Engolir esperma: faz mal? É bom? Descubra tudo aqui!

Copo de leite meio vazio

Cuspir ou engolir? Essa é uma dúvida muito comum para muitas pessoas na hora do sexo, mas já adianto que essa decisão é totalmente de quem é dono ou dona da boca. Ah e pra quem está do outro lado, lembre: antes de ejacular, é preciso ter o consentimento de todos sobre onde será o destino do sêmen.

Muitas pessoas veem o engolir esperma como um fetiche na hora de receber ou fazer um bom sexo oral, fazem pelo prazer, enquanto outras acham essa história toda muito nojenta – e há homens e mulheres nos dois times, sabia? Por isso, hoje, eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre o assunto e tirar suas dúvidas sobre o sêmen.

Conheça algumas curiosidades e características comuns sobre o sêmen e se ele realmente faz mal!

O que é o sêmen? Entenda o que você vai botar pra dentro

O sêmen é um composto de fluidos das vesículas seminais da próstata e das glândulas bulbouretrais. Ele contém dois componentes separados: o esperma e o fluido. Além disso, possui uma quantidade de proteína bem pequena – não é substituto de pós-treino, viu? Só teria benefícios dietéticos se fossem consumidos litros de sêmen.

Há outros componentes que também fazem parte da composição do sêmen, são eles: frutose, sódio, citrato, cloreto, potássio, vitamina C e magnésio. Além desses, ele também contém mais de 50 compostos diferentes que variam entre hormônios, endorfinas, neurotransmissores e imunossupressores.

Apesar de ter várias substâncias, ele não supre a necessidade de ingerir alimentos que contenham essas mesmas substâncias. Tudo isso porque a quantidade em que elas estão presentes no sêmen é bem baixa.

Em termos de quantidade, a ejaculação típica pode encher cerca de uma colher de chá e contém apenas cerca de 5 a 7 calorias.

Engolir o esperma é seguro?

É, em partes, seguro engolir o sêmen, pois nenhum dos componentes dele é prejudicial à saúde e são todos digeridos da mesma forma que os alimentos. No entanto, se a pessoa que gozar tiver alguma IST (Infecção sexualmente transmissível), você pode contrair, por isso é super importante uma comunicação aberta e honesta entre os envolvidos.

Lembre-se: o indicado para qualquer sexo sempre é atualizar os exames e ser transparente. Os preservativos estão aí para ajudar no combate das ISTs e também são contraceptivos.

Banner com escritas explicando se engolir esperma é seguro

Em casos muito raros pode acontecer da pessoa ter alguma alergia a alguma das substâncias do sêmen, isso pode causar irritação na pele ou algum desconforto, mas, como disse, esses casos são muito raros. Por isso, se perceber alguma reação diferente do comum após estar em contato com o sêmen, procure um médico.

Engolir esperma engravida? Acabe com o medo!

Algumas pessoas também acreditam que engolir o sêmem engravida, afinal, o gozo possui espermatozóides o suficiente para engravidar uma pessoa, não é?! Porém dizer que engolir sêmen engravida é uma grande mentira, porque o único modo de engravidar é através do contato do espermatozóide com o óvulo, que só é possível pelo canal vaginal.

Então, se essa é uma preocupação sua ou da sua parceria, fiquem tranquilos: engolir esperma não engravida!

Qual é o cheiro do sêmen? Para ficarmos atentos

E não é só a composição do esperma que gera dúvidas, não é? Suas características também, como o cheiro. A fim de manter os espermatozóides vivos para que consigam prosperar, o nível de pH contido no sêmen é alto, o que o torna ligeiramente alcalino, por isso o cheiro pode variar de pessoa para pessoa e até mesmo aparentar água sanitária, mas isso é em decorrência do nível de pH.

Assim como na aparência dele, se estiver diferente do usual, ou apresentar características incomuns, recomenda-se visitar um médico para verificar o que pode ter acontecido, pois pode ser um reflexo da sua saúde.

Qual é o gosto do sêmen?

Se formos entender as boas línguas por aí, o sabor do sêmem pode ser salgado, outras dizem ser amargo, muitas vezes doce e até metálico. Esses sabores são influenciados pela composição presente no sêmen e até alguns fatores alimentícios podem deixar ele diferente.

Banner com desenho de bocas com a língua para fora e abaixo de cada uma escrita com tipos de sabores

Os componentes do esperma definem muito o sabor do sêmen, pois apenas uma pequena porção dele é esperma, ou seja, varia muito de pessoa para pessoa e do dia. Algumas evidências anedóticas, aquelas ditas pelo povo, sem comprovação, mas testadas, mostram que alguns alimentos modificam o sabor do sêmen.

Apesar de não ter nenhuma prova científica, é aceito socialmente que existem alguns hábitos alimentares que podem comprometer o funcionamento do organismo e, consequentemente, a produção de algumas das substâncias contidas no sêmen pode variar, deixando gostos e consistências diferentes.

Mas espera aí: porque algumas pessoas testaram e aprovaram alguns alimentos que ajudam na melhora do sabor, podemos dizer que eles têm certa validade. É o exemplo de algumas frutas e vegetais. Por outro lado, há também os alimentos que não ajudam tanto assim, como a carne vermelha, queijo e o café.

Dizem que abacaxi muda o gosto do sêmen e, se consumido 24h antes de ejacular, o sabor fica mais adocicado, o mesmo acontece com o consumo da canela. Então, se vocês não testaram ainda e estão a fim, tenta lá e conta para a gente se deu certo nos comentários!

Engolir ou cuspir?

A decisão é inteiramente sua depois de saber da condição da saúde da sua parceria. No momento que esquentar o clima, se você estiver com vontade, não tenha medo e experimente, se não gostar, não há problema nenhum em cuspir!

Agora, se você não quiser ingerir, saiba que há quem diga que o esperma faz bem para a pele, porque algumas das substâncias de sua composição ajudam na condição da derme – seria essa uma forma de skincare?

Então, se estiverem curiosos, tirem “a prova dos nove”! Só tomem cuidado com os olhos, pois pode causar irritação – se acontecer do jato chegar até os olhos, lave com água abundante. Agora se a irritabilidade persistir por muito tempo, procure um médico.

E não se encana: engolir o esperma pode rolar tanto entre casais que estão há muito tempo junto quanto com aquela pessoa com quem você mantém um relacionamento casual, e não perde tempo quando o assunto é permitir sentir prazer – desde que vocês tenham a certeza da não existência de ISTs, claro..

Conseguiu entender agora um pouco mais sobre o sêmen? Ele que é o responsável pela formação da humanidade tem várias curiosidades e algumas delas você já tem conhecimento, por isso conta aí para a gente o que você sabe sobre ele e compartilha com a gente suas experiências. Até a próxima!

27 comentários sobre “Engolir esperma: faz mal? É bom? Descubra tudo aqui!

    • Dona Coelha disse:

      Pode sim, o cigarro assim como álcool, cafeína, alho e frituras podem dar um gosto amargo para o sêmen.

    • Dona Coelha disse:

      Não há consenso entre os profissionais da saúde quanto à influência da vasectomia no gosto do esperma. Algumas fontes afirmam que a vasectomia pode afetar o gosto do esperma, enquanto outras afirmam que não há evidências para suportar essa afirmação. É importante destacar que o gosto do esperma é afetado por uma variedade de fatores, incluindo a dieta, estilo de vida, saúde geral e outros fatores. Além disso, o gosto do esperma é subjetivo e pode variar de pessoa para pessoa.

  1. Renan disse:

    Por que os rapazes mais novinhos produzem espermatozóides que parecem creme, ou seja, parece yorgurte de côco bem cremoso. Já outras pessoas depois dos 30 anos ejacua um espermatozóide de que mais parece clara de ovo de galinha? Sem consistência.

      • Diana disse:

        Meu namorado prefere se masturbar do que fazer sexo faz dois anos que estamos junto e ele nunca fez sexo ele nunca teve relações com mulher a pri Meira vez foi batendo punheta o que eu faço amo ele mesmo assim tenho muito desejo por ele e ele por mim nós amamos

        • Maria Cristina disse:

          Deve ser horrível ter um namorado assim, estimula ele a ter prazer com você faz carinho no ânus dele tem homem que só goza se fizer o fio terra nele.

        • Denise disse:

          Se ele tivesse desejo por vc ele faria sexo com vc não ficaria se mastubando vc deve amar mesmo pra tá com ele pq se é eu já estaria em outra faz tempo

  2. Christiano disse:

    Tive uma namorada que pedia pra consumir maça verde, para regular o PH, gostaria de saber se isso influencia mesmo no gosto do esperma?

    • Dona Coelha disse:

      Sim, alguns alimentos como o abacaxi e a maça verde podem tornar o sabor do esperma mais adocicado enquanto outros alimentos como o café, pode fazer o sabor ficar amargo.
      Embora essa “receita caseira” é algo bastante falado, a verdade é que a mudança não é muito significativa.

    • Dona Coelha disse:

      Obrigada Léo, fiz a correção no texto o pH do sêmen é 7,5, ou seja, ligeriamente alcalino.
      Fiz a correção no texto!

      • Francisco disse:

        Eu no início tinha nojo e ainda tenho de engolir de qualquer um, mas quando se trata do homem que eu amo eu engoli tudo e gosto muito, é bem docinho e com certeza na hora do prazer tudo ajuda, já com outros quando acontece eu cuspo até dá ansia de vômito, dos que fiquei por ficar só teve um que eu ficaria novamente pq bebi o esperma dele tbm e era muito docinho tbm🤤🤤

  3. Luiz disse:

    Tive um relação com um rapaz chupada no bilau dele cuspi o semem e depois escovei o dente. Posso ter náuseas e dor de cabeça no dia seguinte?

      • Maurício Gonçalves disse:

        Posso dizer que a tara de muitos homens é ver sua parceira ou parceiro engolindo o esperma eu amo muito isso e minha união se defez por causa deste detalhe esse assunto tem que ser publicado no face no stragam para muitas mulheres saberem como perderam seu parceiro para uma rival muito feia

  4. CARLIN disse:

    Olá gostei das explicações.. Aprendi muito , mesmo com a idade q tenho. Apresenta nunca e de mais, show.

  5. Observador disse:

    Boa a dica de conversar com o parceiro sobre saúde. Assim como evita odor na defecacao, a Uva em suco ou vinho, além de melhorar o gosto do semem, evita aquele mal estar de fazer sexo oral, no namorado, pouco tempo depois dele urinar (ameniza o odor)! Pior sexo oral é em cara chegado em cerveja: o odor fica impregnado na glande se ele não tiver de banho tomado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.