays e lésbicas.

Homossexual e homorromântico

Os homossexuais são as pessoas que gostam de manter relações de sexo e/ou amor com pessoas do mesmo gênero que elas, como homem que gosta de homem (gays) e mulher que gosta de mulher (lésbicas).

Outra curiosidade: pessoas não binárias podem se identificar como lésbicas, gays ou heterossexuais, caso se sintam confortáveis com o termo (até porque, em muitos casos, é mais fácil de ser entendido).

Mas existem outros nomes bem menos conhecidos que foram criados pra quem não tá dentro da binaridade de gênero, sendo Ginessexual (atração pelo feminino) e Androsexual (atração pelo masculino).

Multissexual e multirromântico (bi ou pan)

A multisexualidade é o oposto da monossexualidade. Ou seja, é um termo guarda-chuva pra quem se atrai por vários gêneros. Os mais conhecidos são a bissexualidade e a pansexualidade.

Há bastante debate sobre a diferença entre elas e alguns outros termos que vem surgindo, especialmente porque ainda tem muito transfóbico querendo que a bissexualidade exclua pessoas trans (o que não vai acontecer!).

O que você precisa saber mesmo, é que eles podem se atrair por qualquer gênero e isso não faz deles mais aptos à traição, nem depravados, nem predadores, tá bom?

Essa sexualidade é focada em atração por pessoas que podem consentir um relacionamento, ou seja, acabou o preconceito horrível que alguns têm de achar que isso abrange zoofilia ou pedofilia!

Assexual e aromântico

Algumas pessoas sentem pouca ou nenhuma atração sexual pelos outros, independente de sua atração romântica. Sim, os assexuais podem ser birromânticos, heterorromânticos ou homorromânticos! Os assexuais sentem mais prazer comendo um pedaço de bolo do que transando, por exemplo.

E não há nada de errado com isso! Por mais que não se fale muito no assunto, cerca de 7% das mulheres e 2,5% dos homens são assexuais no Brasil. Dentro da assexualidade existem outros espectros e formas de se expressar, como a greyssexualidade e a demissexualidade, então acesse nosso conteúdo e saiba mais!

Ah, e os aromânticos podem ser heterossexuais, homossexuais ou multissexuais, e tá tudo bem. Eles apenas sentem pouca ou nenhuma atração romântica e tem dificuldade em se apaixonar — não por traumas ou qualquer outra coisa, não digam essas gafes!

Alossexual e alorromântico

Por fim, se tem um assexual ou um aromântico, tem que ter o seu oposto, certo? São os Alos! A alossexualidade e a alomanticidade são o “padrão” da sociedade, ou seja, são aquelas pessoas que se sentem atração romântica pelas pessoas sem nenhuma restrição e baseada apenas em suas preferências pessoais.

Todo mundo precisa se identificar com um rótulo?

Os tipos de sexualidade são muitos e, gostando ou não, eles podem fazer uma diferença e tanto pras pessoas. Isso porque a orientação sexual tem um impacto forte nas pessoas e em como elas mesmas se tratam.

Você não precisa se rotular, especialmente se você não se sentir confortável ou não ter certeza. As siglas estão aí pra te ajudar e encontrar uma comunidade parecida com você, pra te dar apoio e te ajudar no seu aceitamento.

Se entender também te ajuda a se respeitar mais. Então você não precisa se identificar como homossexual, mas perceber que não atraí tanto pelo gênero oposto, por exemplo, vai te ajudar a evitar situações que cruzem seus limites ou te deixe desconfortável (como aceitar sair ou beijar alguém do gênero oposto ao seu).

Então não, não precisa. Mas se sentir que vai te ajudar, eles estarão aqui pra você!

Bem, agora que você já entende o que é orientação sexual e conhece alguns tipos de amor e desejo, esperamos que consiga compreender melhor seus sentimentos e ter todo o prazer que você merece! Aproveite também pra conferir filmes LGBTQIA+ pra assistir.

Nos vemos lá!

7 comentários sobre “Orientação sexual: o que é e quais as possibilidades

  1. Giovanni disse:

    Mesmo você fazendo um bom trabalho de falar de várias orientações sexuais, foi meio simplista. A ideia de que a orientação sexual é algo rígido é mentira. Na verdade, todas as orientações são fluidas e tudo bem.

    • Amigo disse:

      Sempre me reporto aos anos 60 e onde cantores e políticos, em especial, que viveram a fluidez sexual naquela década, em que atualmente os netos sabem da amizade havida entre seus avós e avôs sem imaginarem que podem ter tido fluidez sexual homo e hetero, até num intervalo de 24 horas, no tipo de na madrugada poder ter sido hetero e a tarde, homo! Até meu primeiro ficar homo foi semelhante (foi em 1986): colega casado com regular conjugal e por ter me despertado atração acabou ele mesmo sugerindo eu “senti-lo”!

  2. Leandro Belfort disse:

    Em algumas pesquisas (inclusive senso) é perguntado se vc é Homem ou Homem Cis e não consigo resposta sobre a diferença entre essas nomenclaturas de identidade de genero.

    • Amigo disse:

      Acho interessante o formulário que segue uma espécie de padrão da Polícia: Masculino ou Feminino! Em perguntas como Homem ou Homem Cis, pode sugerir locais que limitam pela Sexualidade, já que perguntar diretamente possa evidenciar claramente o preconceito! Nos Censos, inclusive nesse último, Não me perguntaram, presumo ter havido contigo, uma curiosidade inerente aos cisgeneros e, comecei a perceber quando fui me aproximando dos 50 anos e solteiro! Homem que “busca chegar” olha se estou com aliança ou pergunta se já “fui bissexual”!

    • Dona Coelha disse:

      Oi Leandro, obrigada por comprtilhar sua dúvida, sei que ela acaba sendo a dúvida de muitos outros também.
      O termo cis ou cisgênero tem sido bastante usado para visibilizar as pessoas que nascem um aparelho genital diferente do gênero que se indentificam, ou até nenhum gênero.
      Por exemplo, podemos chamar de homem cis quem nasce com pênis e se reconhece dentro do gênero masculino, o mesmo para mulher cis que nasce com vulva e se identifica como gênero feminino.

      • Marcelo Bauleo disse:

        É nítida a confusão que vossa senhoria, Sra. Coelho, demonstra. Fica claro a nesse cidade de dar MUITAS explicações para explicar o INEXPLICÁVEL. A confusão fica evidente pela necessidade de se acrescentar muitas letras iniciada pelo L. Lgbt… E falta a letra principal o “H” de Humano. Só o H deveria existir. Mas alguns escolhem deixar o Humano de lado e optar pela confusão.

        • Dona Coelha disse:

          Com certeza Marcelo você deve ser um homem cis e hétero, acertei?
          É muito fácil nessa posição você desacreditar de um movimento tão importante como a visibilidade LGBTQIA+. Fora o questionamento de apoia a causa e é sexóloga, como é o meu caso.
          Entenda que o “+” da sigla abrange todas outras formatações de orientação sexual que existem. Se você se sente mais confortável o seu H do humano se encaixa aí, mas a representatividade e legitimidade das siglas só pode ser questionada por quem faz parte do movimento.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.