O que é IST? Guia para cuidar de sua saúde sexual!

Ist1 o que é ist? Guia para cuidar de sua saúde sexual!

Se você tá procurando entender mais sobre o que é IST, chegou ao lugar certo! Aqui eu trouxe um guia completo sobre essas infecções sexualmente transmissíveis. Sente-se confortável na cadeira ou no sofá e bora começar:

O que é IST?

IST é uma sigla pras Infecções Sexualmente Transmissíveis, as suas causas podem ser por meio de vírus, bactérias ou outros microrganismos.Elas são passadas por meio das práticas sexuais com pessoas infectadas — isso inclui o oral, vaginal e anal — mas a transmissão também pode ocorrer por transfusão com sangue contaminado.

A AIDS e a sífilis, ainda, podem ser transmitidas pela mãe infectada ao bebê, durante a gravidez ou no momento do nascimento. A esse fenômeno chamamos transmissão vertical.

ISTs não são problemas do passado. Algumas vem apresentando aumento agudo nos índices de contaminação¹, em especial entre os jovens, e devem gerar preocupação e cuidados.

Qual é a diferença entre DST e IST?

Em si, elas são quase a mesma coisa, porque IST é o termo atualizado pra DST. O termo antigo era uma sigla pra Doenças Sexualmente Transmissíveis. Como o nome diz, são doenças que se transmitem pelo contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada. Mas, recentemente, o termo foi atualizado pra IST, ou Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A mudança foi feita pois muitos dos vírus ou bactérias causadores de DSTs nem sempre se manifestam como doenças. O indivíduo pode estar infectado — e contaminando outras pessoas — sem sentir sintomas de forma imediata. Por isso são infecções tão perigosas!

Quais são os sintomas das IST?

Não dá pra falar o que é IST sem falar dos sintomas, né não? Então vou explicar mais uma coisinha, não existe um sintoma padrão pra todos os gêneros, normalmente eles aparecem de formas diferentes pra quem tem vulva e pra quem tem pênis.

Sintomas de ists

Por isso, fizemos uma listinha para cada um dos casos, abaixo. Ah, cada infecção pode ter um sintoma diferente, então lá pra baixo trouxe mais sobre cada uma delas!

Principais sintomas em pessoas com vulva:

  1. Ardência ou coceira na vulva;
  2. Corrimento vaginal em cores estranhas;
  3. Dores durante o contato íntimo;
  4. Cheiro ruim e estranho na vagina;
  5. Feridas na vulva;
  6. Dores no baixo ventre.

Veja também: Quais são os exames ginecológicos e por que fazê-los.

Principais sintomas em pessoas com pênis:

  1. Coceira no pênis;
  2. Vermelhidão na genital;
  3. Bolhas na região;
  4. Dores no pênis;
  5. Feridas no órgão genital;
  6. Corrimento parecido com pus.

Quais são as IST?

Sabendo o que é IST e quais são os principais sintomas que podem aparecer no corpo, vou entrar em detalhes sobre cada uma das infecções mais comuns.

Ists mais comuns

Mas antes, lembre-se de não se autodiagnosticar, combinado? Percebeu que os sintomas e as características são parecidas, procure um médico pra ter o resultado ou vá à farmácia comprar um teste. Com isso dito, bora conferir:

1. Aids

Por sua gravidade, a Aids (síndrome da deficiência imunológica adquirida) é a IST mais lembrada. É causada pelo vírus HIV, que interfere nas respostas imunológicas naturais.

Não sabe a diferença entre Aids e HIV? Calma que eu explico. O vírus HIV destrói os linfócitos T-CD4+, causando uma diminuição na imunidade e impactando seriamente a imunidade. Daí a pessoa desenvolve a Aids.

Ela pode permanecer assintomática até que evolua à AIDS, mas comumente apresenta sintomas semelhantes aos de uma gripe leve, cerca de 2 semanas após a infecção.

A AIDS em si causa perda de peso, febre, fadiga, infecções frequentes e intensas. Pode levar à morte. Atualmente, a AIDS é tratável, mas não tem cura. A prevenção é sempre a melhor saída.

2. HPV

O Papillomavirus humano é uma das ISTs mais comuns. Existem muitos tipos de HPV, muitos não são sexualmente transmissíveis e a maioria não é maligna. Há, porém, um tipo bastante perigoso que é transmitido, principalmente, pela via sexual.

O HPV não mostra sintomas imediatos, e pode permanecer assintomático durante toda a vida. Manifesta-se pela aparição de verrugas no pênis, vagina e ânus. Se não tratado, é a principal causa de câncer do colo do útero e garganta. Pra o HPV, existe vacina, que deve ser tomada independente do gênero.

3. Sífilis

A sífilis é uma doença conhecida desde o século XV. Se identificada nos estágios iniciais, tem tratamento simples. Mesmo assim, não foi extinta, e o número de casos vem aumentando.

Isso acontece pois a infecção mostra sintomas iniciais breves — pequena lesão única indolor que desaparece sozinha, em cerca de 3 semanas — que passam facilmente despercebidos.

Depois disso, a doença entra em fase latente, e o infectado permanece transmitindo o vírus a outros indivíduos. Se não for tratada, a doença pode levar a perda grave de tecidos, perda da visão, paralisia, demência e morte.

4. Gonorreia

É a mais comum das ISTs. Os sintomas são dores ao urinar, secreções anormais, dor testicular (nas pessoas com pênis) e dor pélvica (nas pessoas com vulva). Em casos não tão raros, a infecção permanece assintomática.

5. Clamídia

Seus sintomas são semelhantes aos da gonorreia: corrimento do tipo clara de ovo, aumento das micções, dor ao urinar ou desconforto constante no canal da urina. As pessoas com vulva contaminadas podem não apresentar nenhum sintoma, mas permanecem transmitindo aos possíveis parceiros.

6. Herpes

Outra doença muito comum, que se manifesta por pequenas bolhas dolorosas ao redor da boca, na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Depois da infecção inicial, o vírus permanece latente, e os sintomas podem reaparecer sempre que há queda da imunidade.

Como se prevenir da IST?

Bom, você já sabe o que é IST e as principais informações sobre cada uma delas, então também vai querer se prevenir, né? Por favor, diz que sim. De qualquer forma, aqui vou falar um pouco sobre quais são os métodos de prevenção — e já adianto, é a camisinha. Mas é importante ter a informação completa, então vamos lá:

1. Camisinha

Não adianta inventar, a regra é clara: o único método realmente capaz de te proteger contra todas essas doenças é a camisinha! Sempre saia prevenido de casa. Se estiver procurando por modelos mais interessantes e confortáveis de camisinhas — um ótimo incentivo à prevenção, diga-se de passagem — dá uma passadinha no meu site e confira os nossos preservativos disponíveis!

Existem opções de sabores, texturas e até cores diferentes pra deixar a brincadeira mais divertida. Não tem desculpa pra não usar. Ah, e na hora de guardar seu preservativo, escolha um local fresquinho, abrigado do sol — na medida do possível. Se rolar aquele xaveco e não tiver camisinha preparada, procure por um dos postos de distribuição de preservativos do Ministério da Saúde.

Além de tudo isso, dê uma chance ao preservativo pra vulva! É uma alternativa interessante que você precisa conhecer.

A camisinha estourou! E agora?

A camisinha estourou ou acabou rolando sem proteção alguma? Vá a uma unidade de saúde e peça pelos exames. O PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) poderá ser aplicado.

Não ignore essa orientação! Isso é muito necessário, tanto pra que a profilaxia das doenças seja feita quanto pra que outras pessoas não sejam expostas à possível contaminação.

Lá, você receberá a terapia pós-exposição: uma medicação gratuita que deve ser tomada por 30 dias. O risco de infecção por HIV e outras ISTs é reduzido a zero. E não precisa se preocupar! O procedimento é feito com confidencialidade, respeito e ausência de julgamento. Os profissionais da saúde estão lá pra te ajudar!

É possível, ainda, comprar testes de HIV na farmácia, de forma muito discreta. Esses testes, no entanto, só são 100% confiáveis após duas semanas da infecção. Bateu dúvida? Brota no postinho. Pra que perder tempo, né?

Confira também: Como comprar camisinha?

2. Terapia pré-exposição ao HIV

No caso da AIDS, existe outra forma de proteção: a PrEP (terapia pré-exposição). Esse método consiste na ingestão de uma droga chamada Truvada, que deve ser ingerida diariamente pela parte não infectada[3]. Ela protege contra a infecção em 100%.

A terapia, porém, deve ser muito regrada e indicada a casais divergentes em relacionamentos estáveis: um dos parceiros é HIV positivo, o outro não.

É possível pegar IST sozinho?

Sim e não. De certa forma, você vai precisar ter algum contato com algo contaminado, mas isso pode acontecer por descuido dos outros e não seu.

“>Por exemplo, se usar uma seringa ou agulha contaminada, você pode se infectar. Sem contar que você pode ser infectado por sua progenitora, ao nascer, durante a gravidez ou durante a amamentação.

HIV: por que está de volta?

Dá pra conceber que o conservadorismo crescente em nossa sociedade acordou o monstro do HIV, domado a muito custo? Pois é.

De acordo com o médico e divulgador científico Dráuzio Varela, a séria e temida doença — que nos anos 80 representava uma sentença de morte — hoje já não é tão temida assim. E isso é bem perigoso…

Os avanços no tratamento e controle da AIDS são, de fato, surpreendentes, em especial no Brasil, que se destaca na assistência pública aos infectados.

Atualmente, o SUS oferece medicamentos pra tratamento e prevenção da doença, tudo de forma gratuita. A sociedade, diante disso, parece ter deixado de se preocupar com a prevenção:

“Paradoxalmente, entretanto, relaxamos na educação. As campanhas públicas pelos meios de comunicação de massa desapareceram, a educação sexual nas escolas enfrenta barreiras impostas por religiosos, pelos moralistas das horas vagas e por grupos de conservadores medievais”, coloca Drauzio.

O resultado: um dramático e perigoso aumento da doença, justamente entre os jovens. Os números são assustadores e contradizem os avanços do tempo; afinal, deveríamos estar muito melhor informados que nossos pais, por exemplo.

As medidas devem ser imediatas pra que a tragédia da epidemia não se repita. Seja parte da solução, parça! Pra saber mais, confira o artigo na íntegra; a leitura é valiosa!

Vergonha de se proteger? Tá por fora!

Não tenha vergonha alguma de se preocupar com sua saúde. Saiba que essa é a melhor e mais responsável das atitudes, pra você e pra os demais.

Lembre-se: sua vida está em jogo. Sexualidade com segurança e responsabilidade é parte da vida, é saudável e todo mundo merece! Mesmo que alguns estereótipos de gênero te faça achar que você não deve se cuidar, não deixe sua saúde de lado!

Ist4 o que é ist? Guia para cuidar de sua saúde sexual!

Enfim, espero ter respondido todas as suas dúvidas sobre o que é IS, suas variações e prevenção. Qualquer dúvida, pode comentar aqui embaixo que vou tentar te responder o quanto antes. Quer continuar informado e protegidíssimo? Fique de olho nos novos posts do nosso blog.

Nos vemos semana que vem, até!

Referências:

1. National Geographic Brasil. Doenças sexualmente transmissíveis podem ter aumentado na pandemia. 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2022/02/doencas-sexualmente-transmissiveis-podem-ter-aumentado-na-pandemia. Acesso em: 16 dez 2022.

2. AGÊNCIA AIDS. Drauzio Varella fala sobre a nova onda de infecções pelo HIV em artigo do jornal “Folha de S.Paulo”. 2018. Disponível em: http://agenciaaids.com.br/noticia/drauzio-varella-fala-sobre-a-nova-onda-de-infeccoes-pelo-hiv-em-artigo-do-jornal-folha-de-s-paulo/. Acesso em: 16 dez 2022.

3- Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Disponível em: < https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao/prep-profilaxia-pre-exposicao >. Acesso em: 16 dez 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.