Bissexualidade: o que é e como entendê-la!

1 bissexualidade: o que é e como entendê-la!

Entre os diversos assuntos relacionados aos nossos desejos e sentimentos sexuais, a bissexualidade é um daqueles que a maioria de nós acha que sabe, ser saber por completo. Seja pelas dúvidas ou pelas concepções erradas do assunto.

Já passou da hora de entendermos que a sexualidade é um livro de muitas páginas diferentes e coloridas. Para te ajudar a entender de vez o que é essa orientação sexual e aprender a respeitar mais quem está ao seu redor, vou te explicar tudo sobre o assunto.

Ah, fica tranquilo, eu pedi ajuda de uma pessoa bissexual pra ter certeza que vai estar tudo certinho! Bora lá?

O que é bissexualidade? Explicação sem tabus!

A bissexualidade é a orientação sexual das pessoas que sentem atração sexual, emocional ou afetiva por qualquer gênero. Lembrando que isso considera tanto a perspectiva binária (masculino e feminino), quanto os diferentes gêneros por aí. Pois é, com isso, os bissexuais não têm barreiras de gênero e se apaixonam ou se atraem de acordo com quem a pessoa é, por inteiro.

A bissexualidade exclui as pessoas trans?

Não. Durante muito tempo, tinha essa separação, dando a entender que se atraiam apenas pelos gêneros no aspecto binário e cisgênero (ou seja, não trans).

Mas essa barreira foi quebrada porque não há espaço pra transfobia na comunidade LGBTQIA+, por isso, não faz sentido separar mulheres cis e trans quando pensamos na atração por mulheres, entende?

Ainda têm muito debate sim, sobre as classificações e separações das sexualidades multi (aquelas que abrangem mais de um gênero) e por isso podemos encontrar os pans, ominisexuais e por aí vai.

O assunto não tá 100% definido, então nos basta respeitar e abrir espaço para debate e definição. Até porque, a comunidade não é estática e tá sempre em mudança.

O importante é deixar as pessoas confortáveis pra se identificar e se expressar da melhor forma, sem preconceito e sem tabu. Quer entender mais sobre todo esse assunto de cis e trans? Então, leia mais sobre identidade de gênero aqui no nosso blog!

Pessoas bissexuais estão confusas?

Não, bissexualidade não é confusão, e sim uma orientação sexual tão válida quanto a hétero e a homo. Pensar isso é limitar a sua concepção de atração a apenas um gênero, seja o mesmo que o seu ou o oposto – dentro da binaridade.

As pessoas bissexuais sentem desejo ou amor por ambos os gêneros e têm certeza disso!

Bissexualidade é só uma fase?

Há quem pense que ser bi é só uma fase, ideia bem atrelada à anterior, mas isso não é verdade. Esse pensamento é embasado pela concepção de que as pessoas que se relacionam com os dois gêneros estão apenas experimentando e transitando entre as orientações monossexuais (hétero ou homo).

Pode, sim, acontecer casos de pessoas monossexuais tenham experiências pontuais com os outros gêneros, como parte de um processo de compreensão e aceitação da própria sexualidade.

Tem também aquelas que acreditam ser bissexuais e depois se entendem como homossexuais. Mas não é regra! Não reduza todos os bi a isso! Os bissexuais gostam de qualquer gênero, simples assim, em toda hora e em qualquer lugar!

Bissexuais são pervertidos e imorais? What?!

Outra falácia sobre essa orientação é que os bi são pervertidos e imorais, mas espera aí: o que tem de imoral em gostar das pessoas independentemente do gênero?! Ela está embasada na ideia da monogamia enraizada na cultura brasileira e em muitas outras.

Mesmo uma coisa não tendo nada a ver com a outra, tem quem diz que bissexuais, por gostarem de ambos os gêneros, se relacionam com ambos ao mesmo tempo, ou tem maior “chance” ou “probabilidade” de trair sua parceria. O que não é verdade.

Da mesma forma, homens heterossexuais gostam de mulheres, no plural, e podem se relacionar apenas com uma ou mais ao mesmo tempo (seja em um relacionamento aberto, poligâmico ou extraconjugal).

E essa decisão não tá ligada com a orientação, mas sim com a personalidade/desejo de cada um (no caso da poligamia) ou pela falta de caráter (no caso da traição).

Bissexuais ficam com ambos os gêneros – no presente do indicativo?

Ainda na questão da monogamia, vale a pena ressaltar outro ponto sobre a bissexualidade: pessoas bi podem estar em um relacionamento sério e monogâmico e ainda serem bissexuais. Da mesma forma que elas podem não estar em nenhum relacionamento e nem se relacionando no momento num geral e ainda serem bi.

A sexualidade é sobre a possibilidade do desejo e da atração e não da coisa em si. Uma pessoa pode se apaixonar por qualquer um, mas não quer dizer que ela vai.

Quando relacionadas com o sexo oposto, bissexuais viram héteros?

Uma das coisas que mais irrita um bissexual é, sem dúvida, ser tratado como hétero por estar em um relacionamento com alguém do sexo oposto ou ser tratado como homossexual por estar com alguém do mesmo gênero. Gente, é bem simples. Se uma pessoa é bissexual e ela tá em um relacionamento, ela continua bissexual.

E mais, evite chamar os casais e parcerias de relacionamento “hétero” ou “homo”, dê preferência para “heteroafetivos” ou “homoafetivos”. Pensa assim, duas mulheres namorando não necessariamente é um relacionamento lésbico, porque elas podem ser bi. Mas duas mulheres juntas sempre serão homoafetivo. Entende?

Como saber se sou bissexual?

Normalmente as pessoas têm indícios desde pequenos, alguns de forma mais clara e outras mais escondidas, seja por pensamentos ou olhares diferentes para pessoas do mesmo sexo. Mas tem, sim, um jeito de te ajudar caso esteja em dúvida.

Pra deixar tudo um pouco mais fácil, você pode começar passando por celebridades: quais são as celebridades femininas e as masculinas que você considere bonitas e atrativas. Se não conseguir, não tem problema, nem todo mundo tem interesse por pessoas inalcançáveis.

Depois, pense em pessoas da sua rotina que te atraem, de diferentes gêneros e se pergunte se você teria interesse sexual ou romântico nelas.

Mesmo que nenhuma das duas tenha realmente te dado nenhuma dúvida, você pode ir ao desafio final: a prática. Se você não é assexual e se sente confortável em beijar estranhos, tente encontrar uma pessoa que te atraia e fique com ela. Isso vai te ajudar a entender e perceber as reações de seu corpo com o sexo oposto.

Caso você não se sinta, recomendo que tenha paciência na sua descoberta. Procure conversar e se enturmar com pessoas de todos os gêneros e, se aparecer a oportunidade e você se sentir atraído pela pessoa, arrisque ceda à experiência, talvez você pode se identificar.

O ponto é, quando você deixa a sua mente livre do preconceito e até mesmo do medo de ser ou não ser, tudo fica muito mais fácil e fluido, facilitando muito o processo de se descobrir. O importante é: não tem idade pra se descobrir e também não precisa ter pressa, apenas aproveite seus momentos.

Existem estereótipos associados à bissexualidade?

Sim, existem. Alguns eu até trabalhei mais pra cima. Mas toda essa ideia de promiscuidade, de binariedade e até mesmo de ser uma fase. Existe também o estereótipo físico da camisa floral e um estilo bastante semelhante ao Agostinho Carrara.

Alguns bissexuais levam isso na brincadeira e realmente abraçam essa ideia de visual e usam ao seu favor, mas você não precisa fazer o mesmo pra ser bi.

O que significa ser um aliado da comunidade bissexual?

Qualquer aliado da comunidade, em um geral, precisa se esforçar pra entender sobre sua diversidade e sobre suas dificuldades, pra conseguir oferecer apoio e, também, pra lutar contra falas preconceituosas de outras pessoas. Então pra você ser um aliado dos bi, basta entender e compreender a vivência de um e bater de frente quando se deparar com situações de bifobia.

Como posso encontrar apoio como pessoa bissexual?

Na internet há diversos grupos, fóruns, páginas e redes sociais voltadas para bissexuais, seja no Instagram, Twitter, Facebook e mais. Nesses lugares você encontra pessoas como você, pra ouvir conselhos, experiências e pra não se sentir o único no mundo.

É claro, sempre avalie se as pessoas que você tá conversando são confiáveis e não confie demais e cegamente em estranhos, mas, normalmente, esses ambientes costumam ser saudáveis.

O que posso fazer para me sentir mais confortável como bissexual?

Normalmente as pessoas sentem esse desconforto porque ainda não aceitaram ou não gostam de ser assim. Seja pelas experiências de preconceito ou pela própria mente mais fechada, muitos podem ter um tempo difícil aceitando sua sexualidade.

Por isso, se autoconhecer e quebrar preconceitos é essencial nesse momento. Além disso, tente sempre ter seus limites e respeitá-los.

Se alguém te disser que pra ser bissexual mesmo, você precisa beijar o mesmo tanto de homem e de mulher, te forçando a ficar com quem você não quer: ignore e diga que não! Não há nenhuma necessidade de cumprir com as expectativas alheias, o importante é se sentir bem e se relacionar apenas quando te dá vontade (desde que seja consensual).

A gangorra bissexual: cada um tem o seu equilíbrio

Outra coisa importante a se destacar dentro desse tema é que, mesmo gostando de pessoas do gênero masculino e feminino, bissexuais não necessariamente sentem isso na mesma intensidade e da mesma forma. Como assim?

Há pessoas que sentem atração sexual pelo mesmo gênero, mas se relacionam emocionalmente apenas pelo gênero oposto — e vice-versa também!

Se seu amigo se relaciona prioritariamente com outros caras, mas afirma que sente atração por mulheres também, isso significa que ele é bi, sim!

Como já dissemos, a bissexualidade é a possibilidade e o desejo de se relacionar com os dois gêneros, mas não necessariamente a relação.

Ah, e não é você que vai dizer se o outro é hétero, homo, bi, pansexual ou qualquer que seja a orientação. Cada indivíduo tem o direito e a liberdade de entender pra quem apontam seus desejos e não os do outro.

3 bissexualidade: o que é e como entendê-la!

A sua percepção da sexualidade sobre uma pessoa pode ser bem-vinda se existe uma liberdade e intimidade entre vocês e ela nunca pode ser posta como verdade, mas como possibilidade.

Se você quer ajudar alguém a se entender melhor, mostre que você entende que há outras possibilidades do sentir e ser e que você irá respeitá-las de forma igual sempre!

Bifobia existe, mas tem que parar!

Assim como tudo que foge dos padrões heteronormativos sociais, as pessoas bissexuais também estão expostas a agressões físicas, verbais e psicológicas simplesmente por gostarem de quem gostam.

Toda ideia, atitude e discurso preconceituoso, discriminatório ou de ódio voltado à bissexualidade é o que chamamos de bifobia. Por isso, se você tem esses preconceitos sobre essa orientação sexual, é hora de melhorar:

  • São pessoas promíscuas e imorais;
  • Infidelidade e hiperssexualização estão atreladas à bissexualidade;
  • São confusas ou homossexuais não assumidas;
  • Portadoras de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis);
  • Estão sempre dispostas a relações sexuais poligâmicas ou a fetiches, como o ménage à trois;
  • Gostam de/relacionam-se com todos os gêneros na mesma proporção.

Vale ressaltar que a bifobia, muitas vezes, vem acompanhada de outros preconceitos e outras discriminações, como a homofobia, transfobia e misoginia.

Seja qual for o seu caso e a intensidade dos seus preconceitos, já passou da hora de revirar essas teorias de “certo e errado” e aprender a respeitar todas as formas de ser e de amar!

Bandeira bi: as cores do amor dual!

Bandeira da bissexualidade

Assim como outros movimentos do cunho LGBTQIA+, a bissexualidade também tem a sua própria bandeira de orgulho!

O símbolo conta com três cores que representam a atração pelos dois gêneros binários:

  • Magenta (rosa): na parte superior, representa a atração pelo mesmo gênero;
  • Azul: na parte inferior, referente à atração pelo gênero oposto;
  • Violeta (roxo): no meio, representa o encontro das atrações, a bissexualidade.

Essas cores estão presentes em outros símbolos relacionados à sexualidade, como os de masculino e feminino. Quando vê-los por aí, já sabe o que significam!

Deu pra entender melhor que bissexualidade é uma orientação sexual real, completa, variável e super comum? Se sim, fico feliz em ter contribuído! Ficou com dúvidas? Então, deixe o seu comentário e vamos entender melhor o mundo da sexualidade!

Se quiser acompanhar mais conteúdos como esse, é só continuar de olho em nosso blog e conferir as redes sociais da Dona Coelha. Estamos sempre trazendo temas e dicas sobre sexo, sexualidade e prazer!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.