Como se limpar depois da relação sexual? A importância da higiene pós sexo!

Existem diversas dúvidas que somente uma consulta ginecológica completa pode nos tirar. E, por incrível que pareça, um dos questionamentos mais comuns nas clínicas médicas é como se limpar depois da relação sexual. É muito comum perguntas como: “preciso me limpar depois do sexo?” ou ainda “qual é a necessidade de tomar banho depois da transa?”.

É exatamente pela necessidade de ter essas questões respondidas, que vim te ajudar a entender como fazer a higiene pós sexo. Deu curiosidade? Então, acompanhe a leitura e descubra um universo completo sobre cuidados sexuais sem tabus. Aqui você tem acesso às respostas de perguntas que, em uma visão distorcida, seriam embaraçosas. Vamos lá!

Por que tem que tomar banho depois da relação?

O banho depois da relação sexual é a melhor forma de higienizar o nosso corpo, não só para tirar o excesso de suor produzido durante o rala e rola, mas também pra manter a higiene íntima em dia. Além de ser ótimo ficar com um cheiro gostoso ao lado da parceria, deixar o órgão limpinho combate o aparecimento de microorganismos.

Tomar banho apos como se limpar depois da relação sexual? A importância da higiene pós sexo!

Mas qual o motivo de tanta importância do banho após o sexo? Em resumo, a flora bacteriana tende a aumentar em nos órgãos sexuais depois de alcançar o orgasmo, por isso o cuidado deve ser redobrado na hora de evitar uma possível infecção.

A ducha higiênica (aquela do lado do vaso) é uma grande aliada da prevenção. Ela deixa, nossos corpos limpinhos, livres de resquícios de secreções e lubrificante utilizado na hora H. Aliás, você pode fazer desse momento uma experiência em parceria. E vamos combinar? Quem não gosta de tomar banho com a companhia após o sexo?

Quer saber mais sobre os benefícios dos banhos depois da transa? Confira:

1. Evita Infecções

Como citado anteriormente, a higiene íntima após o sexo é importante para deixar a pele e a mucosa livres de uma flora bacteriana ruim. É claro que não precisa ser realizada de forma imediata, descansar após chegar ao ápice é merecidíssimo, além de ser um momento prazeroso.

Lave bem os órgãos genitais e se certifique que a região peniana e a vulva estão limpas, prontas pra outra rodada de prazer. Vale lembrar que, no caso do pênis, a lavagem é essencial para evitar o acúmulo do esmegma, um agente antibacteriano que auxilia na lubrificação natural. Caso não seja higienizado, facilita a proliferação de microrganismos e a sujeira pode estar relacionada ao aparecimento de câncer no pênis, sabia?

Já pras pessoas com vulva, a lavagem dessa região externa é uma forma de evitar a cistite (infecção de urina) de repetição. A uretra dessas pessoas é mais curta, o que facilita a subida de microrganismos pra a bexiga. Além disso, a fricção na hora H ajuda a levar os microrganismos que estão por perto pra entrada da uretra. Vale acrescentar que urinar logo após o sexo também é um ótimo aliado pra evitar a cistite. E lembre-se: NUNCA faça ducha interna pra higienizar o canal vaginal, além de desnecessário, pois a vagina é autolimpante, pode alterar ainda mais a microbiota local e ocasionar infecções.

2. Mantém uma boa Higiene Íntima

A boa higiene íntima é fundamental não só após a transa, mas também antes dela e na nossa rotina diária. A região íntima também pode acumular suor, principalmente nas dobras (virilhas, por exemplo) e causar odor desagradável. Um fator que merece atenção é a necessidade de tirar sobras de lubrificantes artificiais. Caso essa ação não ocorra de maneira positiva, a região pode apresentar vermelhidão e coceira devido a alguma alergia.

Afinal de contas, esses produtos são fabricados a partir de substâncias que – em contato prolongado com a pele – podem ocasionar irritação da pele e mucosa, ainda mais quando falamos de uma área tão sensível quanto a íntima. Então, mantenha a rotina de higiene íntima em dia!

Há vários produtos de higiene no mercado específicos pra essa área que não agridem o PH da região genital. Vale ressaltar que o excesso de limpeza também faz mal pra vulva, porque retira uma camada de gordura protetora, portanto mantenha a limpeza e a rotina de higiene em dia, mas não exagere.

Pensando no sexo sem penetração, como o oral e a masturbação, devemos nos lembrar da higiene das mãos e da boca, também antes de iniciar a atividade sexual. Então vamos combinar que a manutenção da higiene antes do sexo, seja ele qual for, também é importante!

O que acontece se não tomar banho depois da relação?

Tenha calma! Se você esqueceu de tomar banho após a relação e aproveitou o momento relaxante depois da transa pra dormir, as consequências não serão avassaladoras. Descanse, acorde e tire um tempinho pra deixar a água correr sobre seu corpo.

O que não pode é fazer disso uma rotina diária, viu? Mas, calma, nada de ruim vai acontecer. As bactérias levam um tempo pra se proliferarem e são reduzidas na hora da limpeza.

E acredite, o banho tem a potencialidade de restaurar nossa energia. Fala aí, é maravilhoso ter instantes de revirar os olhos, tomar um bom banho e deitar com a parceria pra dormir juntinho, não é?

É verdade que tomar banho depois da relação evita a gravidez?

Não, não é verdade! A famosa ducha vaginal ou até mesmo o próprio banho depois da relação não funcionam e, mais importante, a ducha vaginal deve ser evitada pra não prejudicar a flora vaginal, o PH e propiciar o aparecimento de infecções, como a candidíase. Isso acontece porque, além da água do chuveiro não ser completamente estéril, o processo ainda pode matar os lactobacilos (as bactérias boas da flora vaginal). Então, pra não esquecer: o banho NÃO evita a gravidez e a ducha vaginal não deve ser feita NUNCA.

Painel com fatos sobre a limpeza após sexo

O método mais seguro, tanto para evitar uma possível gestação quanto para o combate de ISTs, é o uso de camisinha. Seja ela externa (masculina) ou interna (feminina), o preservativo é um dos métodos contraceptivos mais indicados pelos especialistas.

Entender como o nosso corpo funciona e como mantê-lo sempre saudável é essencial, não só para o nosso bem-estar, mas também pra poder aproveitar o sexo sem nenhum tipo de desconforto. Cuidar de nós mesmo é um ato de amor, viu?

E aí, gostou do post de hoje? Espero que tenha servido de insight pra tomar aquele banho delicioso depois de aproveitar com a parceria. Por hoje fico por aqui, mas aproveite para compartilhar esse guia com outras pessoas pra todos terem acesso a essa informação.

Nos vemos no próximo post!

Publicação revisada por:
Ginecologista tetzi de oliveira brandão

Dra. Tetzi Oliveira Brandão - CRMMG 47157
Ginecologista e Obstetra c/ espec. em Medicina Fetal e Ultrassonografia

Sou médica e ativista pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, por isso me especializei em Ginecologia e Obstetrícia (RQE 15419), Medicina Fetal (RQE 16793) e Ultrassonografia (RQE 20164). Falar de sexualidade, saúde sexual, intimidade, prazer e do corpo feminino sem tabus é minha paixão e meta pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.