Quais são as Linguagens do amor? Descubra a sua!

Casal com linguagens do amor diferentes

Se tem um conceito que ficou famoso nos últimos anos é o das Linguagens do Amor. Você pode até não entender certinho do que se trata ou quais são as linguagens do amor, mas provavelmente já viu alguém falar sobre isso numa roda de conversa ou em alguma publicação nas redes sociais. Afinal, de onde veio essa história? E será que é real mesmo?

Além de te explicar tudo sobre esse conceito e como se dá cada uma das formas de amar, eu vou te mostrar como descobrir a sua linguagem do amor pra você se conhecer mais, bem como te dar dicas de como explorar a teoria na prática dentro das suas relações. Este conteúdo tá completinho pra te ajudar num processo de autoconhecimento e a melhorar sua vida a dois. Vamos lá!

O que é Linguagem do Amor?

O termo ficou conhecido a partir do livro As 5 Linguagens do Amor, do conselheiro matrimonial Gary Chapman (1992). Durante seus anos de atendimento, ele pode perceber que muitos dos problemas dos casais que o buscavam aconteciam porque cada um tinha o seu jeito de demonstrar amor e se sentir amado, o que, por vezes, não era correspondido pela parceria, que sentia de outra forma.

Com os anos de experiência, o estudioso conseguiu mapear o que chamou de 5 linguagens do amor, ou seja, as 5 formas padrões em que as pessoas demonstram e recebem o afeto, o amor. A partir delas, é possível entender a origem de muitos conflitos e decepções entre casais ou em qualquer outro relacionamento interpessoal. Além disso, o conceito nos ajuda a conhecer um pouco mais sobre nós mesmos.

Quais são as 5 linguagens do amor?

Livro as 5 linguagens do amor e quais são

As linguagens do amor propostas por Chapman são cinco: Palavras de afirmação; Atos de serviço; Presentes; Tempo de qualidade e Toque físico. Vamos entender melhor cada uma delas:

1. Palavras de afirmação:

Sabe aquela pessoa que faz declarações de amor honrosas e surpreendentes, está sempre mandando uma mensagem fofa e adora te dizer o quanto te ama? Provavelmente a linguagem de amor dela é Palavras de afirmação. Essa linguagem tem a ver com a expressão verbal dos sentimentos, com o falar e afirmar o amor. Se a sua parceria tem esse “hábito” de falar sobre o que ela sente por você, vale a pena se esforçar pra fazer declarações verbais também, porque ela pode se sentir mais amada assim do que com um presente, por exemplo.

2. Atos de serviço:

Quem não tem aquela pessoa com quem pode contar a qualquer hora e pra qualquer coisa? Essa pessoa te ajuda a fazer uma mudança, a buscar respostas pras suas reflexões, a cuidar da casa e por aí vai. Muitas pessoas demonstram seu afeto pelos Atos de serviço, isto é, desempenhando algum esforço pela outra pessoa, como oferecer uma carona mesmo que mude o caminho de casa, fazer um bolo só porque você comentou que estava com vontade, entre outras coisas que, muitas vezes, são singelas e do dia a dia, mas que pesam muito pra ela. A ideia é a de se doar, se dedicar, fazer pelo outro – geralmente aquilo que espera que seja feito por ela mesma.

3. Presentes:

Essa linguagem do amor é fácil de entender: é a daquelas pessoas que amam ganhar e dar presentes. Isso não quer dizer que são pessoas ligadas ao material, não se confunda! A ideia de se sentir amada por conta do presente não tem a ver com o quanto a pessoa gastou por mim, mas pela consideração e o carinho na escolha do presente. Saber que alguém parou pra pensar em algo que ela gostasse, teve o cuidado de embrulhar, levar e fez isso com gosto é o que faz essa pessoa se sentir amada. No geral, são as pessoas que dão os melhores presentes justamente porque elas sabem como isso é importante e querem que você se sinta tão amado quanto elas se sentiriam.

4. Tempo de qualidade:

Uma pessoa que tem o Tempo de qualidade como linguagem do amor é aquela que solta frases como: não importa o que, quando ou onde, o importante é estar com você! Ou seja, essas pessoas se sentem bem pela companhia, seja num bar com os amigos ou em casa assistindo uma série com a parceria – o espaço e o que estão fazendo ficam pequenos comparados com a companhia que está ali e, principalmente, que está dedicada ao momento. Quando você está junto da pessoa, mas só fica no celular ou focando em outras coisas, é bastante chato, afinal, a linguagem não é passar tempo, e sim um tempo de qualidade!

5. Toque físico:

Não se engane achando que tem o Toque físico como linguagem é aquela pessoa super ativa sexualmente, que não para de tocar em você. Essa demonstração de afeto acontece em todos os momentos do dia e da vida. É aquela pessoa que adora um abraço, fazer um carinho, um cafuné, pegar na mão e por aí vai. A demonstração de afeto pelo contato físico é a chave pra pessoa se sentir amada e demonstrar seu amor ao mundo.

Como descobrir a minha linguagem do amor?

Se você chegou até aqui, provavelmente se identificou com uma ou mais linguagens de amor que apresentei, certo? Isso é totalmente normal, aliás, apesar de termos uma linguagem primária, aquela que mais aparece, podemos ter pinceladas das demais, sendo que uma aparece mais do que a outra, balanceando-as.

Existem algumas perguntas que você pode responder pra entender melhor a forma que demonstra seu afeto e como se sente amado, a ideia é comparar situações características de cada linguagem pra entender qual prevalece em você. Olha só algumas perguntas gerais:

  1. O que sua parceria faz que mais te faz se sentir amada/o?
  2. Você precisa mostrar seu amor por um amigo, o que você faz?
  3. O que sua parceria faz/deixa de fazer que te chateia ou te faz questionar o amor?
  4. O que você mais sente falta na relação quando o assunto é demonstração de afeto?

A ideia é prestar atenção nas suas respostas e ver com qual das linguagens ela mais se relaciona. Há, ainda, um site em que você pode responder ao quizz das linguagens do amor, mas talvez você só consiga acessar em inglês.

3 Dicas para levar a teoria pro seu relacionamento

Lembra que eu falei, lá em cima, que conhecer as linguagens do amor é uma forma de se autoconhecer e melhorar a relação com a sua parceria? Então, é disso que vou falar agora, afinal, a teoria pode até ser simples, mas como levá-la pra prática? Eu preparei 3 dicas fáceis de aplicar pra você fazer isso, olha só:

  • Converse sobre as linguagens de vocês

A primeira coisa a se fazer depois de descobrir qual é a sua linguagem de amor é passar o teste pra sua parceria, assim, ela também pode se conhecer melhor. Feito isso, é essencial que vocês conversem e cada um conheça a forma como o outro se sente amado. Afinal, de nada adianta você tentar demostrar afeto por meio de Atos de serviço (porque é a sua linguagem) se o seu amor é da linha das Palavras de afirmação e tem os Atos de serviço pouco presente entre suas linguagens.

Sexóloga natali gutierrez explica porque usar linguagens do amor no relacionamento

Lembre que, num relacionamento, estamos lidando com outra pessoa e precisamos respeitar a forma dela de interagir com o mundo. Quando se trata de como a pessoa se sente amada, considerar a particularidade dela é ainda mais importante, afinal, se ela não se sentir assim, a relação não tem como dar certo.

O mesmo acontece no caminho inverso, você precisa explicar com clareza pra sua parceria as coisas que fazem você se sentir bem e amada, assim, você tem mais certeza de que ela pode seguir esse caminho. Muitas vezes ela não “acerta” justamente por funcionar de outra maneira e estar tentando algo que role pra ela e não pra você. O diálogo entre o casal é essencial pra tirar esses ruídos e entender como a relação funciona às claras.

  • Estude como sua parceria se sente amada

Depois de entender a linguagem do amor da sua parceria, que provavelmente é diferente da sua, chegou a hora de descobrir o que fazer pra que ela perceba os seus sentimentos por ela. Por exemplo, como você pode agradar alguém que tem o Toque físico como linguagem? Que tal um carinho enquanto assistem filme, um abraço antes de sair pro trabalho ou até uma massagem bem gostosa nos momentos mais íntimos?

Agora, se sua parceria é do time do Tempo de qualidade, você pode pensar em programas pra fazerem a dois que deixariam vocês pertinho, curtindo a companhia um do outro. Até preparar uma festa surpresa de aniversário pode se encaixar, porque você promover um momento de qualidade com as pessoas que ela ama, mostrando que conhece e sabe o quanto aquilo é importante pra ela.

  • Aplique pequenos gestos no dia a dia

Depois de pensar em ideias que vão fazer sua parceria se sentir amada, é hora de colocá-las em prática. E você não precisa criar grandes eventos pra isso, afinal, é no dia a dia que o amor e a relação são construídos. Um bilhete com palavras bonitas e sinceras pode fazer o dia de quem é do time de Palavras de afirmação. Montar a marmita da sua parceria pro outro dia vai deixá-la super feliz se ela tem os Atos de serviço como uma das linguagens principais.

As possibilidades são diversas, por isso, é tão importante explorá-las pra tornar a rotina mais especial e, quem sabe, tirar a relação da rotina de sempre. Explorar o conceito das Linguagens do Amor no seu relacionamento pode ser uma forma muito eficaz de resgatar a paixão e, por vezes, salvar uma relação desgastada.

E aí, qual é a sua linguagem? Me conte aqui nos comentários, vou adorar saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.