Anticoncepcional diminui a libido? 7 mitos e verdades!

Anticioncepcional e libido anticoncepcional diminui a libido? 7 mitos e verdades!

Assim como qualquer medicamento, os anticoncepcionais podem causar efeitos colaterais. Compartilhando experiências, notamos que enquanto uma parte das pessoas que menstruam não notam grandes alterações no corpo, a outra tem muitos relatos de experiências negativas para contar.

Mas sem dúvidas, dentre todas elas uma das coisas que mais se discute é a diminuição do apetite sexual. E a pergunta que não quer calar é: anticoncepcional diminui a libido ou não? A resposta é sim, em certos casos o anticoncepcional pode diminuir a libido. Mas isso não se aplica a todos os casos. É algo que depende da influência de diversos fatores.

5 causas da perda da libido anticoncepcional diminui a libido? 7 mitos e verdades!

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue com a Dona Coelha! Na sequência vamos discutir a saúde feminina e desmistificar os maiores mitos e verdades sobre os contraceptivos!

Por que o anticoncepcional diminui a libido?

Nos casos em que isso acontece, o motivo está relacionado aos hormônios sintéticos presentes na composição das pílulas que interferem em questões hormonais e processos fisiológicos. Calma, vou explicar.

Para evitar a ovulação, os anticoncepcionais diminuem a produção de testosterona livre e aumenta a taxa de uma proteína chamada SHBG, que é a proteína que carrega a testosterona no nosso corpo. Assim, a testosterona livre se liga à essa proteína e diminui a sua presença no corpo.

Como sabemos, a testosterona é uma das principais responsáveis pelo desejo sexual e pela excitação. Inclusive, existe um post aqui no blog sobre a libido baixa em mulheres cis: possíveis causas e saídas. Acesse e entenda como funciona a libido, e como você pode tratar a falta dela!

1. Posso engordar tomando anticoncepcional?

Mito! Não, a pílula não engorda. Acontece que os anticoncepcionais são feitos à base de hormônio, o que favorece a retenção de líquidos no corpo, trazendo uma sensação de inchaço, que pode causar essa impressão. Mas não existe de fato aumento de gordura.

2. Anticoncepcional causa câncer?

Não! Desde o surgimento das pílulas anticoncepcionais, sua relação com câncer e órgãos como útero, mama, e fígado é estudada. No entanto, até hoje não há comprovação de relação entre uma coisa e outra. Por outro lado, é comprovado um efeito positivo de proteção da pílula contra câncer nos ovários e no endométrio.

3. O uso contínuo do anticoncepcional pode causar infertilidade?

Não! E preste atenção nessa informação: a cada 24h os hormônios ingeridos na pílula anticoncepcional são metabolizados e eliminados do organismo. Além disso, esses hormônios não tem efeitos cumulativos em nosso corpo. Tanto que quando paramos de tomar o anticoncepcional, o ciclo volta a funcionar normalmente. Por isso, não existe interferência deles em questões férteis.

Anticioncepcional e perda da libido anticoncepcional diminui a libido? 7 mitos e verdades!

4. Fumantes podem tomar anticoncepcional?

Não há proibições quanto a isso, mas é um caso que deve ser avaliado com maior cuidado. Afinal, associar o tabaco ao uso do anticoncepcional aumenta o risco de trombose, infarto, e acidente vascular cerebral. Portanto, se você fuma, é indispensável que consulte o seu médico antes de iniciar esse método contraceptivo.

Considerando esses riscos, e principalmente se você tem hábitos sedentários, diabetes ou pressão alta, é preferível que opte por outra forma de evitar a gravidez. Existem muitos métodos contraceptivos eficazes no mercado.

5. Se eu usar a mesma pílula por muitos anos, ela perde o efeito?

Mito! Muitas pessoas acreditam que isso acontece. Mas para compreender melhor basta seguir a linha de raciocínio da pergunta anterior. Mesmo tomando a mesma pílula por muito anos, se for uma indicação médica, você pode e deve continuar confiando nela.

Afinal, é o melhor a se fazer quando o seu organismo já está adaptado, e a dose já está adequada. Visitando um ginecologista anualmente, você consegue saber quando, e se há necessidade de trocar o seu método!

6. O anticoncepcional causa trombose?

A questão das tromboses relacionadas às pílulas anticoncepcionais precisa ser vista dentro do seu contexto, que é de probabilidade mínima. Se você toma pílula, não há como negar que você tem um aumento do risco comparado a quem não toma.

Porém, falamos de um risco baixíssimo. Tão baixo que se torna desprezível em relação ao grande número de pessoas que toma pílula e nunca teve nenhum problema relacionado.

O “x” da questão é que existem algumas pessoas que menstruam com mais tendência a desenvolver trombose. E essas devem se preocupar. E quem são elas? Aquelas que têm fatores genéticos. Como saber disso? Procure casos em sua família.

Se houver casos de trombose na sua família, você não deve tomar pílula sem orientação médica. Visitando um médico você poderá realizar exames para conferir se você tem ou não essa pré-disposição antes de dar o próximo passo.

7. É perigoso emendar as cartelas de anticoncepcional e não menstruar?

Essa dúvida é muito comum, pois para muitas pessoas a sensação de emendar cartelas é que um ciclo natural está sendo interrompido, e isso pode fazer mal. Porém, esse também é um mito.

Não há sinal de perigo em emendar a cartela do anticoncepcional. Seja para um evento ou período específico em que você deseje não menstruar, ou para quem deseja não menstruar por longos períodos e suspender a menstruação.

De modo geral, a pílula é muito segura. Mas não é o único método contraceptivo. Por isso, se você fuma muito ou passa longos períodos com as pernas paradas e sem nenhum tipo de atividade física, é interessante que você estude outros métodos!

É importante lembrar que a libido deve ser estimulada!

Diante de tudo que conversamos, tenha em mente que optar por um método contraceptivo não é uma escolha para a vida. Você tem a liberdade de substituí-los a qualquer momento. E ainda, se você está satisfeita com seu método, mas sente falta do apetite sexual, reflita sobre outros pontos que podem estar interferindo.

Pode ser que nessa fase você esteja passando por estresse, pressão, problemas no trabalho, ou problemas na vida afetiva, por exemplo. Tudo isso também pode interferir de forma negativa no seu apetite sexual.

Caso tenha começado um novo método recentemente, vale aguardar alguns meses para observar como o corpo se adapta. E se não for possível, apenas troque! Você tem liberdade para isso, e precisa ter uma relação tranquila com qualquer que seja o método contraceptivo escolhido.

Para todas as causas, existem diversas formas de estimular o apetite sexual. Para conhece-los, confira o nosso post que elenca 7 dicas para inovar no sexo e resgatar a libido, e estimule-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.