Coletor menstrual: Como vivem, o que comem e onde habitam?

Coletor menstrual

O coletor menstrual — também conhecido como copo menstrual — é uma ótima ideia para as mulheres que desejam substituir e se livrar de vez do absorvente. O coletor é uma opção mais higiênica, econômica e ecológica já que pode ser reutilizado várias vezes sem descarte. Mas, será que ele é bom? Confortável? Seguro?

Assim como qualquer outro método há vantagens e desvantagens no uso do coletor menstrual. No entanto, as desvantagens do coletor estão relacionadas diretamente com a adaptação e uso incorreto e não com a sua qualidade. Por isso, com prática e cuidado é possível se acostumar facilmente com ele.

Pensando em ajudar você, que pretende aderir e que ainda tem dúvidas sobre o assunto, neste artigo você entenderá mais sobre como funciona o coletor menstrual assim como os prós e contras do método. Vamos lá!

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é parecido com um copinho, esse copinho é responsável por armazenar o sangue durante o período menstrual. Ele é fabricado em silicone hipoalergênico, e, por isso, não causa alergias e irritações — que são muito comuns com o uso de absorventes descartáveis.

O copinho deve ser inserido próximo à entrada do canal vaginal, e não no fundo, como acontece com a maioria dos absorventes internos. Ali, o coletor pode permanecer de 8 a 12 horas sem troca.

Uma das principais diferenças entre o coletor menstrual e os absorventes comuns é a sua vida útil. O copinho pode durar em média 10 anos, enquanto os absorventes descartáveis são utilizados uma única vez e podem levar até 500 anos para se decompor.

Logo, quando você opta pelo coletor menstrual, você está adotando uma alternativa sustentável e está contribuindo para o meio ambiente.

Como colocar o coletor?

Quando o papo é sobre como colocar o coletor menstrual, a ideia deixa você apreensiva, não é mesmo? E, por isso, algumas mulheres até deixam de utilizar o copo. Para ajudá-la a colocar o coletor de forma confortável e simplificada, siga os passos abaixo sem medo:

 

  • Higienização: É necessário higienizar o coletor antes de colocá-lo. Você pode optar por ferver, mas tome cuidado para não derretê-lo. Caso não seja possível ferver, você pode utilizar outras opções para higienização como água oxigenada até 12%, água de cloro até 3% ou hipoclorito de sódio. Feito isso, enxague o coletor com um pano limpo.
  • Posição: Não existe posição ideal para colocar o coletor menstrual. A posição ideal é aquela que você se sentir mais confortável, ok? Pode ser sentada ou em pé.
  • Dobra ideal: Caso você ainda não saiba, é necessário dobrar o coletor para inseri-lo no canal da vagina com mais facilidade. Assim como a posição, também não existe dobra “padrão” para introduzi-lo, alguns coletores acompanham manuais e você pode ver as indicações por lá.

 

No geral, as mulheres costumam dobrar o coletor em forma de “C” ou de “U”, conforme a imagem abaixo:

Copo menstrual

 

  • Inserção do coletor:

 

Depois de escolher a melhor dobra para você é necessário relaxar para que os músculos pélvicos estejam elásticos no momento da inserção do coletor.

Assim, sentada ou em pé, introduza o coletor na entrada do canal vaginal, e não no fundo, lembra? Rode o coletor com cuidado para se certificar de que ele está perfeitamente encaixado.  Para facilitar na hora de tirar você pode deixar a pontinha para fora.

Depois de inserido, ele se moldará ao canal vaginal. Quando o copinho é bem encaixado, ele forma um vácuo que pode até emitir um som, dessa forma, você saberá que o colocou de maneira correta.

 

  • Retirando o coletor menstrual:

 

Para retirar o coletor é necessário primeiro eliminar o vácuo que se forma. Por isso, sentada, force a pélvis como se estivesse defecando, isso ajudará a tirar o vácuo.

Feito isso, com o polegar e o indicador faça uma “pinça” e pressione a parte de baixo do coletor, assim, ele receberá ar e eliminará o vácuo por completo.

Depois, aperte o meio do copinho para que ele diminua de tamanho, assim, ficará mais fácil para puxá-lo para baixo e tirá-lo, evitando também que o mesmo encoste-se à bexiga ou uretra, provocando dor.

Com prática e treino não será tão difícil quanto você pensa, certo? As imagens a seguir mostram exatamente como você deve fazer:

Copinho menstrual

Vantagens

Confira abaixo as maiores vantagens em optar pela utilização do coletor menstrual:

  • Economia a longo prazo, eliminando a compra de absorventes mensalmente;
  • Maior intervalo para troca, entre 8 e 12 horas;
  • Opção sustentável e reutilizável, com duração de até 10 anos;
  • Menor risco de infecções bacterianas, por ser utilizado no canal vaginal. Evitando assim, a proliferação de bactérias;
  • Menor risco de vazamentos;
  • Sem cheiros desagradáveis.

Desvantagens

Assim como qualquer outro método, o coletor possui algumas desvantagens tais como:

  • Difícil adaptação — que pode levar alguns meses;
  • Contato direto com o sangue;
  • Higienização — que precisa ser a cada doze horas e necessita de um local privado para esvaziar e limpar o coletor;
  • Em alguns casos há desconforto abdominal, devido o uso incorreto.

No entanto, as desvantagens relacionadas ao uso do coletor menstrual envolvem hábito e costume, é questão de tempo para que as usuárias se adaptem a ele. No mais, o copinho não oferece nenhum risco às mulheres e é indicado para maior conforto, segurança além de contribuir com o meio ambiente!

Aproveite a visita para deixar seu comentário compartilhando a sua experiência ou opinião sobre o uso coletor menstrual e não se esqueça de inscrever-se para receber outros conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.