O que é identidade de gênero e quais os tipos: seja você, seja únicu!

Identidade de gênero

Você já ouviu falar em identidade de gênero? Essa é a forma como uma pessoa se identifica e se mostra ao mundo a partir da binaridade definida socialmente: masculino e feminino, homem e mulher.

Esse é mais um daqueles termos relacionados à sexualidade que causam inúmeras dúvidas e questionamentos na nossa sociedade, já que vai muito além da tradicional heteronormatividade. Por isso, mais uma vez, a Dona Coelha entra em ação para descomplicar o seu dia a dia!

As últimas décadas têm trazido novos temas à tona e a sexualidade vem ganhando cada vez mais força e atenção nas rodas de amigos, no cenário social e político e tudo mais. Mais e mais as pessoas têm refletido sobre o que é ser um ser sexual nesse mundo.

Assim, temos aprendido (e muito descoberto) que existem diferentes formas de amar e de se entender no mundo além do padrão Adão e Eva estabelecido há séculos e séculos. Com isso, a luta pela liberdade de gênero ganha cada vez mais força e “soldados” – é hora de entender cada vez mais a causa LGBTQ+.

Como estamos aprendendo junto com vocês, no post de hoje, vamos explicar o que é identidade de gênero, quais os tipos e um pouco das implicações pessoais e sociais que esse conhecimento pode trazer no nosso dia a dia. Sim, esse é mais um assunto sério, mas ele pode fazer toda a diferença na sua vida sexual ou na de alguém que você ama!

Preparado para ressignificar o seu dia a dia? Então, deixe para trás os preconceitos, ligue as anteninhas da desconstrução e vamos lá!

O que é identidade de gênero: dicionário da Dona Coelha!

Quem nunca ouviu aquela história bíblica da criação do homem e da mulher lá no paraíso do Éden? Esse padrão “ele e ela” é o que molda a nossa sociedade há milhares e milhares de anos, mas a heteronormatividade não é tão “normal” assim.

Então, para começar, vamos entender e diferenciar alguns conceitos essenciais dentro dessa temática, ok? Primeiro precisamos entender que gênero e sexo são coisas diferentes.

Diferença entre sexo e gênero

Robert Stoller, que foi psicanalista e psiquiatra norte-americano, em 1968, explicou o que é cada uma dessas coisas. Segundo ele, sexo é o aspecto anatômico, fisiológico e morfológico do ser humano (genitálias, hormônios e cromossomos sexuais).

Gênero, de acordo com o especialista, está ligado às definições e conceitos culturais, sociais e históricos ligados a cada um dos sexos. Lembra daquela polêmica questão no ENEM de 2015 com a frase feminista marcante “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, de Simone Beauvoir? Então, era sobre isso!

Dessa forma, entender-se como mulher significa que você se identifica com tudo que a sociedade e sua cultura historicamente pregam como ser mulher: cabelos longos, curvas, saias e vestidos, posições sociais e etc. Da mesma forma, não se nasce homem, torna-se.

Essa afirmação gera muita polêmica porque desvincula a ideia de gênero das genitálias. Não é um pênis que te faz homem, nem a vagina, mulher. É a forma como você se identifica no mundo que vai te permitir determinar o seu gênero – isso mesmo: você decide, não os outros.

Expressão de gênero: mostre quem você é

Quando você entende um gênero como o seu, seja porque descobriu-se assim ou porque te contaram que essa pessoa é você, a tendência é mostrar isso ao mundo. Isso é o que se entende como expressão de gênero.

Está ligado a suas roupas, corte de cabelo, comportamentos e até a sua silhueta física – como dissemos, há padrões sociais que estabelecem o que é ser mulher e o que é ser homem.

Agora que você sabe tudo isso, é hora de refletir: já imaginou se olhar no espelho e não se identificar com a imagem que vê? Já pensou que é muito difícil se encaixar como mulher, por exemplo, e se sentir bem? Bom… esses questionamentos têm tudo a ver com a sua identidade e como você se enxerga no mundo e o mais importante é sempre se olhar com amor!

Tipos de identidades de gênero: a pontinha do iceberg

Tipos de identidade de gênero

Entendendo que ser homem ou mulher não tem a ver com as genitálias ou hormônios que carregamos conosco – e que podem nos dar muito prazer –, é importante saber que há diversos (e talvez inúmeros) tipos de identidade de gênero.

Afinal, como limitar a forma que as pessoas se enxergam e se vêem no mundo? Não dá! Felizmente, cada pessoa é um universo único e que tem o direito de existir e viver como é. Mas, para tentar clarificar um pouco mais as coisas, vamos falar sobre as identidades de gênero mais conhecidas:

  • Cisgênero – você é privilegiado, sim!

Sabe aquelas perguntinhas que eu fiz no tópico anterior? Bom, se a sua resposta para elas é “não” e aquelas dúvidas e desconfortos não fazem parte do seu dia a dia, muito provavelmente significa que você é uma pessoa cisgênero.

Isso quer dizer que você se identifica com o gênero que lhe foi atribuído no seu nascimento: consideram você como menina/mulher e você se identifica dessa forma, por exemplo. Ou um menino que se vê e se identifica com essa construção social de homem.

Uma das coisas mais importantes ao entender que você é uma pessoa cis talvez seja reconhecer os seus privilégios. Afinal, você se identifica com o gênero designado a ti em seu nascimento e a sociedade em que está inserido diz que isso é o “normal”, o “certo”, em detrimento de outros que não se enquadram nesse padrão.

Vale lembrar que esse rótulo está diretamente ligado à heteronormatividade: ideia de que a heterossexualidade e relacionamentos heterossexuais são os naturais socialmente.

  • Transgênero – enfrentando um leão por dia!

A pessoa transgênero é aquela que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído quando nasceu. São essas pessoas que, quando moldadas nos padrões sociais, não se enxergam naquele espelho, pois não se entendem como a sociedade diz que deveriam.

Por exemplo, um homem que, por nascer com o sexo feminino (genitálias e tudo mais), foi determinado como mulher desde pequeno, sendo criado e educado como menina. Essa é a realidade de diversos homens transgênero. O inverso também é super comum, aí conhecemos as mulheres transgênero.

Alguns outros termos muito ligados a essa identidade têm uma forte pegada social. Travesti, por exemplo, é uma terminologia latino-americana para mulheres trans que são marginalizadas por sua identidade e mais ainda por serem periféricas.

O termo transexual também é muito usado para falar sobre as pessoas transgêneras, mas que já está super desatualizado. Isso porque ele faz referência específica à mudança dos genitais e, como já explicamos, a questão é muito mais ligada ao gênero do que com o sexo biológico. Muitas pessoas transgêneras lidam muito bem com suas partes íntimas de nascença e tá tudo bem!

Ah e as drag-queens e kings não são trans! Esse é um lindo movimento artístico em que o artista literalmente se transforma temporariamente em personagens do gênero oposto ou do próprio gênero do artista, exaltando certas características de forma bela, caracterizada, caricata e até mesmo buscando a proximidade ao real.

  • Não-binariedade – o mundo tem outras cores!

Não sei se você percebeu, mas, de uma forma geral, o que falamos até aqui relacionava-se de forma direta ou indireta com as ideias de homem e mulher. Mas você sabia que há diversas pessoas que não se identificam nem como o gênero masculino nem com o feminino?

A não-binariedade é um verdadeiro coração de mãe: tem espaço para todes que não se enxergam na cisnormatividade. Basicamente, os não-bináries não se identificam como homens ou como mulheres. Mas isso pode acontecer de várias formas, que rendem muito pano pra manga.

O nosso intuito aqui é que você entenda que a forma de se ver e se identificar no mundo é super ampla e variada. Você não precisa ficar preso ao que você não é ou a expectativas que a sociedade colocou sobre você – ela que lute!

Identidade de gênero e orientação sexual: entenda as diferenças

Como esse papo é bem complexo e pode estar fazendo sua cabeça ferver, a Dona Coelha sabe que podem ter surgido várias outras dúvidas ao longo desse caminho de descobertas. Uma confusão muito grande que acontece é entre identidade de gênero e orientação sexual: são coisas completamente diferentes!

Enquanto a identidade tem a ver com quem eu sou, a orientação sexual tem a ver com quem eu gosto (ou não) de me relacionar emocional e sexualmente, por quem eu sinto desejo. Ao falar de orientação, estamos falando de héteros, homos, bis, panssexuais e muito mais.

Tem um post super completo aqui no nosso blog para você acabar com todas as dúvidas sobre esse tema e se conhecer melhor: “Orientação sexual: o que é e quais as possibilidades”. Dá uma passadinha lá, fica por dentro do assunto e compartilha com a galera!

O importante é você saber que, uma mulher trans pode ser lésbica, hétero, bi ou qualquer outra coisa que uma mulher cisgênero pode ser. Com os homens, a mesma coisa! O essencial é amar e desfrutar de muito prazer!

Ah, não se esqueça dos assexuais que, de uma forma bem geralzona, não sentem esse desejo todo – e não tem problema nenhum nisso! Entenda melhor essa orientação sexual aqui no nosso blog também.

God makes no mistakes, you were born this way!

Bom, tudo isso é apenas um pouquinho do que há para saber sobre essa temática – afinal, falar do ser humano é super complexo e demanda muito tempo. Com esse básico, esperamos que você tenha esclarecido muitas dúvidas e, talvez, entendido melhor seus sentimentos sobre si mesme.

Além de refletir sobre a sua existência, agora é hora de pensar na sua relação com os outros! Nada de estragar o rolê ou amizades por falta de bom senso, educação e respeito! Piadas e comentários transfóbicos nunca são bem-vindos nem tem graça! Dá uma olhadinha pra dentro e repense seus comportamentos.

Tudo bem não ser totalmente desconstruído, mas não dá para continuar sendo o “tiozão do pavê” pra sempre, viu?!

Seja você, ame quem você é e viva por você. Não há nada mais prazeroso do que se amar – e olha que a Dona Coelha entende muito sobre prazer, né?!

E aí, gostou do nosso aulão de hoje? Se você tiver mais dúvidas ou quiser compartilhar outros ensinamentos com a gente, deixe um comentário! Vamos amar conversar e aprender com vocês – juntes vamos mais longe!

Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então, acompanhe nosso blog e as redes sociais da Dona Coelha! Temos muito conteúdo sobre sexualidade, prazer, sextoys e muito mais. Até o próximo post!

6 comentários sobre “O que é identidade de gênero e quais os tipos: seja você, seja únicu!

  1. Paulosidney Souto leite disse:

    Tento entender, procuro respeitar pra ser respeitado, embora de acordo com princípios que fui criado, que me entendam, através da relação homem mulher que nascem os seres humanos, acredito que muitas lideranças feministas, lgbt, não estão preparadas para lideranças, mas enfim gostei do tema que estou tentando entender cada vez mais

    • Lara da Dona Coelha disse:

      Olá, Paulo! Ficamos muito felizes com seu comentário. Esse conflito de ideias é comum, afinal, muitas gerações foram educadas com valores muito antigos, por vezes preconceituosos, mas, de toda forma, estiveram presentes por toda a vida e são difíceis de mudar. Buscar rever esses aspectos, estudar e respeitar quem é diferente são atitudes realmente importantes e necessárias. Continue acompanhando, sempre buscamos trazer conteúdos sobre feminismo e a comunidade LGBTQIA+ de forma didática <3

  2. José Marcino Barbosa disse:

    Não sei como vim parar aqui. Se suas idéias são de desconstrução então erraram com força. O Tiozão do pavê sabe o que quer e compreende que não poderá ser arrastado por idéias pervertidas de quem não tem o que fazer. Fica registrado aqui a minha indignação com o conteúdo apresentado. Detestei.

    • Dona Coelha disse:

      Achei bom vc ter vindo para aqui!
      Uma pena que você ainda não está preparado para o que temos a oferecer.
      Felizmente o mundo está mudando de forma todos terem espaço para serem quem são, e infelizmente para você, achar isso um absurdo só mostra o quanto você está atrasado e é pouco flexível no seu pensamento.
      Espero de coração que você mude para ser alguém melhor. Quando estiver pronto para essa mudança, é só voltar aqui ;)

      • Rafael F Monteiro disse:

        Gostei da frase: “Você decide e não os outros”, tendo em vista que ao longo da vida tomamos várias decisões e nos mantemos como algumas delas a vida inteira, mas outras reconsideramos algum tempo depois (como alguém que trabalha em uma profissão por 20 anos e depois resolve abandonar tudo e começar de novo em outra profissão), gostaria de saber se você entende que isso posso ocorrer em relação a identidade de Gênero, uma pessoa pode se identificar em um gênero e depois em outro e em outro, mudar sua identidade de Gênero? E a orientação sexual também é uma decisão de cada um?

        • Lara da Dona Coelha disse:

          Oi, Rafael! Obrigada pela pergunta! Acredito que vale voltarmos ao contexto da frase, onde explicamos que a identificação com o gênero independe da genitália (consequentemente, do que nos é atribuído ao nascermos – homem ou mulher), mas tem a ver com como cada pessoa se percebe no mundo, como se identifica com os padrões de gênero. Assim, consideramos uma “decisão” da pessoa no sentido de como ela se autopercebe independentemente da visão dos outros. Imagine uma mulher trans que cresceu num mundo masculino, em que diziam a ela que ela era menino. Mesmo que ela perceba que é diferente dos outros meninos, talvez leve um tempo para ela mesma aceitar isso e entender sua identidade, visto que está dentro de todo um contexto que ensina que isso não é possível, que homem tem pênis e mulher tem vulva. Esse é um ponto, temos que considerar também que o gênero é fluido e não se limita apenas ao masculino e ao feminino (nisso, conseguimos conhecer a história de pessoas não-binárias, por exemplo, a Beta Boechat). E sobre a orientação sexual, cabe a mesma reflexão: é uma autopercepcção de cada pessoa, mas nunca uma escolha como uma carreira. A nossa identidade e o direcionamento do nosso desejo não dá pra escolher, o que a gente consegue mudar é como nos olhamos e olhamos o mundo a partir dessas coisas. Se quiser saber mais sobre orientação sexual, temos um post completo sobre, é só clicar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.