mulher exercicio pompoarismo

O que é Pompoarismo? Entenda os benefícios dessa técnica

A ideia – culturalmente – construída de que tudo que é alusivo à vagina é sexual reforça a falta de conhecimento sobre as doenças relacionadas a ela e ao útero. A verdade é que, desde cedo, nós, mulheres, somos educadas a reprimir esses assuntos. Por isso, fala-se tão pouco sobre exercícios íntimos.

Pompoarismo é uma “ginástica íntima” que se resume em: contrair e relaxar o músculo do canal vaginal em movimentos repetidos, por um tempo determinado. Mesmo que essa prática tenha sido usada para melhorar a vida sexual, também colabora positivamente com a saúde das mulheres.

Como funciona o Pompoarismo?

Embora esse exercício físico comece pelo canal vaginal, ele é capaz de chegar até a área do nosso períneo, que também é chamado de “assoalho pélvico”.

Essa região contrai uma musculatura muito importante para o nosso corpo. Afinal, é ela que dá sustento à bexiga, à uretra, ao útero e ao reto. Ou seja, fazer com que o períneo seja estimulado é uma forma da mulher ter controle de uma parte de seu baixo ventre.

Incrível, não é mesmo?

como fazer pompoarismo yes we can do it

Assim como todo exercício físico traz benefícios para o nosso corpo, com a ginástica íntima não é diferente.

Imagine só, que para você alcançar esse feito, não é preciso muito. Se você está achando que é impossível conseguir ter o controle do seu canal vaginal, saiba que já ensinamos aqui no blog, que, assim como qualquer outro músculo, ele pode e deve ser exercitado.

Corre para conferir o nosso passo a passo para iniciar a técnica!

Você deve estar se perguntando: “Ok, Dona Coelha, e para que eu faria esse tipo de exercício?”.

Quais são as vantagens de praticar o Pompoarismo?

As vantagens são muitas!

A mulher com as suas questões sexuais em dia, também apresenta uma saúde mental impecável. Por isso, não é comum dividir sexualidade de saúde. Mas, para este post, faremos uma divisão puramente didática entre: vantagens da saúde física x vantagens prazerosas.

Ok? Vamos lá!

pompoarismo mulheres saude intima

Vantagens de praticar o Pompoarismo para a saúde física!

A autoconsciência perineal está totalmente associada à saúde, como já foi reforçado. Conheça mais sobre algumas doenças que podem ser evitadas com a prática do Pompoarismo:

Incontinências

Em nosso baixo ventre temos dois esfíncteres. O esfíncter interno – que é involuntário – e o esfíncter externo – que conseguimos controlar. É graças ao “voluntário” que podemos decidir a hora de ir ao banheiro. Tanto para urinar, quanto para defecar.

A mulher que tem incontinência é aquela que perde patência do esfíncter voluntário. Ou seja, ela tem a sua capacidade de manter essa via obstruída ou desobstruída prejudicada, pois o músculo vai ficando flácido, relaxando e ficando “frouxo”.

Disfunções Sexuais

  • Flacidez vaginal: além do exercício com o músculo pubococcígeo, também conhecido como PC, que se estende do osso púbico ao cóccix, nós, mulheres, ainda temos que cuidar da flacidez vaginal. Quando não exercitamos nosso períneo, a região fica flácida, e os órgãos, como a bexiga, podem “descer”, sendo necessária a realização de uma cirurgia para colocá-la no lugar.
  • Vaginismo: mulheres que sofreram abuso, que tiveram uma educação muito rígida, que perderam a virgindade de uma maneira traumática, entre outros distúrbios psicológicos, podem – involuntariamente, por meio de seu inconsciente – contrair os músculos da vagina na hora do sexo. Imagine que esse momento, que deveria ser de muito prazer, passa a ser de dor e sofrimento.
  • Dispareunia: essa disfunção também está relacionada a dor na hora da relação. Porém, suas causas podem ser diversas, como: falta de lubrificação, inflamação ou irritação do órgão genital (na parte interna ou externa), um trauma cirúrgico ou obstétrico e até distúrbios na fase da excitação. As dores podem ser leves ou muito intensas.
  • Anorgasmia: é possível definir essa disfunção como a incapacidade de chegar ao orgasmo. Ela pode aparecer desde a primeira relação da mulher, em uma fase de sua vida, ou em alguma situação específica, como um parceiro, por exemplo. A causa da impossibilidade de chegar ao orgasmo pode advir de desordens psicológicas, culpa (cristã, machista) de praticar sexo, desinformação, desconhecimento do próprio corpo, exposição extrema a conteúdos pornográficos, entre outros.

Viu só como Pompoarismo é sinônimo de prevenção? Exercitar as partes íntimas é tarefa de casa, para todas as mulheres de todas as idades!

prevencao anorgasmia dispareunia vaginismo flacidez vaginal pompoarismo

 

Vantagens prazerosas

Pensando em tudo que foi apresentado até o momento, fica fácil entender que, tendo controle da sua musculatura íntima, o sexo vai melhorar!

Com a prática regular desses exercícios, a combinação do alto fluxo sanguíneo com a força muscular no PC, faz com que nossos orgasmos fiquem mais intensos e nós fiquemos mais excitadas.

Neste vídeo, eu conto os 6 principais benefícios relacionados aos prazeres, confira!

3 acessórios para treinar o Pompoarismo!

acessorio treino ben wa pompoarismo bolinhas tailandesa

 

“Dona Coelha, vale a pena contar com a ajuda de acessórios para pompoarismo?”

Sim! Muito! O uso inteligente de produtos contribui facilitando a sua prática. Os nossos acessórios são verdadeiras ferramentas. Reunimos aqui três opções para que você reduza o seu trabalho, principalmente se for iniciante:

Acessório 1: Ben-Wa

O que é Ben-Wa? São bolinhas tailandesas muito funcionais para a iniciação da prática do Pompoarismo. Elas auxiliam a mulher a ganhar mais força, com menos tempo.

As bolinhas Ben-Wa medem cerca de cinco centímetros cada, podem ser duas ou mais, e vêm ligadas por um cordão de silicone.

Neste texto você pode entender certinho como adequar as bolinhas e fortalecer seu assoalho pélvico.

Acessório 2: Cone

Assim como as bolas Ben-Wa, o cone funciona para que a mulher consiga ter mais prática e força, com menos esforço.

O Pompoar Kit de Cones, por exemplo, é um conjunto de cinco cones reutilizáveis de tamanho e formato idênticos. Porém, cada um deles tem um peso para potencializar o fortalecimento dos músculos pélvicos.

Isso quer dizer que: cada um dos cinco cones possui uma cor diferente, para que você consiga identificar seu peso. Assim, você pode ir aumentando a gradação de dificuldade, utilizando os cones, desde o mais leve até o mais pesado.

Alerta de erro: lembre-se de que quando o cone é muito leve, ele não sai do canal vaginal com a musculatura relaxada, e quando está muito pesado, ele “cai” mesmo com a musculatura contraída.

Acessório 3: Guia Prático de Pompoarismo

Se você é da leitura e gosta de fazer tudo com instrução, recomendamos O Guia Prático de Pompoarismo Hot Flowers. Ele é um manual para as iniciantes, cheinho de ilustrações e métodos, para que os treinos diários de quem está iniciando a prática do pompoarismo sejam guiados.

É importante lembrar que: incontinências e disfunções são assuntos muito sérios e precisam de acompanhamento profissional. Não recomendamos a prática do exercício de forma autônoma, consulte seu ginecologista, psicólogo(a) ou sexólogo(a).

Quer saber mais sobre a saúde e a sexualidade da mulher? Então se inscreva em nossa newsletter e receba novidades sobre esse tema e muitos outros diretamente em seu e-mail!

Receba nossos emails

CADASTRAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, temos uma oferta especial para você!

GANHE 10% OFF

basta se inscrever na nossa newsletter
EU QUERO DESCONTO!

IMPORTANTE: Esta oferta é limitada e não irá se repetir!
Fechar ( X )

Nós  SUPERELA

Você que conheceu nosso site pelo Superela tem _DESCONTO  na sua primeira compra.
CADASTRAR
Oferta válida apenas para compras acima de R$ 100
close-link
Seu cadastro garante que será a primeira(o) a receber as ofertas de Black Friday.

Receba nossos emails

CADASTRAR
Descontos de Valentine's Day
Seu cadastro garante que será a primeira(o) a receber as ofertas do Valentine's Day.