Mão segurando copo com leite

Engolir esperma: faz mal? É bom? Descubra tudo aqui!

Cuspir ou engolir? Essa é uma dúvida muito comum para muitas pessoas na hora do sexo, mas já adianto que essa decisão é totalmente de quem é dono ou dona da boca. Ah e pra quem está do outro lado, lembre: antes de ejacular, é preciso ter o consentimento de todos sobre onde será o destino do sêmen.

Muitas pessoas veem o engolir esperma como um fetiche na hora de receber ou fazer um bom sexo oral, fazem pelo prazer, enquanto outras acham essa história toda muito nojenta – e há homens e mulheres nos dois times, sabia? Por isso, hoje, eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre o assunto e tirar suas dúvidas sobre o sêmen.

Conheça algumas curiosidades e características comuns sobre o sêmen e se ele realmente faz mal!

O que é o sêmen? Entenda o que você vai botar pra dentro

O sêmen é um composto de fluidos das vesículas seminais da próstata e das glândulas bulbouretrais. Ele contém dois componentes separados: o esperma e o fluido. Além disso, possui uma quantidade de proteína bem pequena – não é substituto de pós-treino, viu? Só teria benefícios dietéticos se fossem consumidos litros de sêmen.

Há outros componentes que também fazem parte da composição do sêmen, são eles: frutose, sódio, citrato, cloreto, potássio, vitamina C e magnésio. Além desses, ele também contém mais de 50 compostos diferentes que variam entre hormônios, endorfinas, neurotransmissores e imunossupressores.

Apesar de ter várias substâncias, ele não supre a necessidade de ingerir alimentos que contenham essas mesmas substâncias. Tudo isso porque a quantidade em que elas estão presentes no sêmen é bem baixa.

Em termos de quantidade, a ejaculação típica pode encher cerca de uma colher de chá e contém apenas cerca de 5 a 7 calorias.

Engolir o esperma é seguro?

É, em partes, seguro engolir o sêmen, pois nenhum dos componentes dele é prejudicial à saúde e são todos digeridos da mesma forma que os alimentos. No entanto, se a pessoa que gozar tiver alguma IST (Infecção sexualmente transmissível), você pode contrair, por isso é super importante uma comunicação aberta e honesta entre os envolvidos.

Lembre-se: o indicado para qualquer sexo sempre é atualizar os exames e ser transparente. Os preservativos estão aí para ajudar no combate das ISTs e também são contraceptivos.

Banner com escritas explicando se engolir esperma é seguro

Em casos muito raros pode acontecer da pessoa ter alguma alergia a alguma das substâncias do sêmen, isso pode causar irritação na pele ou algum desconforto, mas, como disse, esses casos são muito raros. Por isso, se perceber alguma reação diferente do comum após estar em contato com o sêmen, procure um médico.

Engolir esperma engravida? Acabe com o medo!

Algumas pessoas também acreditam que engolir o sêmem engravida, afinal, o gozo possui espermatozóides o suficiente para engravidar uma pessoa, não é?! Porém dizer que engolir sêmen engravida é uma grande mentira, porque o único modo de engravidar é através do contato do espermatozóide com o óvulo, que só é possível pelo canal vaginal.

Então, se essa é uma preocupação sua ou da sua parceria, fiquem tranquilos: engolir esperma não engravida!

Qual é o cheiro do sêmen? Para ficarmos atentos

E não é só a composição do esperma que gera dúvidas, não é? Suas características também, como o cheiro. A fim de manter os espermatozóides vivos para que consigam prosperar, o nível de pH contido no sêmen é alto, o que dá uma acidez maior, por isso o cheiro pode variar de pessoa para pessoa e até mesmo aparentar água sanitária, mas isso é em decorrência do nível de pH.

Assim como na aparência dele, se estiver diferente do usual, ou apresentar características incomuns, recomenda-se visitar um médico para verificar o que pode ter acontecido, pois pode ser um reflexo da sua saúde.

Qual é o gosto do sêmen?

Se formos entender as boas línguas por aí, o sabor do sêmem pode ser salgado, outras dizem ser amargo, muitas vezes doce e até metálico. Esses sabores são influenciados pela composição presente no sêmen e até alguns fatores alimentícios podem deixar ele diferente.

Banner com desenho de bocas com a língua para fora e abaixo de cada uma escrita com tipos de sabores

Os componentes do esperma definem muito o sabor do sêmen, pois apenas uma pequena porção dele é esperma, ou seja, varia muito de pessoa para pessoa e do dia. Algumas evidências anedóticas, aquelas ditas pelo povo, sem comprovação, mas testadas, mostram que alguns alimentos modificam o sabor do sêmen.

Apesar de não ter nenhuma prova científica, é aceito socialmente que existem alguns hábitos alimentares que podem comprometer o funcionamento do organismo e, consequentemente, a produção de algumas das substâncias contidas no sêmen pode variar, deixando gostos e consistências diferentes.

Mas espera aí: porque algumas pessoas testaram e aprovaram alguns alimentos que ajudam na melhora do sabor, podemos dizer que eles têm certa validade. É o exemplo de algumas frutas e vegetais. Por outro lado, há também os alimentos que não ajudam tanto assim, como a carne vermelha, queijo e o café.

Dizem que abacaxi muda o gosto do sêmen e, se consumido 24h antes de ejacular, o sabor fica mais adocicado, o mesmo acontece com o consumo da canela. Então, se vocês não testaram ainda e estão a fim, tenta lá e conta para a gente se deu certo nos comentários!

Engolir ou cuspir?

A decisão é inteiramente sua depois de saber da condição da saúde da sua parceria. No momento que esquentar o clima, se você estiver com vontade, não tenha medo e experimente, se não gostar, não há problema nenhum em cuspir!

Agora, se você não quiser ingerir, saiba que há quem diga que o esperma faz bem para a pele, porque algumas das substâncias de sua composição ajudam na condição da derme – seria essa uma forma de skincare?

Então, se estiverem curiosos, tirem “a prova dos nove”! Só tomem cuidado com os olhos, pois pode causar irritação – se acontecer do jato chegar até os olhos, lave com água abundante. Agora se a irritabilidade persistir por muito tempo, procure um médico.

E não se encana: engolir o esperma pode rolar tanto entre casais que estão há muito tempo junto quanto com aquela pessoa com quem você mantém um relacionamento casual, e não perde tempo quando o assunto é permitir sentir prazer – desde que vocês tenham a certeza da não existência de ISTs, claro..

Conseguiu entender agora um pouco mais sobre o sêmen? Ele que é o responsável pela formação da humanidade tem várias curiosidades e algumas delas você já tem conhecimento, por isso conta aí para a gente o que você sabe sobre ele e compartilha com a gente suas experiências. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar conteúdo para você, confira nossa Política de Privacidade.