Sexo na terceira idade: sem prazo para o prazer

Casal de idosos apaixonados

A terceira idade é a fase da maturidade e experiência! É nesse período em que as pessoas têm uma rica bagagem de conhecimento e memórias. Porém, quando se trata do assunto sexo na terceira idade, ainda podem se sobressair algumas dúvidas e incertezas, principalmente em relação a esta: será que é possível ter uma vida sexual ativa e saudável depois dos 60 anos?

Hoje, a Dona Coelha está aqui para te contar tudo sobre o assunto e como o autoconhecimento é tão importante nesse momento. Mesmo estando ao lado de seu parceiro ou sua parceira há anos, conhecer a si mesmo ainda é um desafio, afinal, nós estamos em constante transformação.

Então, prepare-se para descobrir mais sobre esse tema de forma muito simples e prática. Neste post, ainda vou falar sobre situações comuns entre pessoas da terceira idade, como dificuldades em atingir o orgasmo e o que é possível fazer para ter de volta toda a vitalidade sexual sem medo e sem vergonha. Vem comigo!

1 – Sem prazos para o prazer: como ter uma vida sexual ativa depois dos 60

Imagine a seguinte sequência de alguns filmes de romance: o homem está extremamente apaixonado pela mulher e, sedento pelo seu corpo e seu amor, atravessa estados, mares e oceanos para chegar até ela e viver uma linda história a dois. Pois é, um pouco fora da nossa realidade, não é mesmo?

Mesmo a vida real não ter com frequência esse tipo de acontecimento, nós sabemos que durante a juventude é comum que as pessoas tenham mais libido e estejam dispostas a se relacionar sexualmente mais vezes ou por mais tempo. Sabemos, também, que na terceira idade tudo isso diminui e alguns casais até param de vez de se relacionar.

Mas, a boa notícia é que é possível ter uma vida sexual ativa e muito saudável quando estamos na melhor fase da vida! O primeiro fator para isso acontecer é claro: o respeito mútuo. Afinal, ambos do relacionamento sabem que essa fase não é a mesma daquela de anos atrás, por isso, é muito importante saber que o outro, assim como você, mudou.

Outro aspecto importante a ser levado em consideração são os problemas de saúde que acarretam com a idade, como problemas cardiovasculares e diminuição dos hormônios. Por isso, garanta que todos os seus exames estejam em dia e sempre busque um especialista para você ter a saúde sempre 100%. Veja a seguir:

2 – Como lidar com os aspectos comuns da terceira idade

A chegada da terceira idade vem acompanhada de muitos conhecimentos, experiências e ainda alguns fatores relacionados à saúde e disposição. Por isso é sempre importante levar todos esses aspectos em consideração, afinal, a falta de vontade de relações sexuais na terceira idade está atrelada a muitos deles.

Um dos fatores que inibem a excitação na terceira idade é o tempo de ereção peniana. Isso acontece porque, ao decorrer dos anos, os homens têm redução da testosterona, hormônio que está atrelado diretamente como apetite sexual. Mas, não é só isso.

O tempo que o idoso sustenta a ereção é menor, se comparado aos tempos de juventude. Claro, a média de tempo muda de uma pessoa para outra, pois há os aspectos de saúde, se ele tem uma vida saudável e pratica exercícios físicos.

As mulheres, por sua vez, também têm mudanças no apetite sexual, pois geralmente nessa idade acontece uma disfunção conhecida como dispareunia, que nada mais é do que um sentimento de incômodo durante a relação, tendo como sua causa a falta de lubrificação na vagina e a menopausa.

Atualmente, tanto os homens quanto as mulheres podem fazer a reposição hormonal com acompanhamento médico para que possam diminuir essas disfunções e tenham um aumento do desejo sexual, se desejarem.

Mudanças na vida sexual na terceira idade

3 – Sexo não é só penetração: conheça novas formas de prazer

O nosso corpo é cheio de pontos sensíveis ao toque, desde uma carícia nos lábios até uma massagem estimulante são capazes de proporcionar sensações muito prazerosas. Então, não somente na terceira idade, mas em todas as fases da vida, é muito interessante buscar novas formas de prazer.

Já ouviu falar em Gouinage? Vale a pena saber o que é e como praticar! Dá uma olhadinha lá!

Para estimular ainda mais a relação, os óleos massageadores com aromas e cheiros super estimulantes e, para as vaginas, existem os vibradores líquidos que são produzidos especialmente para lubrificar a região e ainda promover sensações diferentes como pulsação e até um calor a mais.

Agora, tanto para mulheres quanto para os homens, é super interessante usar géis e óleos excitantes que são criados para estimular o prazer do casal. Então, se você busca por experiências inesquecíveis e que devolvam o sentimento de prazer a dois, vale super a pena experimentar esses produtos.

Então, tudo vale quando a intenção é buscar novas maneiras de prazer de acordo com o nosso autoconhecimento. Afinal, o que pode ser bom para uma pessoa pode não ser para outra, por isso, conhecer seu próprio corpo e entender a vontade do outro é maravilhoso para uma vida sexual ativa e, principalmente, saudável.

Brinquedos eroticos na terceira idade

4 – Novas experiências sexuais à dois

A melhor parte do decorrer da vida são as possibilidades de viver novas histórias, adquirir experiências inesquecíveis e conhecer gostos que jamais imaginaríamos ter. Como nós já sabemos, ter a vida sexual ativa não depende da idade, por isso, atualmente existem sextoys perfeitos para aqueles que desejam apenas um estímulo novo.

Se você sentir vontade e curiosidade de conhecer outros produtos estimulantes, vale a pena buscar brinquedos sexuais para aumentar o prazer e ainda descobrir novas sensações, como os vibradores para as mulheres e, para o homens que sentem dificuldade em controlar a ejaculação, o anel peniano.

A libido e disposição sexual é diferente para cada pessoa, pois, é claro, inúmeros fatores influenciam essa questão, desde a idade, como os hábitos alimentares, consulta frequente com o médico e a educação sexual, que, por sua vez, é muito importante para que todas as pessoas, independente da idade, tenham conhecimento todos os assuntos acerca do sexo.

Se você tem interesse em saber mais sobre educação sexual, confira nosso post no blog sobre tudo o que você precisa saber: os mitos, verdades e o que a educação influencia nesse aspecto da vida.

5 – Orgasmo na terceira idade

O orgasmo na terceira idade ainda é um assunto considerado tabu, afinal, como nessa idade algumas pessoas têm disfunção erétil e outras sofrem com problemas acarretados pela menopausa, é possível ter orgasmo? A dúvida é quase inevitável.

Mas, saiba que muitas pessoas tiveram seu primeiro orgasmo na terceira idade, isso porque nessa fase elas têm o autoconhecimento e sabem o que funciona com o próprio corpo. Nesse momento também, os idosos se sentem mais confortáveis com a pessoa com que se relaciona.

Algumas pessoas afirmam ainda que os orgasmos nessa etapa da vida são muito melhores do que na juventude. Viu, conhecer a si próprio, cuidar do corpo e da saúde e buscar novas formas de prazer só trazem coisas positivas.

Agora, eu quero saber de você: o que pensa sobre esse assunto? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião ou pergunta e compartilhe também com outras pessoas que podem aproveitar todo o conteúdo deste post! Até logo.

2 comentários sobre “Sexo na terceira idade: sem prazo para o prazer

  1. Maria disse:

    Tenho 68 anos e o sexo p mim é fundamental, como diz a propaganda sexo é vida.
    Não tenho nenhum problema é nenhum tabu , sou muito feliz sexualmente e na vida também, o autoconhecimento é a chave para uma vida plena.

  2. Amigo disse:

    É aquela questão tudo começa na mente. Ela nunca pode envelhecer. Assim como nada de acomodação que a Mídia quer impor como e-commerce, delivery, tele consulta, afinal o mundo não se resume ao nosso apartamento. Havia, outrora, as pessoas que gostavam de caminhar, passear, depois veio a época em que casas foram dando lugar a prédios e as pessoas indo se acomodando com gás central e elevadores, era dito para saírem mais dos “apertamentos”! Tenho 55 anos, fisiologicamente com menos ereção, mas nem por isso, deixei de ter “apetite”, porque a mente mantenho jovem! Na quarta feira um cara deu “aquela encarada” fixa e não foi a primeira vez. Nesse caso pontuo duas situações ter despertado atração e noutro homem, por volta dos 30 anos! Para os preconceituosos: caras cis se correspondendo em paquera e diferença de idade! Falando na diferença de idade, tenho a dizer que ser jovem idoso ou idoso jovem, é “decisão” altamente Pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.