Traição: guia completo para responder todas as suas dúvidas!

Pessoa lendo um guia de traição

Quando falamos em traição, é comum que diversas dúvidas explodam na nossa cabeça, principalmente quando você desconfia que está sendo traíde ou se já fez isso. Sim, é um assunto muito complexo, com diversas ramificações, pendendo pro lado da moral e da ética e afetando o psicológico, em qualquer que seja o caso!

Muitas vezes, as consequências de se fazer ou de sofrer a traição costumam ser diferentes, porém, sempre pendem pra um lado mais negativo. Além disso, é sempre interessante lembrar que uma moeda tem dois lados, portanto, duas versões!

Assim, pra responder todos os questionamentos que surgem quando começamos a falar disso, eu preparei este guia completo de respostas revisado por uma psicóloga especialista em relacionamentos. Acompanhe o conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre a temida e polêmica traição. Vamos lá!

Para começar: o que é uma traição?

De forma resumida, a traição em um relacionamento amoroso é o ato contra a fidelidade. Significa realizar ações que causam a quebra de confiança da sua parceria. Ela costuma envolver conflitos morais e, em grande parte, psicológicos entre as duas pessoas que se relacionam (pensando em um relacionamento monogâmico).

Ela pode ocorrer de diferentes formas, seja por conversas que não deveriam acontecer, trocas de intimidades sexuais ou o próprio ato de beijar e fazer sexo com outras pessoas de fora do relacionamento. Do senso comum, sabemos bem o que é isso, né? Não é preciso florear muito o assunto…

Traição é crime? O que diz a lei?

É super comum existir o questionamento se traição é crime, já que a pessoa pode ter muitas sensações negativas quando é “vítima” da traição.

Pelos olhos da lei, esse ato pode violar os mandamentos do casamento, estabelecidos no Código Civil, mais precisamente no Art. 1566, que diz, em resumo, que o casal deve fidelidade, mútua assistência, respeito, entre outras coisas.

Pode acontecer de a pessoa traída pedir uma indenização pelo dano moral sofrido. Nesse caso, ocorre uma ação judicial litigiosa com a solicitação da compensação financeira juntamente com um pedido de separação. Tudo isso será analisado pelo juiz, que avaliará todas as circunstâncias do que aconteceu.

Como sabemos que as coisas nem sempre são fáceis no Brasil, provavelmente seria um caso demorado na justiça. Cabe a quem sofreu decidir se deseja entrar com esse processo ou não.

Dados sobre a traição no Brasil

A pesquisa Mosaico 2.0, realizada em 2008 pela médica psiquiatra Carmita Abdo, que coordena o Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas do curso de Medicina da USP, em parceria com a farmacêutica Pfizer, constatou que, no país, o número de casais que passam pela traição chega à 40,5%.

Banner informativo com dados de quem trai mais, homens ou mulheres

Os homens são responsáveis pela maior parte dos números, com cerca de 50,5%. Já na parcela das mulheres, cerca de 30,2% admitiram já ter traído (a pesquisa foi realizada com homens e mulheres cisgêneros). Isso é um grande número de pessoas, não acha? Mais de um quarto da população do país. Eliminando, claro, os números de pessoas que escolheram não responder a verdade.

Como descobrir uma traição?

Essa, talvez, seja uma das maiores dúvidas que rodeiam esse assunto. Como descobrir o famoso ato infiel? Se não houver uma flagra de traição, pode ser um pouco mais difícil, mas há algumas práticas suspeitas em diferentes momentos da vida do casal que podem indicar isso. São elas:

Por redes sociais e outros meios de comunicação

Que fique bem claro que não estamos incentivando a perda de intimidade, ok? Não há a necessidade de fuçar a todo tempo o celular da sua parceria pra pegar alguma coisa suspeita. Mas há aquele ditado: “Mentira tem perna curta”. Uma hora a verdade vem à tona.

Como os meios de comunicação e as redes sociais estão no nosso dia a dia, há uma alta possibilidade de que conversas infiéis e outras coisas aconteçam por ali. Por isso, essa é uma das formas mais fáceis de se descobrir.

Por atitudes suspeitas

Nem todo mundo é bom em contar mentiras, não é mesmo? Há alguns que fingem melhor e outros menos, mas atitudes suspeitas são sempre uma das maneiras de se descobrir se há a infidelidade. Algumas dessas atitudes são:

Súbito interesse

Antes, qualquer assunto relacionado a você não era muito levado em consideração e não recebia o interesse necessário. De repente, tudo mudou e a pessoa se torna muito mais companheira.

Ataques de ciúme

Esse é quase um braço direito da prática acima. Antes, não havia interesse, muito menos atos de amor. Agora, a pessoa sente muito ciúme, mascarando-o como um simples “cuidado” porque “te ama muito” e “não quer te perder”!

Quer saber como lidar com ciúmes? Tem um conteúdo exclusivo aqui no blog, não deixe de conferir.

Pouco amor ou amor excessivo

O relacionamento estava ruindo, havia pouca conversa, amor e ninguém mais queria saber do outro… Então, num passe de mágica, tudo ficou lindo e as mil maravilhas? Isso pode acontecer da forma contrária, também. Amor excessivo pode ser um caso de peso na consciência e pouco amor é a expressão mais clara de desinteresse.

Pedido de desculpas pra qualquer coisa

Esse pode ser um ato claro de sinais de arrependimento de traição: quando a pessoa está com culpa no cartório, mas você ainda não sabe o que ela fez.

Nessas horas, a parceria começa a ser muito amorosa, pedindo desculpas por coisas pequenas, como não te dar tanta atenção, por ser uma pessoa com defeitos e muitas outras coisas comuns e naturais. Mas que fique claro que estamos falando de exageros suspeitos aqui, ok?

Compromissos incomuns

Antes, a pessoa com quem você se relaciona chegava em casa todos os dias no mesmo horário. Do nada, novas reuniões, horas extras e outros eventos começaram a aparecer com uma grande frequência.

Atrasos pros compromissos com você também são frequentes e a pessoa fica um pouco ansiosa ou, até mesmo, nervosa quando você pergunta. Esquisito, não é?

Outros sinais

Marcas em roupas, perfumes diferentes do que vocês usam, objetos incomuns aparecendo nos bolsos, no carro ou em outros lugares, perda de itens comuns ao dia a dia… Esses fatos também podem ser sinais de que coisas estão acontecendo.

É importante lembrar que não existe uma regra definitiva, cada pessoa e relacionamento são únicos. As mudanças causadas por uma traição são diversas e, às vezes, podem passar despercebidas. Ou seja, nem tudo vai acontecer da forma como explicamos. Vale a pena ficar alerta quando sua intuição indica que tem algo diferente, mas precisamos separar o que é real do que é “paranoia”, por isso, é super importante a busca por evidências antes de tomar qualquer decisão.

Quais são as consequências de uma traição?

Se considerarmos os aspectos psicológicos de quem foi traído, esse rompimento da confiança pode gerar muitos problemas de companheirismo, fidelidade, mágoas e muitas outras coisas. É comum que a traição faça com que a pessoa traída perca a fé no outro e, principalmente, em si mesma.

Além disso, a sua autoestima é abalada e crenças disfuncionais sobre si, sobre as suas relações e sobre as outras pessoas podem ganhar força. A partir daí, surgem, inclusive, dificuldades de retomar essa relação (se for um desejo de vocês) ou de construir outras relações no futuro. Algumas pesquisas indicam que pessoas traídas podem apresentar até sintomas presentes no TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) – isso deixa claro o quanto é realmente um processo delicado e de consequências emocionais intensas, né?!

No caso de quem trai, é comum que sentimentos de culpa se instalem, principalmente se o ato tiver sido realizado mesmo enquanto se ama a pessoa com quem está junto. Em outras circunstâncias, pessoas que não estavam satisfeitas com o relacionamento e que já perderam o amor e, em sua maioria, o respeito, podem não se arrepender momentaneamente.

Agora, quando se fala em resultados sociais, há uma série de questões a serem consideradas. Em uma sociedade estruturalmente patriarcal, é comum haver uma certa “passada de pano” pra homens com justificativas, muitas vezes, falhas, mas que são apoiadas por uma rede com práticas em comum.

Mas isso não é uma regra! Pode haver, sim, um julgamento contra a injustiça, fazendo com que esse seja mal visto em seu círculo íntimo.

No caso das mulheres, muitos julgamentos, xingamentos e uma série de outros atos de repúdio surgem, ainda mais se for uma figura pública. Como já dito, isso também não é lei, então pode acontecer de serem apoiadas também.

Dito isso tudo, é claro que o resultado final varia muito de pessoas pra pessoas. Elas podem ser mal vistas ou continuarem a viver normalmente, como se nada tivesse acontecido – principalmente se poucas pessoas descobrirem.

No relacionamento, isso também se dá: ele pode continuar por um consenso de ambas as partes ou acabar de vez, sem volta. Se vocês decidirem reatar, a reconstrução da confiança é uma tarefa necessária, mesmo que difícil, assim como o compromisso de ambos de seguirem em frente e deixar o passado pra trás.

O que acontece quando sabemos de uma traição?

Que a nossa cabeça é capaz de criar as coisas mais incríveis e absurdas, todo mundo já sabe. A imaginação é muito poderosa, fazendo com que muitos “e se” surjam, o que pode acabar sendo um peso ainda mais forte. Geralmente, esse resultado psicológico se dá em algumas etapas, sendo elas:

1. Há a surpresa e a negação

Ninguém espera ser traído! É comum idealizarmos um pouco as relações, enxergando, naquela bolha, pequenos problemas, mas com a crença de que eles serão superados. Quando se descobre o ato infiel, acontece um choque na mente.

Dessa forma, a próxima consequência é negar. A negação é uma das maneiras de nos protegermos. Os instintos de sobrevivência são acionados e nos fazem acreditar que tudo não passou de um pesadelo e que foram apenas boatos inventados, “coisa da cabeça”.

2.A ficha cai

Nesse momento, apesar de a cabeça querer muito acreditar que não foi real, a ficha cai. Assim, a mente finalmente aceita o que aconteceu pra dar voz a outros sentimentos e a novas etapas.

3. A culpa se instala

Pra começar, ser traído é como um baque na autoestima. Por vezes, a pessoa se pergunta o que fez de errado, se ela não é bonita o suficiente, se não agrada na cama, quais ações dela levaram a parceria a trair, entre tantas outras dúvidas.

Isso a faz se sentir insuficiente, pois não importa o que tenha feito ou o tanto que se cuide, ela pensa que foi traída porque não ofereceu nada de valor.

4. A raiva chega

Nessa hora, a indignação por ter sido desrespeitade e por ter quebrado sua confiança se instala. É muito comum que as pessoas falem a famosa frase “não quero ver nem pintado de ouro”, isso porque olhar a pessoa que te fez mal faz com que os sentimentos difíceis voltem com força!

5. A mágoa fica

Depois de ter passado toda a raiva, chega a hora da mágoa se fazer presente. É aqui que as pessoas traídas começam a questionar os porquês e aparecem, novamente, os “e se”. Afinal, ela amava a outra pessoa e não entende como isso pode ter acontecido se tudo estava, na maioria das vezes, bem.

Banner com as informações sobre o que acontece quando se descobre uma traição

A traição, assim como o término de uma relação, traz um processo de luto mesmo. Afinal, estamos falando da perda de um ideal de relacionamento, de parceria – uma perda que, assim como outras que acontecem na vida, precisa ser elaborada pra deixá-la ir.

As etapas podem acontecer de uma vez ou de maneira alternada, mas é muito comum que a maioria delas apareçam, uma hora ou outra. Isso tudo faz parte do processo de superação que será trabalhado a cada dia, independente se a escolha da pessoa foi continuar o relacionamento ou acabar tudo.

Como superar uma traição? Passinhos de tartaruga!

Quando você descobre que foi traído, é preciso ter calma! Controlar os pensamentos, apesar de ser uma coisa difícil, não é impossível. Assim, as ações resultantes disso também devem ser controladas – afinal, ninguém quer ser preso por agressão ou destruição de bens pessoais, não é?

Então, é preciso equilibrar o racional e o emocional pra lidar com essa situação. Há algumas práticas que podem ser feitas pra passar por esse difícil momento.

Entender seus sentimentos

Você, provavelmente, deve ter passado por todos os passos da descoberta ou ainda está em algum deles. Por isso, é importante saber o que você está sentindo pra tomar a melhor atitude. O melhor é chegar a um momento de reconhecimento e calma.

Tem ciência do que está sentindo e acalmou? Se a resposta for sim, então é um primeiro passo pra seguir em frente e superar. Caso ainda não, você tem que tentar manter a calma. Por isso, se precisar chorar, chore, grite e faça tudo pra liberar as tensões. Sentimentos reprimidos só nos fazem piorar.

Dialogue com a pessoa

Mesmo que a raiva e todos os outros sentimentos ainda sejam muito recentes, é importante existir um diálogo, seja pra estabelecer uma reconciliação ou pra acabar com tudo. Entenda o que aconteceu, como estão se sentindo e tal. É nessa hora que surge a dúvida: traição tem perdão? Só você pode responder.

Colocar todos os pingos nos “is” é um passo muito necessário pra superação. Mas o diálogo só pode ser realizado se ambas as pessoas se sentirem à vontade, ok? Nada de forçar essa conversa, mesmo ela sendo importante!

Cuide-se

Separar um tempo pra si é muito importante, tanto pra elevar a autoestima que sofreu uma queda quanto pra manter o bem-estar físico e mental. Arranje tarefas pra distrair a cabeça, como atividades físicas, hobbies, faça um novo corte de cabelo, se aproxime da sua rede de apoio, enfim, existem muitas opções.

Uma das mais indicadas é procurar ajuda especializada, se você ainda não se consulta com um psicólogo. O profissional te ajudará a passar pelo processo da melhor maneira possível, trabalhando tanto em sua mente quanto em suas emoções.

O que eles pensam sobre traição? Um papo com o Renan!

Um assunto como esse necessita da opinião masculina também, não é? Por isso, hoje vou mostrar um pouco sobre o que os homens pensam quando achamos que há traição, entre outras coisas. Vamos lá então!

A maioria das questões que envolvem esse assunto possuem diversas versões, visto que cada relacionamento é diferente. É interessante entendermos o que é natural e o que é um acordo entre as duas pessoas.

Como assim, Renan? Bem, achar uma pessoa sexualmente atrativa, bonita ou legal não deve ser encarado como uma traição e tudo isso deve ser tratado abertamente entre o casal. Afinal, é muito comum ao ser humano apreciar o que está à sua volta.

Mas quando a gente esconde a informação, acaba tornando tudo um “monstro dentro do armário”. No relacionamento, a honestidade, a sinceridade e a confiança devem reinar, é o que faz a união! Confiar na pessoa com quem está junto, independente de qualquer outra coisa.

Considerando isso, como se descobre uma traição? Conseguimos ver quando há segredos guardados que não podem ser abertos entre o casal, que não podem ser compartilhados. Porque, quando começa a surgir isso, tudo vai se desgastando, inclusive a fé no outro, transformando o relacionamento em algo que não é bacana.

Do ponto de vista masculino (de homens héteros cis), conheça alguns outros sinais de que a coisa não vai como deveria:

A pessoa muda o comportamento

Chegava cedo do trabalho e agora fica até tarde? Isso pode ser um indicativo. Não que necessariamente o comportamento signifique uma traição. Mas grandes mudanças são estranhas, principalmente quando não há um motivo válido.

Os rituais acabaram

Quando vocês tinham algum ritual juntos, como tomar banho ao mesmo tempo, jantar apenas quando o outro estiver na mesa, entre outras coisas. De repente, a pessoa perde o interesse, não quer mais realizar ou não se importa que esses momentos não estão acontecendo mais.

Não há mais a comunicação

A pessoa se fecha no mundinho dela, fazendo suas coisas e deixando você de lado. O relacionamento que era baseado em uma parceria não está mais assim. Não há troca de confidências, assuntos do dia a dia e outras coisas que fundamentavam esse laço. Isso pode dizer que tem alguma coisa acontecendo.

Se isso deixou de acontecer entre vocês, talvez esteja acontecendo com outra pessoa, mesmo que seja apenas um desconhecido em algum jogo online, por exemplo.

Esses são os maiores indicativos! A pessoa fecha o relacionamento pra você, realizando apenas seus interesses particulares. A coisa não é mais uma via de mão dupla, mas sim unilateral.

Como tudo que foi dito, essas questões devem ser consideradas como hipóteses. Às vezes, pode ser apenas uma rotina que acaba se tornando comum e, por vezes, cansativa, principalmente se estão juntos a longo prazo. Então, precisam ver se é apenas o dia a dia ou outra coisa.

A discussão sobre isso tem que ser aberta e respeitosa pra que vocês possam resolver tudo da melhor forma. Caso não haja o espaço pra conversa, então algo de errado está dificultando o relacionamento!

Traição é realmente um assunto longo e delicado, não é? Mas, então, conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Se não, conte pra gente nos comentários! Vamos gostar de saber sua opinião. E não deixe de nos acompanhar!

Publicação revisada por:
Foto psicóloga marcela estrela

Marcela R. Estrela - CRP 08/30309
Psicóloga especialista em relacionamentos e TCC

Através da Psicoterapia Cognitiva Comportamental, auxilio mulheres na construção de vínculos seguros, estáveis e libertadores. Acredito no poder das relações baseadas em valores e autoamor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.