Orgasmo: o que é e como chegar lá? Dona Coelha responde!

Mulher chegando na linha de chegada de uma corrida

Você sabe o que é orgasmo? A melhor parte do sexo, definido pelo dicionário como o momento máximo do prazer e da excitação, que causa efervescência de sentimentos ao mesmo tempo em que gera uma incontrolável e intensa satisfação. Ahh… o orgasmo!

Tão bom e prazeroso, pode-se dizer que ele nem precisa de uma definição, não é mesmo? Porém, é incrivelmente grande o número de pepecas que ainda não provaram o clímax da sexualidade e que procuram por dicas e formas de como alcançar esse prazer tão intenso e inesquecível.

Justamente por isso, o post de hoje da Dona Coelha é para você que quer entender mais a fundo o que é e quais as melhores formas de ter um inesquecível orgasmo! Ficou com água na boca? Então, vamos lá!

O que é orgasmo? Desvendando o mistério!

Biologicamente explicável, o orgasmo é uma inteligente armadilha do processo evolucionista. Ele tem como principal objetivo garantir a reprodução das espécies, atraindo-as para o ato sexual através do prazer alcançado durante a sua prática.

Mas, nós, seres humanos, diferente de vários outros animais, buscamos transar em qualquer época do ano e puramente por prazer. Quando você descobre que os níveis de relaxamento e euforia podem ir além do que você está acostumade, nunca mais abre mão de um bom sexo com orgasmo!

Cérebro em ação: os efeitos na mente!

Se você acredita que o sexo é exclusivamente função do corpo, está muito enganade! Todo o cérebro está atento e funcionando ao longo do processo, desde as preliminares até o orgasmo.

O córtex é o primeiro que trabalha. Ele processa as imagens, os gestos e demais dados emitidos pelo parceiro ou parceira e os encaminha para o septo. Essa região do sistema límbico é a responsável por comandar as sensações de prazer.

Rapidamente, outra parte do órgão, o hipocampo, determina se essas informações agradam ou não. Para os casos positivos, imediatamente é emitida a ordem para que os órgãos sexuais comecem a se excitar, enquanto substâncias são enviadas por meio do fluxo de sangue.

É incrível como o corpo humano funciona como uma máquina, não é? Chegar ao orgasmo é bem mais complexo do que parece e muito mais fácil de acontecer do que você imagina!

Durante o sexo, as estimulações fazem com que o sistema límbico continue sendo acionado. Dessa forma, interfere no funcionamento de diversas áreas cerebrais, que começam a gerar reações involuntárias no corpo.

Com o ritmo intensificado o corpo é direcionado para atingir o seu clímax: um delicioso orgasmo! Aulão de biologia, não é?! Mas, calma, ainda não acabamos!

A Hora H – explosão de sensações!

Como acontece o orgasmo dona coelha

Preparades? É aqui vai a explicação biológica para o orgasmo:

O sistema nervoso emite uma ordem para que os batimentos cardíacos acelerem – garantindo, assim, que não falte sangue nos músculos. Ao mesmo tempo, os pulmões colaboram possibilitando uma respiração mais rápida e curta.

O suor, presente na maioria dos casos, é uma defesa do sistema humano que procura manter a estabilidade do corpo nesse momento de euforia. E, para não dar “pane”, o organismo recebe um jato de endorfina, que resulta em um efeito calmante e de relaxamento profundo.

Como saber se tive um orgasmo? Entenda os sinais!

Ufa, muita coisa e muitos nomes estranhos envolvidos, não é?! Não se preocupe, a Dona Coelha simplifica! Aqui vai uma explicação no “bom português” para você saber se teve um orgasmo:

Quando você chega no clímax, sente aquela deliciosa sensação de curto-circuito, que se espalha por todos os músculos e garante o relaxamento mais profundo, que todos nós gostamos (e merecemos) depois de tanta tesão e movimento. 

Isso é ter um orgasmo! Essa sensação incrível, única e quase indescritível é universal, mas existem algumas diferenças na experiência de acordo com os sexos. Antes de continuar, é essencial que você saiba a diferença entre sexo e gênero, que explicamos aqui no nosso post sobre identidade de gênero!

Leu? Então, vamos lá!

Diferenças entre o orgasmo peniano e vaginal

As diferenças são gritantes e algumas facilmente elencadas. Veja os pontos mais importantes e interessantes do orgasmo de cada um dos sexos e entenda essas particularidades:

  • Orgasmo para quem tem pênis

Quem tem pênis atinge o orgasmo com uma maior facilidade. Basicamente falando, o clímax é atingido quando o órgão é tocado e estimulado – por meio da masturbação ou do sexo oral – ou, ainda, durante a penetração.

Outra diferença marcante é que, apesar de acontecer mais rapidamente durante o sexo, esse orgasmo dura um tempo relativamente pequeno, enquanto o período refratário – a fase de recuperação entre o orgasmo e uma nova atividade sexual – é consideravelmente longo.

Quanto tempo dura um orgasmo dona coelha

Aliás, você sabia que quem tem pênis está mais sucinto, também, a encerrar suas atividades logo após um único orgasmo? Nem sempre a recuperação é suficiente e a pessoa está pronta para outra – o que é super natural, viu?!

  • Orgasmo para quem tem vagina e clitóris

Por outro lado, quem tem o vagina e clitóris demora mais para atingir o orgasmo, precisando de incentivos que vão, em muitos casos, além da penetração, como a estimulação de outras zonas erógenas, tais como ponto G e o mamilo.

Ao atingir o clímax, aprecia-se um período bem mais longo de prazer, dispensando, em alguns casos, a parte da recuperação e emendando uma nova atividade sexual sem descanso!

Ah, e mais: o orgasmo múltiplo é possível para quem tem pepeca!

Você sabia também que existem diferenças entre gozar e ter um orgasmo? Confira tudo aqui no nosso blog!

Por que saber o que é um orgasmo? Essa é fácil…

Fora tudo o que foi falado até agora, sobre as diferenças entre o orgasmo estimulados no pênis e na vagina, há mais uma exorbitante divergência que vale a pena mencionar:

O orgasmo peniano é super identificável, afinal, ao chegar no clímax, acontece a ejaculação. Por outro lado, se você é do time de quem tem vagina, o orgasmo pode ser bem mais discreto, sem ejaculações ou outro sinal tão perceptível.

Por conta disso, muita gente acaba o sexo fingindo que gozou e, muitas vezes, sem saber se chegou ao orgasmo ou não, pois acredita que, para isso, necessariamente precisa ejacular. 

Pepecas orgásticas: as diversas possibilidades de se ter prazer

Recentemente, foi publicado um estudo pela revista turca Neuroquantology que definia os 4 tipos de orgasmo para quem tem xoxota: o vaginal, o clitoriano, o misturado e os múltiplos.

Quais desses você já experimentou? Conheça um pouquinho de cada um dos tipos e tenha novas e incríveis experiências:

  • Orgasmos vaginais

Mesmo que os dados digam que esse é o mais difícil de atingir, muitas pepecas chegam ao orgasmo vaginal.

Vários fatores colaboram para alcançar o clímax, dentre eles o autoconhecimento da zona erógena, o envolvimento e a disposição.

Alguns acreditam, ainda, que a investida em diferentes posições sexuais seja um importante componente para a plena satisfação, bem como uma performance mais prazerosa na hora H.

Vale a pena ressaltar, ainda, que a excitação também é estimulada pelas circunstâncias. Um clima legal e as palavras certas podem deixar você, ou a pessoa amada, molhadinhes de modos diferentes. Por isso é importante sempre deixar claro as preferências para o companheiro ou companheira.

Para apimentar a relação, há uma infinidade de opções de produtos eróticos e brinquedos que podem estimular o prazer. Desde géis funcionais, kits eróticos e vibradores, o importante é ir testando as opções ao longo da vida para se permitir ter experiências únicas!

  • Orgasmos clitorianos

O clitóris é uma das mais importantes zonas erógenas existentes na vulva e merece grande atenção na hora do rala e rola. Você sabe onde fica o clitóris e como estimulá-lo? A gente explica tudo sobre o órgão do prazer aqui no nosso blog, não vai perder, em…

Com cerca de 8 mil terminações nervosas, mais que o dobro do pênis, o clitóris é uma verdadeira maravilha da natureza, que ajuda a ter tesão e leva direto para o orgasmo.

Diferente do que ouvimos por aí, esse órgão não é um “grão de feijão”, não. Apesar de a parte visível ser realmente pequena, quando excitado, o clitóris pode atingir até 9 centímetros.

Contudo, é essencial um cuidado: antes de estimular o clitóris, seja na masturbação ou durante o sexo, é preciso gerar excitação para o órgão. Por isso, nunca vá direto para essa zona erógena. Alguns produtos eróticos podem contribuir para este tipo de orgasmo – um dos grandes destaques são os vibradores clitorianos.

  • Orgasmo misturado

Sexólogos e profissionais do sexo concordam em um ponto: a mistura do orgasmo vaginal com o clitoriano é o melhor ápice de prazer que uma pepeca pode ter! O melhor de dois mundos, esse tipo de orgasmo pode ser duas vezes mais intenso do que qualquer outro.

Para conseguir ter uma experiência dessa, é necessário envolver o companheiro ou a companheira em posições sexuais mais propícias, de forma a estimular tanto a vagina como o clitóris. Ou basta ter um vibrador rabbit, que dá conta do recado muito bem!

Outro ponto importante para ter um orgasmo misturado é estar bem excitade antes da relação de fato começar. Portanto, capriche nas preliminares! Beijem, toquem, massageiem e sintam o desejo em ter essa experiência nova crescer antes de partir para o sexo.

  • Orgasmos múltiplos

Por fim, mas não menos importante, os orgasmos múltiplos são uma fonte de prazer inesgotável e valem a pena de serem vividos. Vale citar que são orgasmos sequenciais, sem descanso ou com intervalo mínimo de segundos, certo?

As xoxotas possuem a predisposição para essa experiência, enquanto os pênis não, já que precisam de um tempo de recuperação maior entre um orgasmo e outro.

Para ter este tipo de orgasmo, logo após o clímax ter sido alcançado pela primeira vez, é necessário não interromper a estimulação, seja ela feita através da penetração, do toque ou do sexo oral.

A sensação é esplêndida e pode ser conquistada (também) durante a masturbação! Inclusive, algumas pessoas acreditam que suas principais experiências, nesse quesito, ocorrem sem a ajuda externa – um ótimo jeito de chegar ao orgamos sozinhe.

E como chegar ao orgasmo? Dicas Dona Coelha

Tudo o que você leu até aqui deve ter servido para ter ideias de como alcançar o máximo da excitação, certo? Ainda assim, que tal conferir agora uma lista completa com as melhores, mais diretas e objetivas dicas para pepecas sobre como chegar ao orgasmo?

Veja o que separamos para você:

1. Exercite a região pélvica

A região pélvica é constituída por músculos que devem ser exercitados para uma melhor performance na cama.

Entre os muitos exercícios que priorizam a região, três são bem simples de se fazer e contribuem muito na hora de alcançar o orgasmo. São eles: a contração perineal lenta, a contração perineal rápida e a báscula pélvica.

O método Kegel e o pompoarismo são técnicas perfeitas para fortalecer a região pélvica!

2. Brinque com o seu corpo

A masturbação é uma das formas mais gostosas e divertidas de se ter prazer enquanto o corpo é desbravado.

Desfrute de bons banhos, compre produtos eróticos e crie sensacionais experiências sexuais sozinhes. Como diz no filme “A Verdade Nua e Crua”, você tem que querer fazer sexo com você mesme para que outras pessoas também o queiram.

3. Explore o clitóris

Falamos bastante do clitóris nesse post e tenho certeza de que vocês estão interessades em explorar a região mais do que nunca – ainda mais se nunca teve uma experiência de prazer nessa espetacular zona erógena.

Então, é hora de trabalhar a criatividade e aprender tudinho que esse órgão incrível pode te proporcionar. Leia mais aqui no nosso blog e se lembre de ter muito carinho, cuidado e disposição.

4. O famoso Ponto G

Os orgasmos vaginais estão, sobretudo, ligados ao encontro e incentivo do ponto G e, por isso, é de muita importância que você saiba tudo sobre esse ponto.

Mais uma vez, ressaltamos o quanto é importante que a masturbação vaginal aconteça, pois, através dessa prática, torna-se mais simples esse encontro, divisor de águas para muitas pessoas.

Que tal descobrir esse ponto de prazer em você agora mesmo?

5. Abuse de lubrificantes

Na hora do sexo ou da masturbação, os lubrificantes e géis funcionais são grandes aliados para deixar o momento mais prazeroso. Isso porque eles diminuem o atrito com a pele, evitando desconfortos e dores, e garantem um prazer mais intenso.

Além disso, eles ajudam muito na hora de alternar o ritmo da transa. Não deixe de usá-los!

6. A melhor posição

Um Kama Sutra inteiro de opções! Não se satisfaça com menos do que isso, não sem antes provar cada uma das posições, certo?

Depois de algum tempo, é inevitável que você saiba de cabeça quais são as melhores posições para atingir o orgasmo, mas, antes disso, invista em conhecer todas para ter uma mais completa experiência de prazer.

Confira mais em “Guia definitivo de posições sexuais”.

7. Siga o seu ritmo

Por fim, a última dica é também a principal: tenha seu tempo e siga o seu ritmo!

O sexo é bom, mas tem que ser feito com vontade, por isso, não se sintam forçados a absolutamente nada dentro desse assunto. Vocês são donos do seus corpos e fazem com eles apenas o que lhes parece certo e seguro, combinado?

Para atingir o orgasmo, não fique preocupade pensando “eu tenho que conseguir gozar!”, em vez disso, curta, relaxe e deixe a sensação vir à tona!

Você já teve um orgasmo?

Se estiver em dúvida, provavelmente a resposta é não, afinal, apesar de ser praticamente impossível defini-lo, quem já sentiu sabe o doce sabor que o orgasmo tem, bem como a sensação que fica de “quero mais”.

Mas, não se preocupe! Coloque em prática tudo o que foi falado aqui e procure ficar tranquile sobre o assunto e, sim, o orgasmo virá!

Não deixe de nos contar essa experiência marcante! E, se não quer perder nenhum de nossos conteúdos, aproveite para fazer o cadastro em nossa Newsletter. Para mais conteúdos sobre sexo, relacionamento, sextoys e desconstrução, acompanhe a Dona Coelha nas redes sociais!

2 comentários sobre “Orgasmo: o que é e como chegar lá? Dona Coelha responde!

  1. Mayara Araújo disse:

    Olá Dona Coelha!
    tudo bem?
    Estou com certa dificuldades na hora do sexo, não consigo chegar lá, quase chega, mais não acontece. Namoro um rapaz transexual, ele vem se queixando que não é suficiente para mim, pois não consigo ter orgasmo, e ficou envergonhada qnd ele se toca. Confesso que não conheço muito meu corpo(nunca me toquei), acredito que tenha um bloqueio, estou tentando buscar ajuda, pois quero me conhecer, quero ter mais prazer e chegar lá.

    • Dona Coelha disse:

      Oi Mayara,
      Agradeço muito sua confiança por compartilhar suas experiências e dúvidas conosco. Queremos ressaltar que você não está sozinha nessa jornada de descoberta e prazer. É muito comum que algumas pessoas enfrentem desafios na hora do sexo e tenham dificuldades em atingir o orgasmo.

      Para chegar lá o autoconhecimento é fundamental. Recomendamos que você comece explorando seu próprio corpo e se familiarizando com suas zonas erógenas. A masturbação pode ser uma ótima forma de se conectar com seu próprio prazer e descobrir o que lhe proporciona mais excitação. Lembre-se que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra.

      Além disso, a comunicação aberta e sincera com seu parceiro é essencial. Conversem sobre suas expectativas, desejos e preocupações. Juntos, vocês podem explorar novas formas de prazer e descobrir o que funciona melhor para ambos.

      Caso sinta necessidade, buscar a orientação de profissionais especializados em sexualidade pode ser uma opção valiosa. Ter um espaço seguro para compartilhar suas questões e receber orientações específicas pode ajudar no processo de autodescoberta e no fortalecimento da sua intimidade.

      Lembre-se de que cada jornada sexual é única e o importante é valorizar o prazer e o bem-estar de ambos. Estamos aqui para apoiá-la nessa busca pelo autoconhecimento e pela vivência de uma sexualidade plena. Conte conosco!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.