o que significa a sigla LGBTQIA dona coelha

O que significa a sigla LGBTQIA+? Entenda essa luta

É essencial saber o que significa a sigla LGBTQIA+ para podermos unir forças na luta contra as discriminações de gênero e orientação sexual presentes e naturalizadas em nossa sociedade.

Sim, hoje, vamos falar de mais um assunto importante e um pouco complexo para não ficarmos parados nesse processo de desconstrução pelo qual precisamos passar – e nada como fazer isso juntos.

O dia 17 de Maio é marcado como o  Dia Internacional Contra a Homofobia e o dia 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Com datas tão marcantes e significativas, nada como começar do começo e entender o que é a sigla que dá nome a esse movimento marcado por luta, dor, força e muita cor.

Então, continue juntinho com a Dona Coelha para desvendar um pouquinho mais esse arco-íris e aprender sobre inclusão, respeito, amor e garra. Preparades? Então, vamos lá!

Saiba o que significa LGBTQIA+: a origem de tudo

O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo atualmente. Apesar de termos avançado muito no quesito liberdade, alguns grupos ainda têm muitas batalhas para vencer.

Esse é o caso do movimento social e político em prol da inclusão de indivíduos de diversas identidades de gênero e orientações sexuais. A primeira sigla usada para denominar essa luta foi a GLS, relativa a “Gay, Lésbicas e Simpatizantes”, que seriam aqueles que não se encaixam nas duas primeiras mas apoiam o movimento.

Mas, como a luta não era apenas de pessoas homossexuais, com o passar do tempo, a sigla foi sofrendo algumas alterações e se aprimorando, a fim de estar cada vez mais em sintonia com a luta: inclusiva.

GLBT foi a próxima sigla, com a inclusão de “Bissexuais” e “Transexuais”. A sigla para simpatizantes foi retirada, não porque esses apoiadores não sejam bem-vindos, mas porque o protagonismo do movimento deve ser seus agentes.

Posteriormente, surgiu a sigla talvez mais conhecida até hoje para o movimento: LGBT. A inversão dos termos se deu em busca da equidade de gênero entre essa população. Dessa forma, a sigla de “Lésbicas” passou a preceder a sigla “Gays”.

Letrinha por letrinha: desvendando a sigla LGBTQIA+

A sigla LGBTQI+a dona coelha

Agora que você entende melhor a trajetória que vem trazendo a atual sigla para o movimento de luta contra discriminações de gênero e sexualidade, vamos conferir o que significa LGBTQIA+, letrinha por letrinha? Se liga:

  • “L” Lésbicas: mulheres que sentem atração sexual ou afetiva por pessoas do mesmo gênero (mulheres).
  • “G”Gays: homens que sentem atração afetiva ou sexual por outros homens (mesmo gênero);
  • “B” Bissexuais: pessoas que sentem atração sexual ou afetiva pelos gêneros masculino e feminino.
  • “T” Transexuais ou Transgêneros: pessoas que não se identificam com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento, mas com outro. Esse conceito tem a ver com identidade de gênero – leia mais sobre o tema aqui no nosso blog.
  • “Q” Queer: gênero de pessoas que se identificam tanto com o masculino quanto o feminino, bem como pessoas não-binárias, que não se identificam com os dois gêneros mencionados, mas outros.
  • “I” Intersexo: pessoas cujo desenvolvimento corporal sexual não se enquadra na binariedade (feminino ou masculino) – características hormonais, genitais, cromossômicas e/ou outras biológicas.
  • “A” Assexuais: no geral, pessoas que não sentem atração afetiva ou sexual independe do gênero da outra pessoa. A assexualidade pode se dar de várias formas e você também pode aprender mais sobre o tema aqui na Dona Coelha.
  • “+” Abrangência: o sinal de soma (+) ao final da sigla é o indicativo de que o movimento abrange as diversas possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero.

Como são muitas as formas das pessoas se relacionarem e se identificarem que buscam uma inclusão política e social dentro de um sistema que “santifica” a binariedade, seria difícil ter espaço para todas as letrinhas necessárias.

Celebre ser você: o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

O dia 28 de Junho é conhecido mundialmente como o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Lembrado também como Dia do Orgulho Gay ou LGBT, a data, apesar do nome esperançoso e positivo, teve uma origem marcada por luta e conflitos.

O marco foi na mesma data em 1969, no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, região com circulação prioritária da comunidade homossesual e transexual desde então. Na manhã daquele dia, a polícia de Nova Iorque invadiu o local e a região, mas as pessoas não aceitaram a repressão.

Marsha P.Jhoson dona coelha

Assim, foram iniciadas diversas manifestações espontâneas e com violência pela comunidade LGBT, lutando contra a invasão. Assim, iniciou-se o movimento que deixava para trás a associação de “vergonha” a essas pessoas e trazia para o palco o “orgulho”.

Até hoje, por todo mundo, vemos o reflexo dessa luta: as famosas “Paradas Gays” acontecem em diversos países celebrando a diversidade do amor e do ser, mas não apenas dos homens gays. A festividade marca o orgulho em ser diferente e lembra as lutas que já foram enfrentadas e as que ainda precisam ser ganhas.

Ah, nesse sentido, vale a pena lembrar que não existe essa de “orgulho hétero”, viu? Não que não seja legal ser hétero (afinal, é isso que a sociedade prega como certo), mas porque esse termo é usado para ressaltar a luta pela liberdade de se mostrar diferente do padrão – o que os héteros não precisam fazer.

E aí, ficou mais claro o que significa LGBTQIA+? Agora, é seu momento de ficar mais ative e atente ao processo. Para nós, pessoas cisgênero e heterossexuais, é hora de saber usar os nosso privilégios em prol do movimento! Aprenda, discuta, ouça e dê voz! O básico você já sabe: respeite.

Gostou desse conteúdo? Para ficar por dentro de mais assuntos como esse, sobre sexo, relacionamento e produtos eróticos, acompanhe a Dona Coelha nas redes sociais! Até o próximo post!

Receba nossos emails

CADASTRAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu cadastro garante que será a primeira(o) a receber as ofertas de Black Friday.

Receba nossos emails

CADASTRAR
Descontos de Valentine's Day
Seu cadastro garante que será a primeira(o) a receber as ofertas do Valentine's Day.
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar conteúdo para você, confira nossa Política de Privacidade.