ingrid de pernas pro ar 3

Resenha “De Pernas pro Ar 3”: as gerações das mulheres e o sexo!

A série de filmes De Pernas pro Ar, protagonizada pela atriz Ingrid Guimarães tem um papel muito importante no cenário brasileiro que é trazer para a discussão algumas temáticas super interditadas, os famosos “tabus”, que vão desde a representatividade feminina no mercado de trabalho até a questão do sexo e do prazer da mulher.

A verdade é que o filme oferece muitas discussões que são silenciadas – por não terem espaço em nossa sociedade – acarretando um verdadeiro vazio no nosso auto entendimento. Por isso, decidi compartilhar algumas ideias com você!

Vamos lá?

As gerações femininas e o mercado de trabalho!

Alice inicia sua história, na primeira edição do filme, mostrando um perfil empreendedor ao sair de uma grande empresa, para se unir a sua vizinha e vender sex toys pela internet, fazendo demonstração do produto de “porta em porta”. Há sete anos, Alice era puro marketing! Ela já estava fazendo inovação.

A partir daí a história vai embora… No “De Pernas pro Ar 3”, a protagonista está estabilizada financeiramente com a Sexy Delícia, seus filhos estão crescidos e as suas motivações de vida deixam de ser prioritariamente o trabalho.

alice leona marion de pernas pro ar 3

A contradição existente entre ter uma vida profissional e ter, também, uma vida familiar é um problema para Alice – e para muitas mulheres da sua geração.

Por que a mulher que é competente em seu trabalho é associada a uma figura masculina? É interessante observar como, em todos os filmes, Alice assume o papel de “pai ausente que só trabalha e não dá atenção para os filhos”. Essa postura já acarretou bastante transtorno para a personagem que não encontra equilíbrio e, nesse filme, começa a repensar suas questões pessoais.

Então, ela decide se afastar da empresa para acompanhar o dia a dia de sua família. Para começar, ela passa o seu cargo de CEO para a mãe, Marion (é uma delícia ouvir a Ingrid Guimarães chamando “Marion” para lá e para cá no filme).

Marion – a mulher da “terceira idade”!

A mãe é uma peça fundamental para a elaboração da narrativa, que vem representar a “terceira idade” e a relação com o mercado de trabalho. É incrível observar como Marion, embora aposentada, mantém a sua identidade, sua saúde, seu lazer e desempenha as funções na empresa com experiência e cautela.

marion de pernas pro ar 3

Ela mostra a força da mulher resolvida, da mulher que não tenta “dar conta de tudo”. Marion tem a leveza de quem entendeu que a vida é imensa e que é preciso dosar a carreira e vida pessoal. A personagem fala de sexo abertamente, tem relações sexuais, namorado, ficante, tem vibrador e tem felicidade no rosto!

Leona – a mulher da “nova geração”!

Outra forma de olhar para a mulher, nesse filme, é pensar na personagem Leona – uma jovem também empreendedora que vem representar a geração atual no mercado de trabalho.

A personagem aparece como uma grande admiradora de Alice, pedindo uma entrevista para a CEO da Sexy Delícia, para, então, poder apresentar o seu trabalho no seguimento dos Sex Shops: um sistema de prazer por meio de óculos de realidade virtual!

Leona desenvolveu uma promessa: um programa que permite o usuário sentir prazer virtualmente. Mas Alice resiste à inovação, desconfiando da possibilidade das pessoas se envolverem com algo tão tecnológico.

Nesse ponto, é importante observar a postura de Leona em relação a represália de Alice.

Embora exista um conflito de gerações, Leona não se abala com as críticas de Alice. Ela tem a certeza de que sabe o que quer, acredita no produto que está desenvolvendo e que ele é um sucesso.

Leona é a jovem feminina e feminista que mostra a força da geração atual: que escolhe sua profissão pautada no prazer, que pode mudar de segmento a qualquer momento e que conta com a Inteligência Artificial para pensar o trabalho.

leona de pernas pro ar 3

Eu prometi não dar spoiler, mas (usei um “mas”, alerta spoiler!) para continuarmos essa discussão eu preciso te contar que: Leona começa a namorar o filho de Alice!

O diálogo sobre sexo entre as gerações femininas!

Esse namoro é um máximo, pois quando Leona passa a frequentar a casa de Alice, para transar, discursos machistas e que silenciam o prazer feminino pipocam para todo lado.

Mãe e filha

Alice não sabe como tratar o tema sexualidade com a filha, que ainda é pequena. Todas as vezes que a pequena faz perguntas relacionadas ao assunto, a mãe “desconversa”.

Alice vende sex toys, fala sobre temáticas relacionadas a sexo abertamente, em público, para clientes, fornecedores e funcionários. Ela, até ontem, não se privava de construir uma carreira em detrimento de gerar uma família e outros comportamentos emancipatórios. Porém, ainda assim, ela não consegue introduzir uma criança nesse assunto – sim, ele é muito polêmico.

alice filha de pernas pro ar 3

Por exemplo, há uma cena entre Leona e Paulinho em que ela diz algo assim para o filho:

Eu já falei para você não trazer menina aqui, e se sua irmã ver?”

Embora a irmã seja pequena, vemos aí uma mãe pouco pedagógica com a educação sexual da filha. Afinal, um dia ela vai crescer e – ao que tudo indica – não haverá espaço para sexualidade dela na casa, assim como existe para o filho.

Sogra e nora

Mulheres de diferentes gerações, mas com um perfil controlador muito parecido, Alice e Leona formam a dupla mais competitiva dos últimos tempos. Como as duas trabalham com sex shop, produtos como: algemas, vibradores e bonecos, acabam aparecendo na narrativa, principalmente em cenas que envolvem as duas principais personagens.

alice leona de pernas pro ar 3

E isso é um máximo, pois, mesmo que os produtos tenham um direcionamento humorístico, esta é uma porta de entrada para que as mulheres irrompam com o preconceito que paira sobre ter um sex toy.

Em diferentes cenas, Leona é flagrada pela “sogrinha” usando um de seus brinquedos eróticos!

A Dona Coelha fez uma pesquisa e reuniu todos os produtos que aparecem em todas as edições do filme De Pernas pro Ar! Corre conferir!

A mulher usa sex toys!

Desde a criança, passando pela jovem, pela adulta, pela idosa: essa comédia possibilita que o assunto sex shop esteja nas telas, mostrando tantas questões pertinentes para a mulher de diferentes gerações.

A mulher de 20, a mulher de 30, a mulher de 40, a mulher de 50, a mulher de 60, enfim… As mulheres usam sex toys e não precisamos mais silenciar isso!

Quer continuar essa leitura gostosa? Em outro post nós tratamos sobre o trailer do filme “De Pernas pro Ar 3, confira aqui para saber mais

Receba nossos emails

CADASTRAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, temos uma oferta especial para você!

GANHE 10% OFF

basta se inscrever na nossa newsletter
EU QUERO DESCONTO!

IMPORTANTE: Esta oferta é limitada e não irá se repetir!
Fechar ( X )

Nós  SUPERELA

Você que conheceu nosso site pelo Superela tem _DESCONTO  na sua primeira compra.
CADASTRAR
Oferta válida apenas para compras acima de R$ 100
close-link
Seu cadastro garante que será a primeira(o) a receber as ofertas de Black Friday.

Receba nossos emails

CADASTRAR
Descontos de Valentine's Day
Seu cadastro garante que será a primeira(o) a receber as ofertas do Valentine's Day.