Guia de como lavar o pênis: tudo que você precisa saber!

Como lavar o penis

Que a saúde íntima do pênis é pouco falada a gente já sabe. Mas você sabia que muitos cuidados com a higiene dessa genitália são tão pouco conhecidos, que muita gente sequer os faz?

Por exemplo, lavá-lo no banho, enxugá-lo depois de fazer xixi e alguns outros cuidados importantes. Seja por uma masculinidade frágil ou por falta de informação, isso pode causar problemas pra sua saúde!

Então, pensando em te ajudar a manter seu membro saudável e limpinho, eu trouxe um guia de como lavar o pênis! Vamos começar?

Afinal, pode lavar o pênis?

Não só pode, como deve! O pênis, além de produzir um lubrificante natural durante o dia, também entra em contato com suor e bactérias, por isso, precisa ser higienizado diariamente.

Inclusive, a falta de higiene íntima pode fazer com que o seu pênis fique fedido e com uma substância com textura semelhante a queijo — e isso pode levar à algumas doenças como Balanite¹

Mesmo sendo raro, a sujeira acumulada no pênis pode causar uma inflamação crônica que leva a um câncer. Segundo o Ministério da Saúde e a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), foram 7.213 amputações de pênis registrados nos últimos 14 anos².

Sem contar que ninguém merece ter relações sexuais com um pênis sujo e cheio de bactérias acumuladas, né? Especialmente pra quem tem vagina, que é mais exposta a fungos e bactérias, esse tipo de coisa não dá. Então bora manter a genital limpa!

Guialavaropenis2 guia de como lavar o pênis: tudo que você precisa saber!

Qual o sabonete ideal pra lavar o pênis?

Por ser uma região intima mais sensível, sempre use um sabonete corporal neutro e sem perfume artificial — ou então aposte nos sabonetes de coco.

Se você tem a pele naturalmente mais sensível, é recomendável procurar um dermatologista pra recomendar um sabonete adequado, mas pra muitas pessoas, uma opção neutra já da conta do recado!

E lembre-se, existe um estereótipo de gênero que homem é mais “porco” mesmo e não deve ficar se preocupando com essas coisas. Mas isso é mentira, beleza? Procure, sim, produtos que te fazem bem e cuide deu sua saúde íntima!

Guialavaropenis3 guia de como lavar o pênis: tudo que você precisa saber!

Como lavar o pênis: 4 passos práticos

Os passos de como lavar o pênis são bem práticos, fáceis e o melhor de tudo, fazem uma baita diferença na sua saúde íntima. Mas ei, lembre-se de não lavar em excesso: uma vez por dia, com cuidado e enxaguando direitinho, já está ótimo!

E pros dias corridos que você não vai conseguir parar e tomar banho, um lencinho umedecido serve — só não fique sem se limpar! Com isso em mente, siga os passos:

1. Com o sabão, lave o escroto e o corpo do pênis

Toda a região íntima precisa ficar limpa, já que você soa durante o dia, usa banheiros (que são repletos de bactérias) e tem uma lubrificação natural.

Por isso, molhe a mão e o sabão, esfregue até criar espuma e esfregue com cuidado e suavidade toda a região do escroto e do corpo do pênis. Feito isso, enxágue bem e tenha certeza que não ficou sabão esquecido em nenhum canto.

2.1 Puxe o prepúcio e lave — pra pênis incircuncidado

Se você tem um pênis incircuncidado, ou seja, que não fez nenhuma cirurgia pra tirar o prepúcio, você só precisa puxá-lo. Puxe apenas até o limite natural dele, pra não acabar se machucando.

Pegue o sabão, esfregue nas mãos até fazer espuma e passe pela região com cuidado, tirando a oleosidade e as bactérias. Enxágue bem, pra não deixar sabão acumulado e a parte da limpeza está pronta!

Você sabia que não se deve limpar a parte interna do prepúcio em bebês e crianças incircuncidadas? Em muitas pessoas, o prepúcio não é grande o suficiente para ser retraído até a base da glande. Puxá-lo para trás para fazer a limpeza poderia causar dor na criança e até deixar danos.

2.2 Lave a glande e enxágue — pra pênis circuncidado

Se você tem um pênis circuncidado, precisa se limpar também — mesmo sem a camada por cima, a região ainda produz lubrificação e pode acumular sujeira.

Nesse caso, a diferença é pouca, apenas pegue o sabão, crie espuma e limpe a região com cuidado, sem precisar puxar nada. Depois de limpo, basta enxaguar.

3. Fique de olho em possíveis irritações

As genitálias são mais sensíveis do que as outras partes de nosso corpo, então pode acontecer do sabonete escolhido deixar a sua pele irritada.

Por isso, fique sempre de olho nas reação do seu corpo e garanta a troca do produto se ele começar a irritar sua glande, combinado? Verifique também se tem algo diferente como uma verruga, machucado, coceira, etc.

4. Após o banho seque bem o pênis

Secar também é uma parte indispensável quando falamos de como lavar o pênis. Por isso, depois do banho, use uma toalha e segue toda a região — inclusive a glande! Isso é essencial pra não ter um excesso de umidade na região.

E já que estamos falando da higiene do pênis, aparar os pelos com uma tesoura ou com máquina própria para o ato é muito importante, viu? Isso porque muitos homens deixam de fazer a higiene corretamente por conta da quantidade de pelos no local.

Preste atenção no talco — caso faça sexo vaginal

Ah, se você tem relações sexuais com pessoas com útero e usa talco, sempre use as opções a base de amido de milho, porque alguns estudos mostram uma relação entre talco e o câncer de ovário³. Se o seu pênis for circuncidado, sempre toma cuidado pra não deixar o talco ter contato com a saída da uretra, beleza?

Outra dica importante: lave o pênis e urine o mais rápido possível após ter uma relação sexual. Isso reduz o risco de contágio por doenças na medida em que elimina germes antes que eles possam infectar o corpo.

Agora que você já sabe tudo sobre como lavar o pênis e cuidar bem de sua saúde íntima, vai ficar muito mais fácil de manter o seu bem-estar.

Se tiver interesse, temos mais conteúdos importantes como o nosso post sobre o exame de próstata. Te espero lá para continuarmos nossa conversa sobre a saúde das pessoas com pênis!

 

REFERÊNCIAS:

1. NHS website. Why is my penis smelly and sore? Disponível em: https://www.nhs.uk/about-us/about-the-nhs-website/

2. Oncoguia. Higiene do pênis evita câncer, beneficia parceiro e melhora até vida sexual. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/higiene-do-penis-evita-cancer-beneficia-parceiro-e-melhora-ate-vida-sexual/15431/7/

3. American Cancer Society. Talcum Powder and Cancer. Disponível em: https://www.cancer.org/healthy/cancer-causes/chemicals/talcum-powder-and-cancer.html

Um comentário sobre “Guia de como lavar o pênis: tudo que você precisa saber!

  1. Amigo disse:

    E lenços umedecidos depois de gozos espontâneos, eu acrescentaria! Numa ocasião fui ao banheiro e um colega havia chegado e já no box com porta entreaberta deu de ouvir ele: “já está quase seco”! Até brinquei fez xixi na cueca e ai ele comentou ter tido gozo por atração despertada! Ai sugeri passar lenços umedecidos: acabou me pedindo “demonstração” :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.