Como se limpar depois da relação sexual? A importância da higiene pós sexo!

Mulher com toalha enrolada no corpo segurando um frasco de shampoo

Existem diversas dúvidas que somente uma consulta ginecológica completa pode nos tirar. E, por incrível que pareça, um dos questionamentos mais comuns nas clínicas médicas é como fazer a higiene pós sexo. É muito comum perguntas como: “preciso me limpar depois do sexo?” ou ainda “qual é a necessidade de tomar banho depois da transa?”.

É exatamente pela necessidade de ter essas questões respondidas, que vim te ajudar a entender como se limpar depois da relação sexual. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura e descubra um universo completo sobre cuidados sexuais sem tabus. Aqui você tem acesso a respostas de perguntas que, em uma visão distorcida, seriam embaraçosas. Vamos lá!

Por que tem que tomar banho depois da relação?

O banho depois da relação sexual é a melhor forma de higienizar o nosso corpo, não só para tirar o excesso de suor produzido durante o rala e rola, mas também para manter a higiene íntima em dia. Além de ser ótimo ficar cheirosinhe ao lado da parceira, deixar o órgão limpinho combate o aparecimento de fungos, como a candidíase.

Tomar banho apos como se limpar depois da relação sexual? A importância da higiene pós sexo!

Mas qual o motivo de tanta importância do banho após o sexo? Em resumo, a flora bacteriana tende a aumentar em tecidos penianos e vaginais depois de alcançar o orgasmo, por isso o cuidado deve ser redobrado na hora de evitar uma possível infecção.

A ducha higiênica é uma grande aliada da prevenção. Ela deixa, nossos corpos limpinhos, livres de quaisquer resquícios de secreções e lubrificante utilizado na hora H. Aliás, você pode fazer desse momento uma experiência em parceria. E vamos combinar? Quem não gosta de tomar banho com a companhia após o sexo?

Quer saber mais sobre os benefícios dos banhos depois da transa? Confira:

Evita Infecções

Como citado anteriormente, a higiene íntima após o sexo é importante para deixar a flora bacteriana livre de qualquer contato com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). É claro que não precisa ser realizada de forma imediata, descansar após chegar ao ápice é merecidíssimo, além de ser um momento prazeroso.

Lave bem os órgãos genitais e certifique-se a região peniana e vaginal estão limpas, pronto para outra rodada de prazer. Vale lembrar que, no caso do pênis, a lavagem é essencial para evitar o acúmulo do esmegma, um agente antibacteriano que auxilia na lubrificação natural. Caso não seja higienizado, facilita a proliferação de bactérias.

Mantém uma boa Higiene Íntima

A boa higiene íntima é fundamental, não só após a transa, mas também na nossa rotina diária. Um fator que merece atenção é a necessidade de tirar sobras de lubrificantes artificiais. Caso essa ação não ocorra de maneira positiva, a região pode apresentar vermelhidão e coceira devido a alguma alergia.

Afinal de contas, esses produtos são fabricado a partir de substâncias que – em contato prolongado com a pele – podem ocasionar irritação da epiderme, ainda mais quando falamos de uma área tão sensível quanto a íntima. Então, mantenha a rotina de higiene íntima em dia!

O que acontece se não tomar banho depois da relação?

Tenha calma! Se você esqueceu de tomar banho após a relação e aproveitou o momento relaxante depois da transa para dormir, as consequências não serão avassaladoras. Descanse, acorde e tire um tempinho para deixar a água correr sobre seu corpo.

O que não pode é fazer disso uma rotina diária, viu? Fique tranquile que nada de ruim vai acontecer. As bactérias levam um tempo para se proliferarem e são reduzidas na hora da limpeza.

E acredite, o banho tem a potencialidade de restaurar nossa energia. Fala aí, é maravilhoso ter instantes de revirar os olhos, tomar um bom banho e deitar com a parceria para dormir juntinho, não é?

É verdade que tomar banho depois da relação evita a gravidez?

Não, não é verdade! A famosa ducha vaginal ou até mesmo o próprio banho depois da relação não é milagrosa. Fique ciente disso. São maneiras de restaurar o PH da vagina, tirar resquícios de sêmen e lubrificante, além de prevenir infecções.

Painel com fatos sobre a limpeza após sexo

O método mais seguro, tanto para evitar uma possível gestação quanto para o combate de ISTs, é o uso de camisinha. Seja ela masculina ou feminina, o preservativo é um dos métodos contraceptivos mais indicados pelos especialistas. Então, fique de olho nisso, hein? Nada de pensar que o banho vai evitar a gravidez, pois não vai.

Entender como o nosso corpo funciona e como mantê-lo sempre saudável é essencial, não só para o nosso bem-estar, mas para também poder aproveitar o sexo sem nenhum tipo de desconforto. Cuidar de nós mesmo é também um ato de amor, viu?

E aí, gostou do post de hoje? Esperamos que tenha servido de insight para tomar aquele banho delicioso depois de aproveitar com a parceria. Por hoje ficamos por aqui, mas aproveite para compartilhar esse guia com outras pessoas para todos terem acesso a essa informação.

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.