Como lidar com ciúmes? Xô, possessividade!

Ciumes possessividade dona coelha 1 como lidar com ciúmes? Xô, possessividade!

É sexta-feira à noite, você está sobre a cama com o celular ao lado, passam segundos, minutos, horas e ainda não recebeu nenhuma mensagem: pronto, “ele(a) está com outra(o)”! Saber como lidar com ciúmes é fundamental para que esse tipo de pensamento não surja, mas como evitar esse sentimento tão forte e naturalizado?

Não existe uma receita mágica de como parar de sentir ciúmes, porém, há alguns aspectos na personalidade e experiência de quem tem o sentimento que, ao serem analisados e trabalhados, é possível que o indivíduo reverta a situação e garanta um relacionamento feliz e saudável.

Por isso, se você é ciumento(a) ou se vive um romance com uma pessoa com esse perfil, continue a leitura para entender as causas do ciúmes e o que você e a outra pessoa podem fazer para transformar essa realidade.

Quais são as causas do ciúmes?

Sentir ciúmes é tão comum quanto sentir alegria, raiva e tristeza, porém, é um sentimento causado por construções nada naturais e que, ao extremo, pode causar sérios danos à saúde bem como à vida!

Isso porque o ciúme não começa sozinho, ele surge baseado nas experiências pessoais e sociais do indivíduo, como suas ideologias, valores, religião, entre outras coisas. Além disso, também está atrelado com o sentimento de insegurança e baixa autoestima.

Por isso, para entender as causas do ciúme, é importante identificar de onde vem esse sentimento para impedir que ele tome conta de outros aspectos da vida, ou chegue a casos graves, como agressões psicológicas, verbais e físicas.

Como entender o ciúme: aspectos fundamentais

Assim como aprendemos a controlar os sentimentos de raiva e euforia em certos momentos, também é possível com o ciúmes. Afinal, ninguém nasce ciumento, essa característica se desenvolve durante as experiências individuais, coletivas e os hábitos de cada um.

Você já parou para analisar seus sentimentos e entender quem é o seu eu interior? Do que gosta e não gosta em um relacionamento, o que você entende por uma relação… Compreender tudo isso faz parte do autoconhecimento e a sua falta pode acarretar nos ciúmes.

Além disso, ter medo de perder alguém ou ser trocado por outra pessoa também refletem o fato de que você não reconhece suas qualidades e quais pontos da sua características te tornam especial, um ser merecedor de ser amado. E tem mais: é importante entender que não sentir ciúmes não quer dizer que você não ama o outro ou vice-versa, e sim que você se conhece e se respeita, assim como à outra pessoa.

Portanto entender a causa do ciúme é uma tarefa que exige não só conhecer esses aspectos fundamentais, como saber controlar as falas e atitudes no momento em que ele surge. Saiba mais no próximo tópico.

Sentir ciúmes não é falta de amor

O diálogo faz toda a diferença: saiba conversar

Eu sei, não é fácil se abrir para o outro, principalmente quando estamos fragilizados, porém, o diálogo é fundamental para que a outra pessoa, independente do nível da relação, compreenda o que você está sentindo e quais são suas causas para que, assim, possam chegar a uma resolução saudável.

Então, se você sente ciúme, pense em uma abordagem amigável para explanar para a outra pessoa. Nesse momento, você não precisa se colocar em um papel de vítima e nem de vilão/vilã. Você é um ser humano e está disposto a aprender, não é mesmo? Então, mantenha a tranquilidade e converse com a pessoa que você ama.

Já se o seu caso é que a outra pessoa tem comportamentos ciumentos e que não te agradam, não existe essa de momento certo para ter uma conversa franca. Assim que ele(a) tiver uma atitude desagradável, diga que não foi legal e peça para que explique o motivo que o fez dizer ou fazer determinada ação e que isso não aconteça novamente.

Insegurança na hora de conversar: o que fazer

O diálogo é muito importante para manter uma relação saudável, principalmente nos casos de relações tóxicas permeadas de ciúme. Porém, em alguns casos, não é nada fácil expressar para a outra pessoa que ela precisa mudar.

Se você sentir que não é seguro falar para a pessoa o que você está sentindo com os comportamentos ciumentos dela, pois tem medo de suas atitudes, procure ter essa conversa em um local público, além disso, avise seus amigos mais íntimos sobre o que vai acontecer.

Isso porque o ciúme, muitas vezes, vem acarretado com o sentimento de posse, então, pode não ser tão fácil chegar a uma conclusão com a pessoa na hora da conversa, tendo em vista que isso pode resultar em sérios danos morais e físicos – grande parte dos casos de feminicídio pode começar a partir do ciúme.

Por isso, não abra mão da sua segurança e integridade, combinado? É importante ter esse tipo de diálogo para melhorar o relacionamento, mas coloque-se em primeiro lugar.

A culpa do ciúme nunca é do outro

É comum, durante uma ação ou fala ciumenta, que a culpa seja colocada no próprio parceiro ou em uma pessoa que está terceira ao casal. Porém, a culpa do ciúme nunca é do outro. Isso porque as causas do ciúmes estão relacionadas aos fatores individuais e sociais que já mencionamos.

É importante identificar que esse fato de colocar culpa da existência do ciúmes no outro é uma atitude tóxica e que está diretamente ligada aos valores, crenças e experiências da pessoa. Além disso, é um desrespeito contra a liberdade do(a) parceiro(a).

Isso porque é necessário manter a sua individualidade e respeitar a do próximo, afinal, as pessoas não são propriedades umas das outras. Lembre do exemplo de ação que você leu no início desse texto, ficar horas sem receber uma mensagem não quer dizer que ele(a) não te ama mais.

Cada um tem o direito de sentir e fazer o que tem vontade, pois todas as pessoas são e devem ser livres. Então, dê espaço para a outra pessoa sentir e fazer o que tem vontade, sem a obrigação de realizar somente o que você deseja, dar satisfações etc – assim como você precisa dessa liberdade de ser você.

Lembre: um relacionamento é feito por mais de uma pessoa, vocês não devem “ser um”!

Manter individualidade

Como confiar em si mesmo e ne parceire!

Bem, você já realizou uma autoanálise, conheceu seus sentimentos e a causa deles e já sabe que a culpa nunca é do outro, porém, a causa do ciúme é uma traição ou uma atitude que quebrou a confiança do casal.

Durante a nossa experiência de vida, estamos suscetíveis a passar por diferentes tipos de situações, isso porque não temos controle sobre tudo o que acontece. Por isso, pode acontecer de alguém trair ou ser traído dentro de um relacionamento fechado.

Por isso, se aconteceu alguma situação que quebrou a confiança do casal e ambos desejam superar, usem do diálogo para resolver. É importante que ambos sejam francos e expliquem seus motivos para superar a situação. Afinal, um relacionamento não se sustenta com traumas e desconfianças.

Por outro lado, se você ou a outra pessoa não tolera traição, como também se não é a primeira vez que passam por isso, é importante considerar se realmente vale a pena continuar o relacionamento, pois não é fácil seguir em frente depois de uma decepção e com a confiança quebrada.

Respeitar a si também é saber quando deixar algo ou alguém ir embora para não se maltratar preso(a) a algo que não existe mais! Não se esqueça que você não precisa de ninguém para ser feliz, a companhia do outro deve ser um complemento à felicidade!

Não sabe como terminar um relacionamento? Confira as nossas dicas!

Contudo, diminuir o ciúmes requer hábito. Então, se você sente dificuldade em se autoconhecer e, consequentemente, se abrir para a outra pessoa, busque ajuda de um profissional para praticar hábitos mais saudáveis e ter uma relação ainda melhor com quem você ama e consigo.

Agora eu me despeço por aqui e aproveito para te convidar a deixar um comentário com sua opinião ou pergunta aqui embaixo. Se você gostou desse conteúdo, acompanhe-nos aqui no blog para continuar lendo sobre relacionamento e dicas para uma vida amorosa e sexual ainda mais saudável. Até o próximo post!

24 comentários sobre “Como lidar com ciúmes? Xô, possessividade!

  1. Monica Soraia disse:

    Boa tarde
    Eu sou muito ciumenta com o meu esposo, tive uma briga veia com ele, fiquei um dia inteiro sem conversar com ele devido meu ciúmes.
    Eu não gosto quando ele olha as mulheres e fica dando sorrisos acho isso falta de respeito.
    Nós conversamos, prometi a ele que não iria mais brigar por ciúmes, eu já estou procurando de todas as formas não ter esse meu ciúmes, por que vou acabar perdendo o homem da minha vida.

  2. Dirceu disse:

    Excelente a Matéria, reconheço que tenho o ciumes possessivo, conversei com a minha esposa e abri o meu coração, não é facil, falar que está doente, mas eatou tratando!!’ Deus abençoe a todoa

  3. Luzilene da silva disse:

    Eu mim chamo Luzilene tenho 45anos estou mim relacionado com um homem de 56 estou super apaixonada por ele e diz qui está por mim o motivo e qui Eu sou ciumenta de mais tenho medo de perder ele devidos meu ciúme obsessivo o qui eu faço tenho ciúmes dele com todo mundo principalmente com mulher

    • Lara da Dona Coelha disse:

      Oi, Luzilene! Minha sugestão é que você pense em por que sente ciúmes, é uma insegurança sua? Existe algum motivo CLARO pra desconfiar? Os ciúmes que sentimos tende a estar ligado com questões nossas com nós mesmos, e não necessariamente com a nossa parceria. De fato, o ciúme obsessivo pode ser uma causa de separação, mas só de você perceber isso e buscar formas de melhorar esse aspecto já mostra que quer manter essa relação. Continue assim e, sempre que achar necessário, converse com seu parceiro, sem acusações nem nada, sempre respeitando um ao outro. A confiança e a comunicação são essenciais para um bom relacionamento!

      • Vanessa disse:

        Meu nome é Vanessa tenho ciúmes possessivo e não gosto disso nem das minhas atitudes sim já passei por traições da outra pessoa q está comigo mas isso foi no passado mas não consigo controla ele fica no computador o dia todo a noite toda e as vezes quando eu vejo ele tá conversando com mulheres no jogo isso me deixa insegura demais já conversei sobre isso e nada muda e acabamos brigando quase todos os dias . Já pensei até em terminar mas tenho filha com ele e ela é tão apegada a ele queria muito não sentir mas isso não sei oq eu faço acho q vou me afasta e tentar fica calada pq nos já conversamos e nada mudou já não sei o q eu faço

        • Lara da Dona Coelha disse:

          Oi, Vanessa! Obrigada por confiar em nós <3 Toda situação de relacionamento fica mais complicada quando tem uma criança envolvida, o seu desejo em manter o relacionamento pra preservar o bem estar da sua filha é super normal! Lembre-se de que ele tem uma relação com ela independentemente de você, ele é pai dela e, numa separação, tem os mesmos deveres e direitos que tem enquanto vocês estão juntos. Uma separação não é fácil, mas pode ser a melhor saída pra um relacionamento sem confiança. Tratar do processo com sinceridade e muito carinho com sua filha pode ser uma boa saída pra vocês. Não quero dizer que seja fácil de forma alguma, mas vale a pena tentar olhar as coisas de outro ponto de vista e entender até onde vai a relação dele com você, enquanto parceiro, e a relação dele com a criança, de pai e filha. Sua pequena merece ter amor e ser feliz e você também! Além disso, acredito que contar com uma terapeuta pra te ajudar a entender pontos que você consegue melhorar e como lidar com toda a situação e os seus sentimentos pode fazer TODA diferença <3

  4. Simone disse:

    Comecei um namoro, ele é 20 anos mais novo que eu, ele tem uma amiga desses época de escola, disse que já foi a fim dele hoje não mais eles são amigos, marcaram de se encontrar num fim de semana ele me falou. Eu fiquei superrrr brava!! Discutimos ele disse que não iria mais e que antigos relacionamentos dele acabava por ciúme. Eu disse foda-se se for para o nosso acabar ele vai acabar. Só de digitar essa história eu tô com muita raiva. Nós conversamos e tudo se resolveu mas, eu ainda tô chateada com essa história.

    • Lara da Dona Coelha disse:

      Oi, Simone! Essa situação é mesmo delicada. Lembre-se de que a confiança e a comunicação são essenciais no relacionamento, assim como não podemos esquecer de que, mesmo numa relação a dois, cada pessoa tem suas individualidades e preza por sua liberdade. Talvez valha pensar em por que essa situação te chateia tanto, se é medo, insegurança, desconfiança… Tentar trabalhar esse sentimento com você mesma pode ser uma boa ideia para lidar melhor com isso tudo.

  5. Barcellos disse:

    Sou possível cm meus ciúmes ,,tenho uma namorada, ela e nova e desconfio d tudo dela …porq antes d gente namorar escutei mil e uma coisa dela ,e trago isso pra dentro da nossa relação ,então vejo q isso machuca d mais qnt a mim qnt a ela ,porq não sei medir meu ciúmes …falo coisas q vem a cabeça ,,então acho q não e legal ….desconfio d tudo dela ….mesmo ela não dando motivos ,,,mais tem um porém zela pode me cobrar e eu não posso cobrar nada dela ,acho muito errado ,,se eu não der satisfação ela surta ,mais ela sair foda-se ..então acho muito errado ….

    • Dona Coelha disse:

      Oi Barcellos, cabe voc6e conversar com sua namorada sobre isso.
      Uma das coisas mais importantes para que o relacionamento dê certo é manter a confiança e o diálogo sempre aberto.
      Converse com ela e explique seu ponto, seria talvez o caso de vocês não se cobrarem ou criarem limites para a cobrança?
      Cada casal pode criar uma dinâmica diferente e que funcione.

  6. Pamela disse:

    Pfvr me ajuda com o meu ciúmes sinto mt ciúmes do meu namorado ele trabalha com uma menina e sla acho q acontece algo entre eles mas a menina é casada e ela mesmo já me disse q eles só são amigos de trabalho e tipo os pais do meu namorado gosta mt da menina e sla as vezes eu começo a chorar de tanto ciúmes isso prejudica minha alimentação as vezes eu me corto por causa de um maldito ciúmes meu namorado deixa claro q me ama e ele é a menina só são amigos de trabalho os dois se conhecem a mt tempo é isso me deixa desconfortável só dla falar bom dia pra ele eu fico brava eu não sei mais oq fazer me ajuda pfvr

    • Dona Coelha disse:

      Oi Pamela, o seu caso o ciúmes evoluiu para algo que fica claro que te faz mal e prejudica.
      Em casos como este sempre recomendo conversar com uma psicóloga que pode contribuir muito para reduzir e te dar ferramentas para lidar com seus ciúmes.
      Desculpa não conseguir te ajudar muito, mas confia que esta indicação é o melhor caminho para o seu momento!

    • Patrícia disse:

      Boa noite.
      Sou casada e meu esposo já foi casado antes de me conhecer e eles tem uma filha em comum. Mas pelo jeito a ex dele não fala somente da filha por mensagem pra ele , por ex. Quando ele deposita a pensão ele manda mensagem pra ela , e um das vezes foi por áudio e ela respondeu ” que saudade de ouvir a sua voz ” ele não respondeu nada , mas isso me deixa com ciúmes, eu já conversei com ele a respeito , já pedi pra ele colocar ela no lugar dela , mas não adianta … Ele já chegou uma época de apagar as mensagens que ela enviava e eu percebi. Fiquei muito mal e ele disse que não iria mais fazer isso. Eu nem quero ficar olhando o celular dele pois como dizem , quem procura acha , e penso também que o mundo da voltas e se ele fizer algo uma hora eu vou saber .
      Me ajuda a tirar essa aflição do meu peito.

      • Dona Coelha disse:

        Oi Patricia, infelizmente preciso te dizer que sua parceria não está tendo empatia com você.
        É uma situação complicada, porque além do histórico, sua parceria e a ex tem um vínculo que não pode ser encerrado, mas pode ser ajustado.
        O que eu te recomendo pensar sobre seu relacionamento. Você manteria a relação se ele não mudar?
        É importante chamar para um conversa e se posicionar de uma forma bem direta, sem rodeios. O que você aceita e o que não vai aceitar mais.

        Todo relacionamento depende de muita conversa e ajustes, vale investirem (vocês dois) tempo nisso!

  7. Priscila disse:

    Olá, bom dia
    tenho ciúmes do meu namorado pq ele segue outra mulheres na rede social e curtir as fotos, já falei sobre isso com ele o quanto isso me incomoda, ele falou q não è pq ele segue e curtir q quer dizer que ele tem interesse em outras. Que no mundo social todo mundo curtir as pessoas q um segue o outro porem , isso me deixa muito chateada e mtu ciúmes, o que devo fazer ?

    • Dona Coelha disse:

      Oi Priscila,
      Essa é uma situação muito desconfortável, especialmente porque vocês já conversaram sobre isso.
      Realmente seguir e dar like não é uma traição, embora demonstre interesse em outras pessoas, nem sempre no sentido sexual. Outra coisa que vale ser dita é que este interesse é normal, especialmente nas redes sociais onde tudo é belo, glamuroso e sexy.
      Olhando essa situação de fora, minha pergunta para você é o quanto isso te deixa mal e por quê?

      Dentro de um relacionamento é importante que todas as partes sejam empáticas com os sentimentos do outro.
      Isso significa que se ele se importa com seus sentimentos precisa estar aberto a repensar alguns hábitos que te incomodam. Da mesma forma você também, precisa estar aberta.

      Para tudo é possível achar um meio termo. Você não quer que ele veja outras pessoas (o que é impossível), ou acha a curtida desrespeitosa porque outras pessoas podem ver?

      Conversem muito e tentem fazer acordos, exponha como se sente e nunca ataque o outro.
      É assim que um relacionamento evolui :)

      Espero ter te ajudado

  8. Ivete disse:

    Por favor me ajudem ,como o meu ciúmes que sinto do marido tem me maltratado, prejudicando a minha saúde também, não dá nem para acreditar que aos 63 anos carrego essa doença, misericórdia.

    • Dona Coelha disse:

      Oi Ivete, é normal sentir ciúmes, mas não ciúmes que prende a pessoa e torna o relacionamento pesado.
      Uma das coisas mais importantes é tentar se perguntar o porquê das coisas.
      Mas a melhor pessoa que pode te ajudar é uma psicologa especialista em relacionamentos que vai trazer pontos importantes para sua reflexão.

      • Eliane disse:

        Tenho ciumes do meu esposo. Pq ele tem senha no celular,e nas redes social nuna poe fotos juntos. Penso que ele nao quer expor pq tem outas la , tudo dele e privado os amigo oque poder ser
        Mim responda por favor ,sera que e coisa da minha cabeça ?

        • Dona Coelha disse:

          Oi Eliane,
          Cada relação pode ter uma dinâmica diferente. Você já falou para sua parceria como você se sente?
          Digo isso porque o que você entende como amor e carinho, não necessariamente é o que ele enxerga.
          Vale vocês conversarem sobre isso.
          Tem muitos casais que são cheios de demonstrações de carinho no mundo online das redes sociais e fora delas tem um relacionamento tóxico.
          Não invalide o seu relacionamento comparando com o relacionamento de outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

usamos cookies melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.