Período fértil: como funciona? Conheça os sintomas

Mulher segurando calendário marcando período fértil

O período fértil divide corações: tem quem não vê a hora de ele chegar e quem fica torcendo pra ele ir embora. Essa etapa do ciclo menstrual tem um nome bastante sugestivo, não é? Ela tem tudo a ver com a fertilidade de pessoas com útero e, por isso, acaba sendo acompanhada por quem quer engravidar e temida por quem não deseja passar por essa experiência.

Mas, afinal, você sabe certinho o que é esse período, como acontece no nosso organismo, os sintomas e como calcular se você está nele? É disso que vou falar hoje! Quer saber tudo sobre esse assunto? Então, continue acompanhando.

O que é período fértil?

O período fértil é o momento do ciclo menstrual em que a pessoa com útero tem maiores chances de engravidar. Isso acontece justamente porque, nessa etapa do ciclo, o corpo está no processo de ovulação, que pode durar até seis dias.

Além disso, nessa etapa, a libido aumenta e os hormônios ficam vão às alturas, tudo isso pra induzir à fecundação. Até mesmo o útero se prepara, nesse momento, pra receber o óvulo fecundado e começar a gerar o feto.

Como calcular o período fértil?

O cálculo do período fértil é simples de fazer e é muito útil pra quem está tentando engravidar, já que as chances aumentam nesse período. Mas, pra realizá-lo, você precisa conhecer o seu ciclo, porque o processo muda de um ciclo regular pra um irregular. Olha só:

Calculando num ciclo regular

 

Ciclo de como calcular o período fértil

Pra começar a contar, saiba que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação, que dura, em média, de 3 a 8 dias. Quando o ciclo é regular, ele se estende por cerca de 28 dias, passando por todas as suas fases, incluindo o período de maior fertilidade.

Esse período é contado 5 dias antes e 1 depois do dia da ovulação, que acontece no 14º dia  do ciclo, assim, se estende por cerca de uma semana. Dessa forma, se a ovulação acontece no dia 14 do ciclo, o período fértil se inicia no 10º dia e finaliza no 15º. Pra ficar mais claro, vou dar um exemplo:

  • Menstruação: 1º de março;
  • Ovulação; 14 de março;
  • Período fértil: de 10 a 15 de março.

Ou seja, pra saber o seu período, você precisa monitorar certinho o dia que iniciou a menstruação e, 10 dias depois, ele iniciará. Nessa semana, as chances de concepção são maiores do que nunca, especialmente se a relação acontecer antes da ovulação.

Calculando num ciclo irregular

É chamado de ciclo irregular aquele que muda a cada mês: em um ele durou 28 dias, no outro 35, no outro 20… Quando isso acontece, somente sua ginecologista poderá avaliar e entender como e quando acontece o seu período de maior fertilidade – mas não é simples, devido às irregularidades, o período de análise pode levar cerca de 6 meses pra entender algum tipo de padrão ou até uma forma de regular o ciclo.

Nesse processo, a ideia é entender qual a duração do menor ciclo e a do maior pra, então, conseguir delimitar o período fértil. Pra isso, é feito um cálculo simples:

  • tempo do menor ciclo – 14 = dia de início do período fértil;
  • tempo do maior ciclo – 14 = dia de término do período fértil.

Assim, se o menor ciclo tem 24 dias e o maior 30, o período fértil se estende do 10º ao 16º dia do ciclo menstrual. Simples, né?

Como eu sei que estou no meu período fértil?

Além de contar os dias, existem alguns sintomas do período fértil que ajudam a identificar esse momento. São sinais que seu corpo dá e que indicam esse preparo pra gestação. Entenda os principais:

  • Aumento da libido

Como comentei antes, durante essa fase, os hormônios ficam aflorados, com isso, é natural que o desejo sexual aumente. Isso acontece especialmente devido ao aumento de estrogênio no nosso organismo, que regula esse apetite sexual.

Leia mais: Libido na gravidez: entenda as mudanças no desejo sexual.

  • Aumento da temperatura corporal ao acordar

Já reparou que, antes de levantar, assim que acordamos, nosso corpo está mais quentinho, mesmo que não tenhamos dormido com cobertores pesados? Quando estamos nesse momento de maior fertilidade, a média corporal tende a aumentar meio grau justamente por conta da maior quantidade de progesterona no organismo. Se você quer monitorar com precisão, é importante aferir a temperatura diariamente pela boca e considerar outras questões de saúde que podem interferir nesse fator: gripes, resfriados e infecções por exemplo.

  • Corrimento parecendo clara de ovo

Diferença do muco cervical normal e no período fértil

O muco cervical apresenta uma consistência transparente e muito levemente esbranquiçada durante o período fértil, bem fininha e sem cheiro. Se você quiser testar, basta pegá-lo com o movimento de pinça e abrir os dedos, esticando a secreção. Nessa etapa, ela é bastante elástica e tende a esticar mais do que 5 cm. É esse material que facilita a chegada do espermatozoide até o óvulo.

Ah, mas também é importante ter atenção à sua saúde íntima pra considerar o resultado desse teste, porque algumas infecções na vagina podem alterar a textura do muco. Mantenha os exames ginecológicos em dia e converse com sua médica pra não se enganar ao realizar testes como esse.

Quais são as chances de engravidar no período fértil?

De acordo com estudos, as chances de engravidar mudam de acordo com o período do ciclo menstrual, sendo que o fértil aumenta as probabilidades. Olha só a comparação de probabilidade com a data da relação sexual:

  • 25 a 28% – 2 dias antes de ovular;
  • 8 a 10% – 24 horas após ovular;
  • 4% – até 5 dias antes de ovular.

No restante do ciclo menstrual, não é possível engravidar porque o óvulo tem um ciclo de vida muito curto, de apenas 24 horas. O período fértil começa cindo dias antes da ovulação justamente porque esse é o tempo de vida do espermatozoide dentro do organismo receptor.

E aí, você sabia de tudo isso? O nosso corpo faz coisas incríveis mesmo, por isso é muito importante conhecer e cuidar dele, só assim conseguimos ter maior controle sobre esses processos, dentro do que é possível, claro. Se você está nesse processo de engravidar, este conteúdo também pode te ajudar: Sexo na gravidez: pode ou não?

5 comentários sobre “Período fértil: como funciona? Conheça os sintomas

    • Dona Coelha disse:

      Oi Graziela, como regra geral em caso de dor é sempre bom investigar junto com médica ginecologista os possíveis motivos.
      Cada individuo é diferente, mas esta pode ser uma forma do seu organismo dar sinais que está no seu período fértil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.