Benefícios da Masturbação: conheça as vantagens para saúde

Benefícios da masturbação

Você sabia que existem diversos benefícios da masturbação pro nosso corpo? É isso mesmo, aquela boa e velha punheta ou siririca é ótima pra nossa saúde, ajudando no nosso humor e até mesmo fazendo bem pro coração. Perfeito, né?

O problema é que esse ainda é um assunto delicado e cheio de tabus sociais, por isso, a discussão fica muito restrita a alguns grupos, principalmente quando falamos da masturbação feminina. Mas como você já sabe, estamos aqui pra derrubar todos esses tabus, certo?

Então, continue lendo e dê uma olhada comigo em todos os benefícios que a masturbação traz pra nossa saúde!

Infográfico com benefícios da masturbação

1. A masturbação faz bem pro sistema imunológico

De acordo com um estudo realizado em 2004, a imunidade é um dos setores mais beneficiados pela masturbação e os orgasmos ativam diversos componentes do sistema imunológico.

Isso porque o sistema imunológico é “presenteado” pela liberação de cortisol endógeno e endorfina após a ejaculação, o que ajuda no combate de certas doenças.

E não é só isso! Esse estímulo sexual pode melhorar infecções bacterianas nos dutos ejaculatórios, uma vez que o sêmen é transportado pra fora de maneira a “limpar” os canais voltados ao orgasmo masculino.

2. Melhora a qualidade do sono

Isso mesmo, a masturbação e o sexo também vão te ajudar até a dormir melhor. Como durante esses atos a gente utiliza alguns músculos e o assoalho pélvico, acabamos gastando bastante energia e isso leva a um cansaço maior.

E, se estamos cansados, o que mais queremos é dormir, né? Então, ao se masturbar você vai ter uma noite de sono melhor e mais tranquila pra te auxiliar na recuperação de energia.

Além disso, há diversos hormônios liberados durante e depois da prática, classificados como relaxantes químicos. E cá entre nós: você já deve ter experimentado a sensação de sonolência após um — ou vários — orgasmos, não é mesmo?

3. Melhora o humor

Quando nos masturbamos e temos um orgasmo, o nosso corpo libera vários hormônios relacionados à felicidade, como a serotonina. Ela consegue melhorar nosso humor, qualidade do sexo, memória, sono e até mesmo o apetite.

Com a masturbação, temos também um aumento no fluxo sanguíneo em várias áreas do nosso cérebro, assim, ele fica bem oxigenado após o orgasmo. Isso traz muitas sensações saudáveis pro nosso corpo, melhorando o nosso humor no geral.

Sem contar que estar de bem com o próprio corpo, a partir da autopercepção e conhecimento, eleva a autoestima.

4. Promove maior bem-estar

Você sabia que aquela sensação de bem-estar típica depois dos orgasmos permanece durante algum tempo? A “culpa” é toda dos hormônios da felicidade — endorfina, dopamina e ocitocina — que atuam regulando nosso nível de humor e felicidade.

O primeiro consegue ser um analgésico natural pro corpo, inibindo possíveis dores musculares. Já o segundo é responsável pelo aumento de prazer e motivação. Ah, e o terceiro diz respeito ao relaxamento corporal. O combo perfeito, não é mesmo?

Dessa forma, dá pra concluir que a masturbação é ótima pro nosso bem-estar e vai trazer vários efeitos benéficos pro nosso corpo. [1]

5. Reduz o estresse e a ansiedade

A masturbação também é uma ótima solução pra dar aquela aliviada no estresse do dia a dia e ainda reduzir a nossa ansiedade, sabia? Isso acontece por causa da liberação de hormônios como a ocitocina.

Essa querida ajuda a reduzir o cortisol em nosso organismo, o que diminui a ansiedade e também o estresse, ajudando até mesmo na hora de dormir. Além disso, ela promove uma sensação de relaxamento em todo o corpo. Tudo o que precisamos depois de um dia cansativo, né? [2]

6. Melhora no foco e concentração

O ato de se masturbar contribui pra liberação de dopamina, um dos hormônios responsáveis por trazer felicidade e bem-estar, além de ajudar na motivação. Tudo isso colabora pro aumento da concentração e foco durante as atividades diárias.

Então, fique sabendo que bater uma pode dar aquela ajuda na hora de manter uma alta produtividade.

7. Ajuda nas funções cognitivas

A masturbação ainda é vista por muitos como uma atividade típica de jovens e adolescentes. Parte desse estigma está atrelado a sociedade enxergá-la como algo imaturo e irresponsável.

Mas uma pesquisa de 2016 pautou que idosos sexualmente ativos, tanto em relações sexuais conjuntas quanto em práticas a sós, dispunham de boas funções cognitivas e concentração.

Isso acontece porque o sexo e masturbação estão associados a uma significativa melhora na performance intelectiva a partir da renovação de células cerebrais, já que há uma redução da inflamação corpórea.

8. Auxilia no controle da ejaculação

A ejaculação precoce pode prejudicar a qualidade sexual do homem, já que a transa costuma durar pouco tempo. Mas sabia que a masturbação é uma das soluções pra que o clímax não ocorra antes do que o previsto?

Sim, ela auxilia na concentração do momento, fazendo com que o estresse e a ansiedade — principais causas desse distúrbio — sejam deixados de lado pra dar lugar ao prazer prolongado.

Então, se você está tendo dificuldade pra lidar com isso, tente tirar algum tempo na semana pra se tornar foco da sua própria mente.

Se masturbe por algum tempo, depois pare e volte ao ritmo novamente. Seus pensamentos vão tomar controle da situação e auxiliar a prolongar os instantes de prazer. Assim, é possível ter domínio sobre as sensações também na cama.

Veja também: 9 motivos que podem levar à pouca ejaculação!

9. Melhora na percepção de prazer

O prazer sexual a solo promove uma melhor percepção dos estímulos que excitam ou não o seu desejo na cama. É muito mais fácil analisar o que você gosta de fazer na hora H por meio de experiências de autoconhecimento.

Você estará colocando o foco em si pra, então, se descobrir na companhia de alguém. Antes de saber proporcionar o prazer pro outro, é necessário ter uma percepção do que aguça as nossas próprias sensações.

Essa é uma ótima forma de estabelecer limites e até mesmo manter um diálogo em seu relacionamento sobre questões que estimulam a libido na hora do sexo.

10. Aprimora a imaginação no sexo

A imaginação é sempre uma grande aliada na hora do sexo, né? Fantasiar algumas situações diferentes e totalmente inovadoras pode ajudar a dar aquela apimentada nos seus voos em conjunto. E a masturbação é perfeita pra trabalhar os nossos fetiches e testar a criatividade. [3]

Infográfico sobre qual a frequência ideal para se masturbar

Qual a frequência ideal pra se masturbar?

Não existe uma frequência “ideal” pra se masturbar, na verdade, essa quantidade pode variar de pessoa pra pessoa. Há quem se masturbe de vez em quando, semanalmente e até mesmo quem se masturbe várias vezes durante a semana.

A masturbação deve ser um momento de autoconhecimento e prazer, feito pra você relaxar e se curtir nos voos solos. Mas quando que ela pode se tornar algo ruim? Vamos dar uma olhadinha no próximo tópico!

Veja também: Como se masturbar sendo virgem?

Quando a masturbação passa a ser prejudicial?

Como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio ao realizar a masturbação — principalmente no início da puberdade em que os hormônios estão à flor da pele.

Isso porque ela pode acabar se tornando um vício, que prejudica questões sociais, psicológicas e emocionais.

Quando feita de maneira compulsiva, se torna prejudicial no dia a dia. Ou seja, ao invés de ajudar na concentração, por exemplo, ela acaba atrapalhando — já que toma lugar de outras coisas importantes no trabalho e estudos.

Além disso, há indivíduos que não conseguem manter uma relação saudável com a parceria, tanto no contexto emocional quanto sexual.

Infográfico sobre como começar a se masturbar

Como começar a se masturbar?

Agora que demos uma olhadinha nos benefícios do ato, que tal algumas dicas de como começar a se masturbar e aproveitar todas as vantagens? Veja a seguir:

1. Prepare um momento a sós

Não adianta você ficar parado esperando a vontade chegar de repente, você precisa se preparar. Encontre um momento do seu dia que esteja mais tranquilo, sem preocupações.

Depois de decidir o momento ideal, procure criar algum “ritual” pra te ajudar a relaxar e deixar a mente livre. Pode ser um banho quente, passar um creme no corpo, seja o que for, é importante que seja algo que te auxilie a preparar o corpo e a mente.

2. Comece devagar e com calma

Por mais que a excitação e ansiedade em querer alcançar os primeiros orgasmos seja grande, é bom ir com calma e devagarinho. Use as mãos pra ir se acariciando.

Você pode fazer isso no chuveiro, na cama ou até mesmo no chão. Escolha onde você se sente mais confortável e aproveite o momento.

Nessas horas, vale a pena investir em um sex toy pra potencializar ainda mais a sua masturbação. Os vibradores são uma ótima opção e vão te levar a orgasmos incríveis em pouco tempo.

3. Garanta uma boa lubrificação

No início, pode ser meio difícil conseguir uma boa lubrificação natural. Por isso, contar com a ajuda de alguns bons lubrificantes é essencial pra garantir que fique tudo mais fácil e liso.

E aqui não precisa ficar com dó de gastar o lubrificante, viu? Use bastante e se for utilizar algum sex toy, verifique se os modelos podem ser usados com eles. Feito isso, aproveite ao máximo o seu momento a sós pra se descobrir e sentir muito prazer!

Agora que você conhece todos os benefícios da masturbação, nada melhor do que aproveitar pra conhecer 14 formas de masturbar a sua parceria e dar uma apimentada na relação. Confira esse conteúdo aqui no blog e veja tudo o que você precisa saber.

Até a próxima!

 

Referências:

[1] LEVIN, Roy J. Sexual activity, health and well-being–the beneficial roles of coitus and masturbation. Sexual and relationship therapy, v. 22, n. 1, p. 135-148, 2007.

[2] FISCHER, N.; TRÆEN, B. A Seemingly Paradoxical Relationship Between Masturbation Frequency and Sexual Satisfaction. Archives of Sexual Behavior, 5 jul. 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9255456/. Acesso em: 26 de julho de 2023

[3] GOES, Fernanda. Masturbação Feminina: benefícios, desafios e o papel do profissional de saúde. 2021.

Um comentário sobre “Benefícios da Masturbação: conheça as vantagens para saúde

  1. Observador disse:

    Como fomos esperados, filhas e numa época sem USG, contamos ainda com a “expectativa por toda gestação”! O pênis para mim, foi paradoxal: se até a primeira ejaculação eu o manuseava, freneticamente, como rejeição, frente a memória fetal, foi através dele, que percebi a atração que sinto pelo mesmo gênero, com gozo espontâneo! Voltando a masturbacao, quando a faço, são nos momentos de ansiedade, já o gozo, flui maravilhoso, em momentos a dois, como se diz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.