11 Livros eróticos clássicos e novos pra esquentar o clima!

Mulher lendo livro erótico

Você curte ler livros eróticos? A literatura picante, que traz cenas de sexo e fala sobre o assunto, já conquistou muitos adeptos ao longo dos anos e ganhou muito destaque após o sucesso da trilogia de Cinquenta tons, que foi parar até nas telinhas.

Felizmente, hoje, é fácil encontrar diversos títulos da literatura erótica ou hot, aquela de narrativas com algumas cenas picantes, mas que não giram em torno do erotismo. Pensando nisso, eu selecionei alguns títulos, dos mais conhecidos a outros que estão chegando agora, pra te ajudar a conhecer e explorar os prazeres de um bom livro picante, que vai excitar muito a sua imaginação. Sem mais delongas, vamos aos títulos!

1. Cinquenta Tons de Cinza – E. L. James (trilogia)

Capa do livro cinquenta tons de cinza

O post vai começar com o título que primeiro vem à mente da maioria das pessoas quando falamos de livros eróticos: a trilogia Cinquenta tons. Esses livros marcaram uma geração por falar de sexo, prazer feminino, submissão e práticas BDSM em meio ao luxo e a uma história de amor pra lá de complicada. Teve quem achou a trama de Anastácia e Christan Grey um tanto batida, mas, no quesito livros picantes, a narrativa chamou atenção em diferentes lugares do mundo.

Com três títulos (Cinquenta tons de cinza, Cinquenta tons mais escuros, Cinquenta tons de liberdade), o best seller de E. L. James foi lançado em 2012 e vendeu mais de 40 milhões de exemplares ao redor do mundo. Só aqui, foram mais de 900 mil cópias em menos de 3 meses na época de lançamento – goste ou não, o título cativou muitos fãs e deu origem a diversos filmes picantes. Se você não leu, pode conhecer uma história interessante, especialmente no primeiro livro, e conferir cenas pra lá de quentes que vão te deixar de pernas pra cima.

2. Peça-me o que quiser – Megan Maxuell (trilogia)

Capa do livro peça-me o que quiser flor azul

Outra trilogia escrita por uma mulher, Peça-me o que quiser é um mix de erotismo e romance, afinal, essa combinação realmente conquista os leitores. Ele conta uma história de idas e vindas regada de jogos picantes, voyeurismo e a busca por prazer além dos limites. A gente vai conhecer a vida de Judith, uma secretária, e seu chef Eric Zimmerman que, apesar de muito sério, tem um sex appeal que faz a imaginação e o desejo dela viajarem.

A chama da paixão pega os dois rapidinho e eles vão ficando cada vez mais próximos no trabalho. Essa dupla vai render cenas eróticas muito picantes pra você e pras personagens, explorando diferentes fetiches. Esse best seller que surgiu em 2012 também foi sucesso ao redor do mundo. Os títulos da trilogia são: “Peça-me o que quiser”, “Peça-me o que quiser agora e sempre” e “Peça-me o que quiser ou deixe-me”.

3. Toda sua – Sylvia Day

Capa do livro erótico toda sua

 

Primeiro livro da sequência Crossfire, Toda Sua (2012) segue a pegada de Cinquenta tons e fala sobre erotismo, paixão, dominação e necessidade de cura. Porém, a personagem principal não é tão inexperiente quanto Anastácia de Cinquenta tons. Ela tem sua carga de experiência romântica, uma boa condição financeira e uma boa dose de drama – aliás, esse é um fator marcante na narrativa e em praticamente todos os personagens.

Ainda assim, a gente não perde de curtir cenas eróticas no livro que são de tirar o fôlego e disfruta de uma escrita super gostosa e bem estruturada da autora, o que destaca e justifica o sucesso do livro, mesmo ele tendo algumas semelhanças com a primeira indicação desta lista.

4. Trópico de câncer – Henry Miller

Capa do livro trópico de câncer

Que tal partir pra um livro erótico com um protagonista homem? Essa é a proposta de Trópico de câncer que, em diferentes momentos, parece apresentar toques de autobiografia. O autor vai mostrando a jornada de um escritor dos EUA na Paris da década de 1930 e fazendo a gente viajar nos pensamentos do protagonista. Um detalhe importante é que ele está em uma nova fase da vida: recém-divorciado e inconformado com a carreira parada.

Entre tudo que Paris pode entregar, vamos descobrir, junto com ele, os prazeres clássicos das noites francesas em meio a fluxos de consciência pra lá de reflexivos de um homem que está se redescobrindo. Pode não parecer, mas o título entra na lista de livros eróticos porque trabalha o sexo muito bem, mesmo que trazendo um toque mais realista.

5. A casa dos budas ditosos – João Ubaldo Ribeiro

Capa do livro erótico a casa dos budas ditosos

Agora, a indicação é um livro erótico nacional, publicado em 1999. A casa dos budas ditosos, adaptado pro teatro em 2004, foi lançado primeiramente em uma série chamada Plenos pecados. O livro trata sobre a luxúria e é narrado por uma baiana da terceira idade, de 68 anos, que conta as histórias da vida dela e todas as coisas que ela se permitiu viver.

E olha que ela fez muita coisa e conta tudo com muita certeza de que viveu o que tinha que viver, sem arrependimentos – inclusive fala de todas as experiências de prazer e sexo que ela teve ao longo da vida. A personagem traz à tona outros tabus mais inusitados na literatura erótica, mas, pra saber quais são, você vai ter que ler a história.

6. Querido vizinho – Penelope Ward

Capa do livro erótico querido vizinho

Agora, vamos pra um livro erótico que não está entre os “clássicos”, mas que também merece um tempinho na sua rotina. Querido vizinho foi lançado em 2018 e é um título da autora best seller do New York Times, Penelope Ward. Nesse romance, vemos a história de Chelsea, uma mulher que está tentando superar o término do relacionamento, mas acaba se deparando com um vizinho que parece o ex, só que muito mais sexy e atraente pra ela – como que supera o término assim, né?!

Apesar de os dois não se darem bem de início, ela acha ele lindo e descobre, de um jeito um tanto complicado, que ele também se interessa por ela. Um belo dia, durante uma sessão de psicoterapia via telefone, ela descobre que o vizinho conseguia ouvir todos os seus problemas por meio de um buraco na parede. Ou seja, ele ficou sabendo todos os assuntos mais íntimos da vida dela. Isso deu origem a uma amizade e, depois, um romance recheado de prazer, cenas quentes e muito drama!

7. A garota do calendário – Audrey Carlan

Capa do livro a garota do calendário mês janeiro

A combinação de sexo e dinheiro ou poder é bastante recorrente nas obras eróticas, mas as narrativas que envolvem os temas podem surpreender muito. A proposta de A garota do calendário é mais atual, mostra Mia Saunders, uma jovem que precisa juntar um dinheiro pra pagar um agiota por conta de uma dívida de jogo – já é inusitado ver essa problemática em uma personagem feminina, né? Ah, e se trata de uma série de 12 livros – um pra cada mês do ano, por isso o título referente ao calendário!

A solução vem a partir de sua tia: trabalhar como acompanhante de luxo no negócio dela e pagar a dívida mês a mês. No começo, tudo parece muito simples: sair com um homem rico e sem precisar transar se não estiver afim – e sem se envolver emocionalmente com os clientes. Isso é o que ela achava até conhecer Wes, um roteirista que a deixa apaixonada. A partir daí a gente também começa a se apaixonar pelo físico do personagem, que promete um sexo incomparável com uma condição: nada de amor. Você toparia?

8. Digo te amo pra todos que me f*dem bem – Seane Melo

Capa do livro erótico digo te amo para todos que me fodem bem

Da autora maranhense Seane Melo, Digo te amo pra todos que me f*dem bem foi lançado em 2019 pela editora Quintal. A proposta é trazer um olhar pros relacionamentos contemporâneos de forma leve, mas bastante direta. A autora trabalha a mulher dentro desse livro erótico de uma forma diferente dos clássicos, porque busca apresentar uma personagem com base em uma mulher de verdade.

Vanessa tem 27 anos e, assim como muitas mulheres, quando o assunto é sexo, ela quer transar e espera que, quando der, seja bom. Já passou por isso? Ela não é super ativa nem é aquela moça recatada e inexperiente, é uma mulher comum que tem um monte de dúvidas sobre a sexualidade e o prazer, assim com a gente – e nem por isso ela é sem graça, a proposta é explorar o real e o que ele pode oferecer de sexual.

A história conta as experiências de Vanessa com diferentes parceiros num diário – e isso sim tem tudo a ver com os livros eróticos mais clássicos, porque nos permite entrar na mente da protagonista. Ah, as cenas picantes ficam por conta dessas lembranças pra lá de quentes!

9. Amante por uma tarde – Lisa Kleypas

Capa do livro amante por uma tarde

Pra quem gosta de livros de época, essa é uma excelente alternativa. O segundo livro da série Os mistérios de Bow Street se destaca pelos personagens muito bem estruturados e a qualidade de Lisa Kleypas, que é marcante. A autora já escreve mais de 40 livros e tem diversos best sellers pra chamar de seus.

Neste livro, vemos uma paixão nascer a partir de um grande desejo de vingança. Lady Sophia quer que sir Ross pague por ter condenado o irmão da jovem à morte – a vingança envolve escândalos e uma reputação destruída. Mas, pra isso, Sophia precisa se aproximar de Ross e, com isso, a paixão e o desejo vai surgindo entre os dois. Um jogo de sedução começa e a gente vai “vendo” tudo com detalhes bem escritos.

Esse livro entra numa pegada mais de livro hot, em que o erotismo se faz presente, mas não é o enfoque principal da trama, por isso, é uma boa pedida pra quem gosta de ler narrativas de romance e com enredos um pouco mais elaborados.

10. Guia de mecânica celeste para damas – Olivia Waite

Capa do livro guia de mecânica celeste para damas

Essa indicação de livro erótico é pra quem está em busca de um enredo com personagens homossexuais. Aqui, vemos a história de Lucy, uma jovem que precisa lidar com o casamento da amante com um homem, a morte do pai e a perda do seu ofício por ser mulher. Tudo isso já entrega drama suficiente à história da nossa protagonista, que acontece em um contexto de época também, mas ainda tem mais um fator.

Quando ela encontra uma saída pra continuar trabalhando como tradutora, se depara com uma contratante pra lá de instigante. Catherine é uma mulher bem de vida incompreendida e viúva que fica intrigada por Lucy. Durante o contato das duas por conta desse trabalho, Catherine começa a reconstruir muitas ideias que ela tinha de si mesma e Lucy tem que lidar com um desejo e uma paixão ferventes!

11. Uma virgem em apuros – J. Love

 

Capa do livro erótico uma virgem em apuros

J. Love é brasileira e lançou Uma virgem em apuros em 2020. A autora, que já escreveu diversos romances, também tem vários títulos e contos eróticos que estão se destacando atualmente, como Um presente para o CEO. O livro que eu trouxe é uma proposta diferente das anteriores, porque brinca muito com a comédia-romântica, um gênero super popular e que a autora já se mostrou grande apreciadora.

Dandara é uma jovem escritora que precisa escrever some amor, sexo e sex toys – mas ela é virgem! Dá pra imaginar? Pra não deixar uma grande oportunidade passar, ela acaba encontrando alguém pra ajudá-la a explorar os toys, sem envolvimento romântico: o vizinho e amigo do irmão, Ethan, um típico personagem nerd. Aos poucos, em meio a diferentes testes e práticas pra lá de picantes, ela vai conhecendo mais e mais o amigo, que se mostra fofo, divertido e muito sexy. E aí vem a dúvida: deixar ou não o romance de fora?

Quem já leu indica o livro (ou conto) como uma proposta mais leve e descontraída, realmente divertida, pra curtir num final de semana e fantasias sobre a relação, o sexo e o parceiro.

Por que mulheres leem livros eróticos?

É muito mais comum ver mulheres lendo livros eróticos do que homens, especialmente numa perspectiva heteronormativa. Acredito que isso acontece porque os livros ajudam a despertar fantasias e instigar desejos que elas não compartilham muito, principalmente porque ainda não é tão aceito que uma mulher fale sobre seu próprio prazer e seus fetiches.

Mas os livros de cunho erótico dão um passo além, porque ajudam as mulheres a se sentirem mais livres e a repensarem sua conexão com a própria sexualidade e sua busca pelo prazer. Mesmo que isso fique só com ela, a libertação começa dentro da gente e, por isso, explorar conteúdos eróticos é uma forma de se permitir a ser sexual.

Tem algum livro que ficou faltando nesta lista? Então me conte nos comentários! Ah, se você quiser um conteúdo erótico pra assistir, eu tenho um post com dicas de séries picantes pra curtir no final de semana, vale a pena conferir!

4 comentários sobre “11 Livros eróticos clássicos e novos pra esquentar o clima!

  1. Rose z Moreira disse:

    Nossa, tem inumeros livros que leio.Gostaria de compartilhar o que eu amode paixão e o a trilogia o Inferno de Gabriel maravilhosssoo.

    • Lara da Dona Coelha disse:

      Oi, Rose! Muito obrigada pela dica! Espero que tenha achado um novo título pra descobrir e explorar aqui no post!

  2. Mayara Pereira da Silva disse:

    Adorei a matéria, confesso que conheço 75% dos livros kkkkk, outros que não conheço já quero ler.
    Uma indicação é “A escola de contos eróticos para viúvas” de Balli Kaur Jaswal, uma história ao mesmo tempo picante e empoderadora. Recomendo muitíssimo.

    • Lara da Dona Coelha disse:

      Oi oi, Mayara! Ficamos muito felizes que tenha gostado, pensamos com muito carinho em casa sugestão! Adoramos a sua indicação <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.