Sexo na gravidez: pode ou não? Tire todas as dúvidas!

Sexo na gravidez dona coelha

Um assunto que gera muitas dúvidas e não sai da boca do povo é sexo na gravidez. Há quem diga que tá tudo bem e quem acredite que isso está total e completamente fora de cogitação – mas que absurdo!

Com tantas opiniões por aí, fica difícil para os pais e mães da vez saberem no que acreditar, mas a resposta é simples: informação! Nesse momento que exige tantos cuidados, mas que também pode ser muito turbulento, é preciso se basear em fatos para tomar qualquer decisão.

E, pra escolher entre continuar transando ou abrir mão do sexo por um tempo, não dá para ficar só nos achismos, não é? Seu prazer e saúde estão em jogo. Por isso, eu fui afundo no assunto e entrevistei uma ginecologista obstetra pra te ajudar a entender o que sim e o que não desse assunto. Continue lendo e aproveite!

Pode fazer sexo na gravidez? Entenda!

Posso fazer sexo na gravidez dona coelha

Sem mais delongas, eis a resposta: sim, você pode fazer sexo na gravidez! Ufa, né? Mas calma, assim como seu corpo não é mais o mesmo, a hora H também pede algumas considerações – em alguns casos, a melhor resposta poder ser o “não” de fato.

De uma forma geral, a sua rotina sexual não precisa mudar muito durante a gestação. Muitos estudiosos afirmam que transar nesse momento é ótimo para diminuir a ansiedade, aumentar a autoestima e controlar a pressão arterial da pessoa gestante, fator que causa o risco de pré-eclâmpsia quando elevado.

Veja algumas dúvidas super comuns sobre o assunto que eu esclareci com a Dra. Tetzi Brandão (CRM-MG 47157), médica obstétrica especialista em medicina fetal:

Orgasmos podem induzir ao aborto?

Diferente do que muitos pensam, pesquisas já mostraram que ter orgasmos e transar não são causas de abortos ou partos prematuros. Sobre isso, Tetzi Brandão deu mais detalhes:

O orgasmo é uma sensação provocada pelo cérebro em reposta a estímulos na região pélvica principalmente (mas não exclusivamente). Inclusive há hormônios liberados durante o orgasmo que fazem bem tanto para mãe quanto para o bebê, como endorfinas que atravessam a placenta e chegam até o feto, levando a sensação de bem-estar e relaxamento. Mesmo a oxitocina, hormônio do amor que está presente no parto, não gera influência porque não há expressão dos receptores deste hormônio no útero ainda, somente em situações como perto do parto, trabalho de parto prematuro ou aborto. Portanto, se não tiver nenhuma contraindicação médica ao sexo, também não há contraindicação ao orgasmo.

A especialista complementa que não tem a menor chance de machucar o bebê durante o sexo, pois o pênis só chega até o fundo da vagina e não no útero, onde o feto se desenvolve, por maior que seja o pênis!

Posso fazer sexo até quantos meses de gestação?

De acordo com a obstetra Tetzi Brandão, se você não tem nenhuma contraindicação médica, pode ter relações sexuais durante toda a gestação até o dia do parto – basta que seja um desejo seu e que você esteja à vontade com isso. Afinal, não é por que pode que você precisa transar!

O que grávida não pode fazer no sexo?

Primeiro de tudo, a dica que vale pra vida: se não está com vontade, você não deve transar! Respeite seu corpo e sua mente sempre, especialmente nesse momento tão delicado. Mas, além disso, a obstetra explicou outros cuidados essenciais pra pessoa gestante que quer manter a vida sexual ativa:

Deve evitar produtos que possam dar alergia, então, por exemplo, usar lubrificantes sem cheiro e sem cor é o mais ideal. Não há muitos estudos, e principalmente estudos de qualidade, sobre uso de vibradores em gestantes, então, dê preferência para os modelos que são de uso externo, ou seja na vulva, mamilo, clitóris etc., evitando os de penetração. E não pode esquecer da higienização adequada para evitar infecções.

Pra te ajudar a não correr esses riscos, aqui no blog tem conteúdos que podem te ajudar. Primeiro, vale conferir minhas dicas de lubrificantes à base d’água, esses são os de menor risco de reação alérgica e, lá no post, tem sugestões de produtos que valem a pena, sem cheiro nem cor, como indicados por ela!

Além disso, caso queira usar um vibrador seguindo as orientações da especialista, você pode apostar no vibrador bullet, que é um modelo pensado pros estímulos externos e dá até pra combinar com a penetração peniana pra estimular o clitóris.

E é possível engravidar já estando grávida?

De acordo com a obstetra, isso não pode acontecer:

Durante a gestação, o amadurecimento dos folículos e a própria ovulação estão bloqueados pelos hormônios presentes neste período. O que pode acontecer é pessoa achar que está grávida, não confirmar essa gestação e engravidar realmente algum tempo depois.

Quando o sexo deve ser evitado na gravidez?

De fato, algumas pessoas devem evitar a penetração durante a gravidez, afinal, cada gestação é única. Não por que o sexo em si seja perigoso, mas porque há algum outro risco na gravidez que pode ser impulsionado pela transa. A Dra. Tetzi Brandão apresentou os principais fatores que limitam a relação durante a gestação:

  • sangramento no primeiro trimestre;
  • risco de parto prematuro;
  • se a gestante tiver colo dilatado ou curto;
  • bolsa rota (a bolsa se rompe antes da hora do parto);
  • placenta prévia;
  • casos de infecção;
  • risco de aborto.

Como a especialista explica, são condições nas quais as pessoas gestantes precisam evitar atividade física mais intensas. Por isso é tão importante ter um acompanhamento médico desde a descoberta da gravidez. Assim, você cuida da sua saúde, da do bebê e tem profissionais pra te orientar quando é preciso abrir mão do prazer sexual – e é dever do médico te passar esse tipo de orientação.

Outra situação que causa a abstinência sexual durante a gravidez é a falta de libido. Como os hormônios da gestante sobem e descem nesse momento, é normal que algumas não sintam desejo – e nada de transar sem vontade, né!

Além dessas razões, podem haver outros impedimentos pra manutenção da sua rotina sexual nesse período, por isso, não deixe de conversar com sua ginecologista e obstetra e fazer os exames necessários. Priorize sua saúde pra ter prazer com a cabeça leve mais tarde!

Quais as melhores posições pra gestantes?

Posição sexual na gravidez dona coelha

Uma coisa que precisa ficar clara é que sexo vai muito além da penetração vaginal. Como o tabu maior é em relação a isso, considerei as recomendações profissionais acerca desse tema anteriormente.

Então, agora, são pra quem curte essa prática e quer mantê-la durante a gestação – para quem não pode ou não quer essa parte do sexo, as dicas vêm daqui a pouco!

Posições sexuais para os primeiros meses de gestação

O começo da gravidez é o mais tranquilo para transar. Como a barriga ainda não está muito grande até a 12ª semana (na linguagem de gestante, rs), há mais possibilidades de posições pra fazer sexo e gozar muito!

Transar em pé é super válido: a parceria te sustenta pela parte posterior das coxas, contando com um help da parede – é hora de ela mostrar o que sabe! Conforme a barriga cresce, essa posição pode machucar a coluna, então aproveite enquanto pode…

Outra opção para ter muito prazer é ajoelhados. Quem penetra se apoia nos dois joelhos e a pessoa penetrada em apenas um, usando a outra perna para “abraçar” a parceria pela cintura. Aí, é só caprichar nos movimentos!

Posições sexuais até o segundo trimestre de gestação

Uma das queridinhas de muitas pessoas pode ser praticada até o quinto ou sexto mês da gravidez. Conhecida como cachorrinho, “de quatro” ou outras nomenclaturas, saber que dá para transar assim deve ser um alívio para muita gente!

A pessoa gestante fica sobre quatro apoios (mãos e joelhos) e a parceria se posiciona atrás dela de joelhos. As duas podem controlar os movimentos, mas quem penetra geralmente é quem mais “trabalha” nessa posição. A partir do 6º mês, não vai ser confortável nem aconselhável essa prática, porque a barriga começa a pesar muito para a coluna.

Outra alternativa pra esse período da gestação é a gestante com a pelve levantada. Você se deita em cima de travesseiros, acomodados sob a coluna, enquanto a parceria se encaixa entre as suas pernas, de joelhos, controlando toda a situação – agora, relaxa e goza!

Posições sexuais para transar durante toda a gravidez

Se você quer continuar na ativa até o final da gravidez, também dá, dá muito! Se liga: que tal transar de conchinha? A pessoa gestante se deita de lado e a parceria também, atrás dela. Essa posição é super confortável porque a barriga, mesmo grande, fica apoiada na cama e a coluna se mantém alinhada!

Uma forma de manter o sexo sob controle e sem desconfortos é a Cavalgada: de frente pra sua parceria, você se senta sobre a pélvis dele, quando a penetração acontece. Assim, a barriga fica livre de qualquer pressão e você que controla os movimentos e intensidade, que deve ser mais suave a partir do oitavo mês.

Viu só quantas possibilidades? Além disso, ainda rola usar brinquedos para deixar a transa mais gostosa, como a médica Tetzi Brandão explicou! Ah e pra te dar as dicas por completo, vale conferir o meu conteúdo sobre posições sexuais contraindicadas durante a gravidez – mas lembre-se de sempre conversar com o médico ou a médica que acompanha seu caso!

Tenha prazer na gravidez sem a penetração

Pra quem não quer ou não pode optar pela penetração vaginal, saiba que não precisa ficar suprimindo seus desejos e a libido, afinal, ela pode ser altíssima e você precisa ter prazer também!

Você sabia que dá pra gozar sem penetração? O Gouinage é uma técnica que envolve diversos estímulos sensoriais, sexo oral, masturbação e muito mais, mas sem colocar nada dentro de você, e pode te levar a orgasmos incríveis!

Falando nisso, a masturbação é uma ótima pedida pra manter os desejos controlados – e de quebra, são 9 meses pra se conhecer melhor! Toque-se sozinha ou troque carinhos com sua parceria – gozar já é bom, imagina juntos!

Pra incrementar o momento, vale a pena investir em toys penianos também e as opções são super variadas: masturbadores, estimulador de próstata, vibrador e muito mais! Pra você, gestante, que tal o sugador de clitóris – ele vai fazer qualquer pessoa com vulva revirar os olhos de prazer.

E claro que não poderia deixar de falar do bom e velho sexo oral! Pra curtirem juntos, nada como um 69 bem feito: uma troca de “favores” mútua! Quer deixar ainda mais gostoso esse momento? Invista em géis para sexo oral, eles vão te dar sensações indescritíveis!

Viu só como tem muitas opções pra que a gravidez seja ainda mais prazerosa?! Lembre-se de conversar com o especialista que acompanha sua gestação e garantir que o sexo não seja prejudicial nunca – se for, segure o tesão por um tempinho ou curta sem a penetração!

Gostou desse conteúdo? Se quer saber mais sobre assuntos relacionados a prazer e gravidez, vale a pena conferir meu conteúdo sobre sexo no pós-parto e se preparar pra esse período também! Te espero por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.