Parafilias: descubra 10 tipos de comportamentos sexuais inusitados

O que e parafilia dona coelha sex shop 1 parafilias: descubra 10 tipos de comportamentos sexuais inusitados

As paixĂ”es e pulsĂ”es humanas sempre foram estudadas por grandes pensadores da histĂłria. Antes mesmo da psicologia ser considerada ciĂȘncia, filĂłsofos da antiguidade jĂĄ faziam do comportamento humano objeto de seus estudos.

Mas e o que Ă© que isso tem a ver com o post de hoje, Nat? Eu explico, galera, mas antes, vocĂȘs sabiam que foi com o nascimento da psicanĂĄlise que as nossas vontades começaram a ganhar a atenção devida e passaram a ser pensadas como elementos motivadores, capazes de explicar grande parte de nossos atos, inclusive os sexuais?!

Pois é, minha gente, com a psicanålise, as nossas pulsÔes começaram a ser vistas como uma espécie de mola propulsora. E aí, não demorou muito para que as nossas vontades fossem colocadas na linha de frente dos estudos psicanalíticos contemporùneos.

Talvez, o que deu um empurrĂŁozinho nesse movimento intelectual foi o crescimento das buscas dos prĂłprios indivĂ­duos pelo entendimento de seus corpos e de suas vivĂȘncias sexuais, afinal, nĂŁo Ă© preciso de tanta racionalidade para se entender que o sexo Ă© uma das forças mais primitivas que encontramos na Natureza, nĂŁo acha?

E assim, o conceito de “falta” aliado com a busca incessante do ser humano pela sua satisfação sexual fez dele não só um ser primitivo, mas um ser que age de forma primitiva e, portanto, impulsiva.

CĂĄ aqui entre nĂłs, quantas vezes para suprir aquela falta emocional e afetiva, vocĂȘ nĂŁo agiu de modo impulsivo? Ligar para o(a) crush ou contatinho de madrugada tambĂ©m conta como ação impulsiva, viu?

Mas, a relação impulsiva em estabelecermos e direcionarmos os nossos atos sexuais nem sempre estå alinhada com o que a sociedade entende como normal e, às vezes, beirando a bizarrise, muitos de nossos comportamentos sexuais podem ser classificados até mesmo como comportamentos imorais. E aqui é que as coisas começam a ficar interessantes!

Nesse sentido, as parafilias, tema de nosso post de hoje, nem sempre sĂŁo vistas com bons olhos, uma vez que estĂŁo alinhadas a distĂșrbios de nossa prĂłpria vontade que age sem uma espĂ©cie de filtro da razĂŁo, como se nĂłs nem sempre tivĂ©ssemos o controle sobre o que queremos, sabe?

E tambĂ©m Ă© por esse julgamento social que nem sempre gostamos ou estamos prontos para falar sobre elas. AliĂĄs, com quantas pessoas vocĂȘ jĂĄ se sentiu Ă  vontade para falar sobre suas parafilias sem medo de ser julgade?

Mas, calma, antes de conhecermos algumas parafilias, o melhor a se fazer Ă© entender o que Ă© um ato impulsivo, assim, quem sabe nĂŁo compreendemos mais sobre esses comportamentos sexuais. Vamos lĂĄ?!

Ato impulsivo e ato compulsivo: definição e diferenças

Em Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, Paulo Dalgalarrondo faz uma divisĂŁo bastante pertinente para nĂłs sobre atos impulsivos e atos compulsivos.

De uma forma bem bĂĄsica, os atos impulsivos sĂŁo distĂșrbios da nossa vontade executados de forma involuntĂĄria. Nesse caso, algumas etapas importantes para ação acabam sendo abolidas, como a deliberação e decisĂŁo, ocorrendo apenas a execução do ato.

Isso quer dizer que quando agimos de forma impulsiva, nem sempre entendemos a nossa ação como inadequada, fora das normas sociais e, por isso, não medimos esforços para impedi-la, só agimos sem pensar duas vezes conforme nossos desejos. Conhece alguém assim, a impulsividade em pessoa?

Banner informativo explicando diferença entre ato impulsivo e compulsivo

Jå o ato compulsivo é conhecido pelo indivíduo que o pratica como algo inadequado e até tenta adiar ou até mesmo não praticar, mas é como se a vontade falasse mais alto e não pudesse ser abafada.

E mesmo que o ato compulsivo esteja em contradição com os valores morais e vontades do praticante, a ação traz prazer, alĂ­vio e, posteriormente, frustração. Sabe aquele pesinho na consciĂȘncia, quando fazemos algo que nĂŁo deveria ser feito? É exatamente isso!

Parafilias: definição e exemplificaçÔes

Ufa, agora que jĂĄ aprendemos um pouquinho sobre os conceitos de atos impulsivos e compulsivos jĂĄ podemos entender de perto o que sĂŁo parafilias.

As parafilias são caracterizadas como atos e compulsÔes ligadas ao desejo e comportamento sexual. Aqui, o indivíduo que possui uma parafilia alcança a satisfação sexual por meio de um objeto, pessoa e/ou ocasião.

Mas calma, nem toda a parafilia Ă© um transtorno compulsivo, muitas delas envolvem alguns padrĂ”es de fantasia e prĂĄticas sexuais individuais sem a necessidade de um parceiro, sendo perfeitamente normais, entĂŁo se vocĂȘ tem uma parafilia nĂŁo precisa se desesperar logo de cara.

O problema se då quando a parafilia passa a ser um transtorno, o indivíduo que a apresenta passa a sentir dor e sofrimento após a execução do ato e ainda pode causar algum risco para as demais pessoas envolvidas.

Vale ressaltar que, dependendo do momento histĂłrico em que vivemos, uma parafilia Ă© tida como “anormal”, extrapolando os preceitos Ă©ticos de uma determinada cultura, mas posteriormente isso pode mudar Ă  medida que a sociedade muda.

Por exemplo, vocĂȘ sabia que a masturbação, embora jĂĄ seja uma grande pauta em classes de educação sexual e atĂ© mesmo aqui no Dona Coelha, jĂĄ foi considerada um comportamento sexual muito recriminado.

Por outro lado, Ă© crucial entender que muitos transtornos parafĂ­licos podem vir a beirar a perversidade e a propensĂŁo ao crime muito grande. Nesses casos em que a parafilia pode colocar em risco a vida de terceiros, deve ser tratada e penalizada moralmente e juridicamente.

Agora, confira aĂ­ 10 parafilias inusitadas:

1. Exibicionismo

O exibicionismo Ă© uma parafilia que consiste em mostrar os ĂłrgĂŁos genitais para um terceiro contra a sua vontade. Geralmente, o indivĂ­duo nĂŁo busca um contato sexual direto, mas apenas exibir o seu corpo para sentir prazer.

Banner com berinjela e metade de laranja explicando o que Ă© exibicionismo

2. Voyeurismo

O voyeurismo é considerado o ato impulsivo que visa alcançar o prazer observando uma pessoa em pråtica sexual ou somente nua.

Esse tipo de parafilia é bem comum, sobretudo, entre casais, nos quais uma das partes alcança satisfação ao visualizar o parceiro tendo relaçÔes sexuais com terceiros.

Banner com binĂłculo e parte de fechadura de porta. Explicando o que Ă© voyeurismo

O problema é quando ela ultrapassa o limite do consentimento e a pessoa voyeur começa a observar pessoas aleatórias em sua intimidade sem permissão, por janelas ou coisas assim, o que é crime!

3. Compulsão à masturbação

Muito mais do que se pensa, hĂĄ muitos casos em que a masturbação Ă© vista como um transtorno parafĂ­lico. Aqui o indivĂ­duo se vĂȘ na busca intensiva de alcançar o prazer prĂłprio atravĂ©s da repetição da atividade masturbatĂłria, chegando a casos que a ação Ă© praticada com desprazer.

4. Pedofilia

A pedofilia talvez seja uma das parafilias mais conhecidas e repudiadas, visto que consiste em um transtorno parafilĂ­tico que o indivĂ­duo adulto busca praticar atividades sexuais com crianças. Segundo o livro de Psiquiatria bĂĄsica, a pedofilia tem inĂ­cio na adolescĂȘncia e possui evolução crĂŽnica.

Atualmente, a pedofilia estå classificada como a parafilia F.65.4. na Classificação Internacional de Doenças e deve ser tratada como um transtorno psicopatológico, mas não estritamente jurídico, embora possa estar atrelada a um crime sexual contra menores, seja estupro de vulneråvel ou ainda corrupção de menores.

Isso quer dizer que quem abusa sexualmente de uma criança pode carregar em si a pedofilia e, além de dever passar pelo sistema de justiça, necessita de acompanhamento psiquiåtrico. Mas isso não é regra, hå pessoas que praticam tais crimes independente da parafilia em questão.

Uma vez que essa parafilia pode trazer impactos graves na vida de outras pessoas, colocando-as em risco, nos primeiros sinais de que a tenha, o ideal é contar com o acompanhamento médico!

5. Dendrofilia

A dendrofilia Ă© uma parafilia na qual os impulsos sexuais sĂŁo voltados a seres do reino vegetal, como ĂĄrvores e frutas.

E, por mais que vocĂȘ nĂŁo conheça a nomenclatura, certamente jĂĄ deve ter ouvido falar dessa parafilia, visto que a prĂĄtica dela tambĂ©m envolve o uso de objetos anatomicamente fĂĄlicos, como pepinos e berinjelas, com fins de estimulação masturbatĂłria.

6. Emetofilia

VocĂȘ jĂĄ ouviu falar por aĂ­ sobre banho romano? Pois bem, Ă© assim que a emetofilia ficou conhecida, consistindo no ato de sentir prazer sexual ao vomitar em alguĂ©m ou ao ver o vĂŽmito de alguĂ©m. Mas se o indivĂ­duo sentir prazer com a ingestĂŁo de vĂŽmito, aĂ­ a parafilia Ă© chamada de emetofilia.

7. Narratofilia

Sabe aquele seu parceiro que adora falar durante o sexo, manda esse post pra ele, que talvez essa parafilia o contemple. A narratofilia Ă© a parafilia que envolve o prazer sexual em ouvir palavras e narrativas obscenas.

Mas, não somente, tem muitas pessoas por aí que ficam extremamente excitadas quando ouvem palavras mais arrojadas, termos mais técnicos e até poesias. Jå sabe, né? Na próxima transa, solta um poema de CamÔes no ouvido de crush que é sucesso!

8. Peluchefilia

A peluchefilia Ă© uma parafilia que consiste na pulsĂŁo sexual por bichos de pelĂșcia. Geralmente, pessoas que possuem essas vontades acabam se masturbando com as pelĂșcias e atĂ© mesmo alcançando o prazer com pessoas que se vestem com fantasias desses bichinhos.

9. Lactofilia

NĂŁo Ă© novidade para ninguĂ©m que mamilos sĂŁo polĂȘmicos (embora nĂŁo devessem) e nĂŁo Ă© que existe uma parafilia que os envolve. A lactofilia consiste em uma parafilia em que o prazer sexual se dĂĄ quando se observa ou succiona os leites de mulheres em fase de alimentação.

10. Gerontofilia

Por fim, temos a gerontofilia, parafilia em que as pulsĂ”es sexuais se voltam para pessoas idosas. O interessante dessa parafilia Ă© que ela nos remonta a um conceito muito presente na psicanĂĄlise, o famoso Complexo de Édipo. 

Isso porque se considera que as motivaçÔes de atração sexual de uma pessoa jovem por uma idosa pode se dar por desejos reprimidos da criança pelos pais e que acaba se transferindo na fase adulta para uma figura mais velha.

Essa foi a nossa lista de parafilias e agora queremos ouvir de vocĂȘs. Sentiram-se contemplados por alguma dessas? Qual vocĂȘs nĂŁo conheciam? Conte aqui nos comentĂĄrios!

E se gostaram do post, jĂĄ sabem! Compartilhe com os amigos e continue acompanhando as nossas postagens semanais. Aqui no blog da Dona Coelha vocĂȘ encontra conteĂșdos importantĂ­ssimos sobre sexualidade e relaçÔes afetivas.

Até a próxima!

4 comentĂĄrios sobre “Parafilias: descubra 10 tipos de comportamentos sexuais inusitados

  1. Carlos Almeida disse:

    Adorei seu texto, Natali. Parabéns! Só preciso fazer uma observação..: A parafilia Exibicionismo que vc citou, hoje em dia, também pode caracterizar um Crime, devido a novas leis em vigor.. (seria importante adicionar ao post.)

  2. Fernando disse:

    Qual o nome pra quem sente tesĂŁo em 1- pĂȘlos pubianos femininos e 2- lamber o Ăąnus feminino? E como se faz para se livrar ou diminuir esses impulsos ou pensamentos?

    • Dona Coelha disse:

      Oi Fernando, nĂŁo sei se tem um nome especĂ­fico para cada um desses fetiches, mas posso te dizer que eles sĂŁo bem comuns.
      Esses impulsos e pensamentos sexuais sĂŁo normais, mas se eles te incomodam ou te prejudicam de alguma forma, eu recomendo agendar uma consulta com uma psicĂłloga especializada em terapia sexual, essa Ă© a profissional mais adequada para te ajudar.
      Conversando com ela vai conseguir entender o porquĂȘ desses fetiches, o que te disperta esses gatilhos e como vocĂȘ pode lidar com eles de uma forma mais saudĂĄvel.
      Lembrando que quando falamos em sexualidade nĂŁo existe receita de bolo, cada caso Ă© diferente, porque cada pessoa Ă© diferente.

  3. Marcelo costa disse:

    HĂĄ algum tempo minha namorada urinou perto de mim e isso me deixou muito excitado. Hoje em da ela uri a na mi hĂĄ boca a meu pedido.

Deixe um comentĂĄrio

Seu endereço de email não serå publicado.

usamos cookies melhorar a sua experiĂȘncia no site. Ao continuar navegando, vocĂȘ concorda com a nossa PolĂ­tica de Privacidade.