Guia do Exame de próstata: tire suas dúvidas!

Se você chegou aqui, provavelmente está decidindo se faz ou não o exame de próstata — ou então está buscando mais informações sobre esse procedimento, estou certo? É pensando nessas possibilidades que preparei este conteúdo completo pra tirar todas as suas dúvidas sobre esse exame que é tão temido por muitas pessoas.

Vou começar reforçando que fazer esse procedimento não diz nada sobre o quão homem ou hétero você é. Por causa da masculinidade frágil, algumas pessoas deixam de se cuidar e buscar por exames de prevenção, mas não precisa ser assim.

Se cuidar te faz uma pessoa precavida e responsável, o que não interfere em nada na sua sexualidade ou identidade de gênero. Com isso em mente, vamos pras informações!

O que é o exame de próstata?

Também chamado de toque retal, o exame de próstata é um procedimento essencial entre pessoas com pênis, feito pra analisar a presença de alterações nessa glândula.

Onde fica a próstata

Essas alterações podem ser sinais de infecções, inflamações e doenças sérias, como prostatite, câncer de próstata e hiperplasia prostática benigna. Dependendo do que for percebido durante o toque, pode ser necessário fazer alguns outros exames pra complementar o diagnóstico.

Esse exame está pra as pessoas com pênis na mesma proporção de importância que o exame de mama pra as pessoas com útero. Por isso, nada de negligenciar esse cuidado por causa de algum estereótipo de gênero imposto sobre ti, combinado? Se cuidar precisa estar sempre em primeiro lugar!

Qual a idade certa pra fazer o exame da próstata?

A idade padrão pra iniciar esse cuidado é a partir dos 40 anos, sendo necessária uma periodicidade anual. É claro que essa é a informação padrão, mas, de acordo com os resultados, o seu urologista pode passar uma frequência diferente, focada no seu caso — algumas pessoas voltam a cada quatro anos, por exemplo.

Vale um ponto de atenção: se você tem histórico familiar de câncer de próstata, é importante conversar com um médico o quanto antes, analisando com ele quando se deve começar os exames de prevenção.

É possível ter câncer de próstata antes dos 40?

Sim, é possível, mas é muito raro. O câncer começa a ser um risco maior a partir dos 50 anos, por isso é tão pouco encontrado em jovens. Mas é possível surgir antes disso, especialmente pra pessoas com histórico familiar dessa doença.

Como é realizado o exame de próstata?

O exame de toque retal é feito por um urologista ou proctologista e é super rápido. Basicamente o médico usa luva de látex com lubrificação pra introduzir o dedo indicador no ânus — o caminho mais fácil até a próstata.

Durante o exame, o profissional vai procurar fissuras anais, hemorróidas ou nódulos, podendo rastrear um possível câncer na região. Não há necessidade de nenhuma preparação, tente apenas relaxar e deixar o médico trabalhar.

Como é feito o exame de próstata

Mas ei, calma. Vou esclarecer uma coisa aqui: o homem sente prazer na próstataseja ele hétero, gay, bissexual ou o que for. Essa glândula é como um Ponto G de quem tem pênis, sendo repleto de terminações nervosas que causam muito prazer.

Isso não quer dizer que você vai sentir prazer na hora do exame, mas se sentir, não tem nada de errado e não vai dizer nada sobre sua sexualidade.

Quais os tipos de exame de próstata?

Eu já falei muito do toque retal, essencial pro diagnóstico precoce, mas agora vou pros outros tipos de exames que podem ser feitos pro diagnóstico de doenças na próstata! Lembrando que nenhuma dessas opções substituem o exame do toque.

1. Exame PSA

O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico )é um tipo de exame de sangue. Nele é coletada uma amostra de sangue venoso — porque ele quantifica a proteína PSA produzida pela próstata. A quantidade desnivelada dessa proteína é um dos grandes sinais de câncer. Nele também pode ser identificada hiperplasia prostática benigna e prostatite.

Lembre-se que esse exame precisa de preparo, nas 72 horas que o antecedem o paciente não pode ter praticado esportes, andado de bicicleta ou moto, assim como também não pode ter tido relações sexuais ou se masturbado — também não é recomendado ter feito o exame do toque retal nesse período.

Esses cuidados são essenciais pois essas condições podem alterar o valor do PSA.

2. Ultrassom da próstata

Também chamado de ultrassonografia transretal, esse exame avalia e calcula o tamanho da próstata em dimensões e volume e os contornos as estruturas da glândula pra identificar alterações que indiquem alguma doença.

Ele é mais utilizado em pessoas que tiveram alteração no valor do PSA e/ou com suspeita de tumores.

3. Jato de urina

O exame de jato de urina é essencial pra identificar se há alguma alteração na próstata, porque ela interfere diretamente no fluxo urinário, podendo deixá-lo lento e fraco. Por isso, nesse exame, é analisada a força e a velocidade do jato de micção.

4. Exame de urina

Outro exame relacionado à urina, o chamado PCA3 é um biomarcador pra identificar o câncer de próstata. Essa é uma aposta nova da medicina que pode identificar a doença de uma forma não invasiva, por meio da coleta da urina. Vale lembrar que o teste não substitui o exame de toque retal.

5. Biópsia

A biópsia é o exame pro diagnóstico definitivo de câncer, feito após alterações nos exames de próstata como o PSA e o toque retal. Nele, o paciente é sedado pra ser feito o toque retal e, depois, é introduzido um aparelho de ultrassom no ânus, que vai guiar uma agulha até o local ideal.

Um pequeno nódulo é retirado e encaminhado para análise laboratorial. O resultado deve ser avaliado por um profissional da área.

Qual o melhor exame de próstata?

Os melhores exames, quando pensando em um cuidado rotineiro, são os do toque retal e PSA. Os outros devem ser feitos apenas se o médico recomendar.

Por que realizar os exames de próstata?

Os exames de próstata devem ser realizados porque são a melhor e mais eficiente forma de conseguir um diagnóstico precoce do câncer de próstata. Essa doença, quando diagnosticada em seus primeiros estágios, tem cura e não é tão fatal.

Entretanto, quando diagnosticada em estágios mais avançados, a sua mortalidade é bem maior. O próprio Ministério da Saúde¹ ressaltou que homens vão menos ao médico e acabam adoecendo mais — é válido lembrar que as mulheres se cuidam mais e vivem mais. Por isso, não deixe o preconceito te impedir de cuidar da saúde!

Como prevenir o câncer de próstata?

Existem hábitos que podem te ajudar a prevenir o câncer de próstata. A alimentação saudável, por exemplo, é indispensável! Uma dieta com frutas, grãos, legumes, verduras e cereais integrais já consegue fazer uma grande diferença, ainda mais com a redução de gordura de origem animal. Traga também essas práticas para sua rotina:

  • Fazer 30 minutos diários de atividade física,
  • manter o peso equilibrado,
  • não beber muito ou fumar.

Aplicar essas recomendações em seu estilo de vida pode trazer grandes contribuições pra sua saúde². Espero ter te ajudado a entender melhor os exames de próstata. Aproveite que já está aqui buscando conhecimento e informações sobre saúde e confira o nosso conteúdo sobre os motivos que podem levar à pouca ejaculação.

Te vejo lá!

 

REFERÊNCIAS:

1- Homem vai menos ao médico e adoece mais. Brasil Econômico, 19 out 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/sus/pdf/outubro/homem_vai_menos_medico_1910.pdf. Acesso em 1 out 2022.

2- Câncer de próstata. SESA e Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Cancer-de-prostata. Acesso em 1 out 2022.

Um comentário sobre “Guia do Exame de próstata: tire suas dúvidas!

  1. Amigo disse:

    Nas mulheres embora o utero e as mamas sejam as áreas mais vulneráveis a doenças oncologicas, mas o Exame Ginecologico é realizado em plenitude. Numa ocasião, a minha mãe recebeu a sugestão até de avaliar os ovários, conservadora, ela comentou nessa idade fazer esses exames, ai como era uma pessoa sentimental, me vali da memória afetiva dela e argumentei que a clinica leva o nome da parteira que atendia ela e era apenas um checkup ai ela concordou! Já nós homens não temos essa dimensão de checkup na saúde do homem e, o exame feito na prostata nem é preventivo mais (exame do toque): atualmente, alguns médicos sugerem em PSA muito baixo ou alto, verificar por ultrasson se a prostata é detectada (existe ou não: até recentemente era tabu cogitar nascer sem a glândula) ou se expandida, pela imagem possível avaliar se crescimento da glândula se deu pelo envelhecimento (inchaço) ou existirá tumor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.