Como saber se é amor? Entenda os sinais e tire suas dúvidas!

Mulher escolhendo a placa de amor ao invés de proibido amor

É comum que, com o passar dos dias de solteiro, façamos diversos questionamentos acerca do amor, principalmente quando conhecemos alguém novo e temos medo de nos entregar. Como saber se é amor? Essa é uma das dúvidas que mais assombra quem está pensando em começar um novo relacionamento.

Afinal, o amor pode ser considerado um risco por algumas pessoas, por isso a cautela. Para tirar todas as suas dúvidas, eu, Renan, vou apresentar os possíveis vieses sobre esse assunto. Fique ligade!

Como saber se é amor ou paixão? Conheça ambos os sentimentos

Amor e paixão podem ter semelhanças em alguns casos, mas se engana quem pensa que são a mesma coisa. Um é muito mais profundo, enquanto o outro fica quase que na superfície dos relacionamentos. 

Mas isso não faz com que um seja mais importante que o outro, tanto o amor quanto a paixão são essenciais para um compromisso duradouro e saudável.

O que é amor? Desvendando e entendendo o sentimento

Em linhas gerais, o amor está enlaçado no cerne do relacionamento. É esse sentimento que sustenta o laço, na maioria das vezes, tornando-o forte e durável, por isso costuma ser mais profundo do que as outras sensações. Afinal, é difícil estar vivendo com quem não se ama, não é mesmo?

Pode até acontecer, em alguns casos, de o casal manter a união, mas isso entra em outras questões familiares muito complexas de se discutir agora.

Nem sempre é fácil de defini-lo, já que é um conjunto de complexidades subjetivas que pode ser difícil de colocar em palavras. Mas há outros aspectos que estão relacionados diretamente à ele, como:

  • Empatia;
  • Cuidado com o outro;
  • Confiança inquebrável;
  • Respeito;
  • Lealdade;
  • Reciprocidade

O que e amor dona coelha sex shop como saber se é amor? Entenda os sinais e tire suas dúvidas!

E muitos outros adjetivos. Resumindo, de uma maneira bem simples, é o querer bem, cuidar, desejar e oferecer sempre o que de melhor e mais profundo existe, estando com a pessoa ou não.

O que é a paixão? Fogo, intensidade e desejos

A paixão pode estar relacionada aos desejos sexuais que uma pessoa tem por outra, à atração física forte. É comum que ela venha antes do amor, preparando os sentimentos para ficarem mais profundos e, por fim, amar. 

Ela é bem física, aquele desejo carnal que vem forte e que não cessa tão facilmente, mesmo com o constante contato físico. Falando de modo bem direito, é aquela agonia que você tem e que precisa resolver para se aliviar.

O problema é que a paixão, muitas vezes, pode pesar para o lado ruim. É comum que haja aquela idealização da pessoa que nos faz enxergá-la como o grande amor das nossas vidas logo de cara. Só que, nessa hora, o bom senso deve bater à porta dizendo “Não é bem assim”. 

Essa idealização da outra pessoa pode trazer sentimentos negativos no futuro, justamente porque as expectativas podem não ser todas correspondidas. Essa idealização pode criar ilusões fortes, alimentando uma falsa esperança que, no fim de tudo, pode magoar bastante.

E não só a pessoa pode ser idealizada mas a relação com ela. Uma pessoa apaixonada pode idealizar que a outra tem o mesmo sentimento, apreço e intensidade que ela mesma e está no mesmo ponto da relação, o que não é necessariamente verdade.

Mas tudo isso não dispensa a sua importância, estou falando de casos que acontecem, mas que não são a regra. Pode acontecer de tudo que a paixão te proporcionar ser realidade e se manter por muito tempo, mesmo no amor. 

A questão da paixão e do amor é que eles devem andar lado a lado, o que torna o relacionamento quase como “ideal”, já que você será apaixonade pela pessoa que está ao seu lado, desejando-a, desfrutando e dando toda aquela cumplicidade para esse laço continuar. 

Definindo o que sente: amor ou paixão? Uma autoanálise!

Depois de tudo que foi dito, o jeito de como saber se é amor ou paixão é na hora de olhar para si e responder essa pergunta. Se a sua vontade é apenas de fazer sexo, satisfazendo seus desejos por achar a pessoa muito atraente e sentir isso quase como uma dependência, então é paixão. Agora, se deseja ficar ao lado da pessoa, oferecendo muitas outras coisas boas, além desse desejo, é o amor.

Amor ou paixao dona coelha sex shop como saber se é amor? Entenda os sinais e tire suas dúvidas!

Isso de maneira simples, mas é importante que haja uma comunicação e reciprocidade para que tudo seja saudável. 

Você sente que é recíproco? Sabe se a pessoa deseja a mesma coisa? Tudo isso é necessário para saber se vai ser correspondido ou se não está apenas criando uma dependência, desejando o amor do outro, que não te dará a mesma coisa.

Você não está se iludindo? A mente é poderosa, pode enganar até nós mesmos. Você deve olhar para si ou para a outra pessoa, qualquer que seja o caso, e entender se é o sentimento mesmo ou apenas uma carência.

A sinceridade, nessas horas, é tudo! Afinal, não é legal ser enganado ou enganar. Se você não curte ou vice-versa, deve mandar a real e respeitar ou ser respeitade. Responsabilidade afetiva é o termo que deve ser seguido, deixando claras as suas intenções!

O que fazer quando o sentimento não é correspondido?

Bem, nem sempre podemos ter o que queremos, não é? As pessoas são cheias de particularidades e ninguém é obrigado a amar se não desejar. Mas não deixa de ser um baque para os sentimentos e, até mesmo, para a autoestima quando um sentimento não é correspondido.

Nessa hora, inúmeros pensamentos podem passar pela cabeça, como não ser suficiente, o que fez de errado, qual é o problema com o seu amor e muitos outros. Ainda, se fez ou recebeu juras de amor, presentes e coisas que tentaram conquistar, o arrependimento por se doar aparece. 

Por isso, é importante saber como superar uma separação para que um sentimento bom não se torne desgastante e prejudicial para você!

Não foi errado (que fique claro que estamos falando de atos saudáveis, não exageros), apenas não era para ser. A primeira coisa a se fazer é aceitar. As coisas são assim, uma hora dá certo e outra não.

Aceite que cada um tem controle de suas vidas e que decidem o que bem querem sentir. Não insista, pois pode acontecer de se sentir sufocade ou sufocar. Dificilmente as pessoas mudam de ideia nesse caso. 

Também cuide de seu psicológico. É certo que alguns podem fazer por maldade, gente tóxica é o que não falta nesse mundo, não é mesmo? Por isso, tire um tempo para si e também não seja alguém tóxico! 

Busque sempre ser muito sincero com os seus sentimentos a si mesmo e para os outros, assim, nada acontecerá por maus entendidos, você previne muitas mágoas em si e nas pessoas com quem se relaciona.

Ainda, você pode optar por esperar, curtir o momento sozinhe e se conhecer melhor, fazer coisas que gosta sem depender de aprovação ou satisfações. Ou continuar sua procura, uma hora a pessoa certa aparece. 

Bem, espero que tudo o que eu disse aqui sirva como uma luz no fim do túnel para você ou, pelo menos, um guia que te ajudará a encontrar a resposta. Cada caso é um caso e deve ser analisado por quem realmente vive.

O que posso dizer é que o amor, quando saudável, acompanhado de coisas boas, é algo muito prazeroso. 

E para ficar por dentro de mais assuntos de relacionamento, fique sempre de olhos abertos para nossas publicações. A gente se vê no próximo post, até!

3 comentários sobre “Como saber se é amor? Entenda os sinais e tire suas dúvidas!

  1. Rosinei disse:

    Bom dia, gostaria de saber uma coisa, a paixão é duradoura? Tipo uns 4 anos? O homem que sente atração, que tem desejos pela mulher e não consegui ficar longe dela, Qual sentimento ele tem?

    • Dona Coelha disse:

      Oi Rosinei,
      Acho importante estabelecer a diferença entre paixão e amor. Paixão para mim está como o desejo, aquela vontade de abraçar o mundo e experimentar desconhecido. Já o amor é como aquele abraço quente que te dá tranquilidade e todo carinho que precisa, quando precisa.
      Com certeza dá para ter os dois, mas é preciso de equilibrio para conseguir abraçar sem sufocar, criar a intimidade e ainda sim deixar espaço para a aventura.

      Quanto mais o tempo passa mais difícil menos frio na barriga temos, por isso é importante alimentar a paixão.

      Em relação ao tempo, é muito particular, não tem receita, a melhor ferramenta para conhecer melhor a sua parceria é o diálogo. Conversem e tenta encontrar o que gostam ou não. O mais importante é ser feliz no seu relacionamento!

    • Geraldo disse:

      Ai me parece que está havendo uma espécie de “co dependência”, como uma espécie de centro das atenções: podemos sentir forte atração por uma pessoa e, o amor muitas vezes pode nos fazer querer dar carinho seguido, mas há como uma saciedade de sentimentos (dosagem), que nos leva a termos tempo de namorar, trabalhar, dar atenção a amigos e familiares e, por aí vai! Somos órfãos e muitos de meus irmãos, aposentados, orbitam muito no núcleo familiar que formaram ou alguns irmãos mais chegados, gerando melancolia neles! A gente precisa ampliar mais com quem conversamos, saindo dos “contatinhos” como se diz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.